A interpretação e explicitação de conflitos do ensino e da política de sustentabilidade na universidade

Autores

  • Aloisio Ruscheinsky Unisinos
  • Patrick Deconto Pelicciolli Unisinos.
  • Diandra dos Santos de Andrade Unisinos
  • Géssica Carneiro da Rosa Unisinos.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v32i2.5539

Palavras-chave:

ambiental, investigação, universidade, ciências sociais, conflitos.

Resumo

Este artigo apresenta algumas percepções a partir de uma investigação e reflexões teóricas acerca da maneira como as questões ambientais são inseridas nas grades curriculares dos cursos de graduação da UNISINOS. A instituição busca tornar o contexto universitário um espaço de educação ambiental, seja pelas discussões propostas de problematizar abordagens sobre temas de sustentabilidade ou pelas iniciativas de cuidado com o meio ambiente incorporadas no cotidiano do campus. A pesquisa sobre a inserção de temas ambientais compreende diferentes olhares e consiste em um levantamento de dados sobre a universidade por meio do estudo de ementas das atividades acadêmicas dos cursos pesquisados, bem como de entrevistas semiestruturadas realizadas com coordenadores de cursos de graduação. Os resultados demonstram a relevância histórica da política ambiental e que os temas são discutidos nos cursos em disciplinas obrigatórias e optativas. Ademais, o grupo docente reconhece a importância de trabalhar as temáticas, visto que se preocupa com a formação crítica do sujeito que, inserido no mercado de trabalho, terá que dar conta da complexidade da crise ambiental.

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Biografia do Autor

Aloisio Ruscheinsky, Unisinos

Sociólogo, professor e pesquisador do PPGCS da Unisinos.

Patrick Deconto Pelicciolli, Unisinos.

Bolsista de iniciação científica, Unisinos.

Diandra dos Santos de Andrade, Unisinos

Bolsista de iniciação científica, Unisinos.

Géssica Carneiro da Rosa, Unisinos.

Bolsista de iniciação científica, Unisinos.

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Publicado

2015-12-09

Como Citar

Ruscheinsky, A., Pelicciolli, P. D., Andrade, D. dos S. de, & Rosa, G. C. da. (2015). A interpretação e explicitação de conflitos do ensino e da política de sustentabilidade na universidade. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 32(2), 206–225. https://doi.org/10.14295/remea.v32i2.5539

Edição

Seção

Seção Especial: XV Encontro Paranaense de Educação Ambiental - EPEA (FINALIZADO)