Políticas Públicas e Educação Ambiental na Contemporaneidade: uma análise crítica sobre a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA)
Palavras-chave:
Educação Ambiental Crítica, Neoliberalismo, Terceira Via, Nova Pedagogia da Hegemonia, Políticas Públicas EducacionaisResumo
O Neoliberalismo, de nova “face”, e a Terceira Via, ou a Nova Social Democracia, são reconfigurações do modo de produção capitalista, considerado, assim, e por conta de outras reconfigurações em momentos de crise, como imutável. Para tanto, a nova pedagogia da hegemonia é o mecanismo pedagógico a esse favor e se alia a uma visão conservadora de Educação Ambiental no atual momento de crise sócio-ambiental. Este artigo, portanto, oferece uma análise sucinta desse “episódio” e, numa concepção transformadora de Educação Ambiental, uma colaboração crítica acerca da Política Nacional de Educação Ambiental.Downloads
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Publicado
2011-07-31
Como Citar
Rodrigues, J. N., & Guimarães, M. (2011). Políticas Públicas e Educação Ambiental na Contemporaneidade: uma análise crítica sobre a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA). Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 15(2), 13–30. Recuperado de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/1009
Edição
Seção
Artigos