Políticas Públicas e Educação Ambiental na Contemporaneidade: uma análise crítica sobre a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA)

Autores

  • Jéssica Nascimento Rodrigues
  • Mauro Guimarães

Palavras-chave:

Educação Ambiental Crítica, Neoliberalismo, Terceira Via, Nova Pedagogia da Hegemonia, Políticas Públicas Educacionais

Resumo

O Neoliberalismo, de nova “face”, e a Terceira Via, ou a Nova Social Democracia, são reconfigurações do modo de produção capitalista, considerado, assim, e por conta de outras reconfigurações em momentos de crise, como imutável. Para tanto, a nova pedagogia da hegemonia é o mecanismo pedagógico a esse favor e se alia a uma visão conservadora de Educação Ambiental no atual momento de crise sócio-ambiental. Este artigo, portanto, oferece uma análise sucinta desse “episódio” e, numa concepção transformadora de Educação Ambiental, uma colaboração crítica acerca da Política Nacional de Educação Ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica Nascimento Rodrigues

Mestre em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ.

Mauro Guimarães

Professor Adjunto do Departamento de Educação e Sociedade do Instituto Multidisciplinar (DES/IM), da Universidade Federal Rural do Rio de janeiro (UFRRJ). Professor do Programa de Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares – UFRRJ.

Downloads

Publicado

2011-07-31

Como Citar

Rodrigues, J. N., & Guimarães, M. (2011). Políticas Públicas e Educação Ambiental na Contemporaneidade: uma análise crítica sobre a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA). Ambiente &Amp; Educação, 15(2), 13–30. Recuperado de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/1009

Edição

Seção

Artigos