A PEDAGOGIA DA COMPLEXIDADE E O ENSINO DE CONTEÚDOS ATITUDINAIS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v15i0.2927Palabras clave:
Pedagogia da Complexidade, Conteúdos Atitudinais, Educação Ambiental, Parâmetros Curriculares Nacionais.Resumen
Nos PCNs/Temas Transversais para o ensino médio os conteúdos conceituais são considerados tão importantes quanto os conteúdos atitudinais e procedimentais. As atitudes na educação podem ser consideradas como causa e como efeito. Como causa da aprendizagem, as atitudes positivas e/ou negativas favorecem e/ou dificultam a aprendizagem e considerada como efeito, as atitudes podem ser educadas e aprendidas na escola. Há um consenso entre os pesquisadores que o ensino tradicional, centrado no professor e em fatos a serem memorizados, não é adequado para o ensino de atitudes que promovam a formação de um cidadão crítico e responsável. No caso do tema transversal Meio Ambiente, a educação tem o objetivo de formar alunos com uma visão múltipla, complexa e dinâmica do espaço, interrelacionando as partes com o todo, identificando e discutindo aspectos éticos e estéticos presentes nos objetos, paisagens e formas de expressão cultural. Diante desses objetivos tão amplos, interessou-nos a questão: Conteúdos atitudinais podem ser ensinados em educação ambiental? Neste trabalho, não temos a pretensão de responder a essa pergunta, mas de expor algumas idéias que possam ser úteis aos professores, nos apoiando na pedagogia da complexidade que emerge como um caminho possível.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2012-10-01
Cómo citar
Diniz, E. M., & Tomazello, M. G. C. (2012). A PEDAGOGIA DA COMPLEXIDADE E O ENSINO DE CONTEÚDOS ATITUDINAIS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 15. https://doi.org/10.14295/remea.v15i0.2927
Número
Sección
Artigos