AS TRAVESSIAS E AS TRAVESSURAS DA EDUCAÇÃO PARA SOCIEDADES SUSTENTÁVEIS

Autores

  • Aloísio Ruscheinsky Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS. São Leopoldo/RS

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.3385

Palavras-chave:

sociedades sustentáveis, direitos ampliados, atores socioambientais, dialética.

Resumo

A oportunidade para o debate sobre educação e sociedades sustentáveis suscitou de imediato a interrogação sobre o significado enunciado e a respectiva entonação ideológica. Apresentamos algumas provocações sobre a denominação e os nexos entre educação e sociedades sustentáveis, visando balizar a discussão e suscitar no debate tanto interrogações urgentes quanto a busca por imperiosas respostas e responsabilidades. O campo do ambientalismo está desafiado tanto pelas inovações tecnológicas e seus riscos, quanto pela dialética contemporânea de agregar aos direitos de cidadania também os emergentes direitos ao e do meio ambiente. Por fim, existe um amplo esforço despendido para forjar multiplicadores ou agentes de educação ambiental. No entanto, convém interrogar o quanto de cuidado efetivo ou envolvimento subjetivo e políticas eficientes ante a crise ambiental.

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Biografia do Autor

Aloísio Ruscheinsky, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS. São Leopoldo/RS

Professor de Sociologia da Unisinos. Pesquisa em sociedade e ambiente. Consumo e conflitos ambientais.

Mais informações: Currículo Lattes

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Publicado

2013-03-11

Como Citar

Ruscheinsky, A. (2013). AS TRAVESSIAS E AS TRAVESSURAS DA EDUCAÇÃO PARA SOCIEDADES SUSTENTÁVEIS. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.3385

Edição

Seção

Artigos