FORMAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA PERSPECTIVA AMBIENTAL: UMA CRÍTICA AO MODELO SOCIETÁRIO HEGEMÔNICO
Palabras clave:
Educação Profissional, formação docente, educação ambiental, modelo societárioResumen
Este artigo tem por objetivo argumentar sobre as possibilidades da formação de professores para a Educação Profissional como espaço-tempo de discussão e busca de enfrentamento da crise socioambiental, por meio da problematização do modelo societário capitalista. Esse modelo tem se constituído como central na problemática ambiental, por meio da sobre-exploração dos recursos naturais do planeta e da exploração da força de trabalho. Diante disso, perguntamos: enquanto docentes na Educação Profissional, estamos formando “mão-de-obra” ou cidadãos? Formando para o mercado ou para o mundo do trabalho? O que evidencia a lógica capitalista em nossa formação docente? Que contraponto podemos fazer a essa lógica?Descargas
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Publicado
2013-05-14
Cómo citar
Simões de Souza, M. A., & Galiazzi, M. do C. (2013). FORMAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA PERSPECTIVA AMBIENTAL: UMA CRÍTICA AO MODELO SOCIETÁRIO HEGEMÔNICO. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 17(2), 65–78. Recuperado a partir de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/2689
Número
Sección
Artigos