Apontamentos sobre a racionalidade tecnológica e o meio ambiente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i2.15343

Palavras-chave:

Racionalidade tecnológica, Racionalidade ambiental, Mudança política, Educação Ambiental

Resumo

Notes on technological rationality and the environment

Avanços tecnológicos carregam potencial emancipatório e ampliam a vida administrada, a dominação do homem sobre o homem e a destruição da natureza. Diante deste paradoxo, este artigo tem como objetivo refletir os efeitos da ciência e da tecnologia sobre os indivíduos e as condições de sua vida social. Para tanto, visita as contribuições, de um ponto de vista analítico e comparado, de autores clássicos como Freud, Marx, Marcuse, Mumford e Milton Santos. Entre os resultados, observa-se que o homem foi incorporado à máquina, em uma racionalidade tecnológica que se expande para toda a vida social. Sentidos de mudança apontam uma racionalidade ambiental e uma tecnologia facilitadora da vida, passíveis de encarar a complexidade dos fenômenos e instaurar uma nova cultura política.  

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Haydn, PUC - SP

Mestre em Educação: História, Política e Sociedade (PUC-SP) e doutora em Educação: História, Política e Sociedade (PUC-SP).  É membro do Grupo de Pesquisa História das Instituições e dos Intelectuais da Educação no Brasil. Especialista em Políticas Públicas de Educação (FAMOSP). Possui Extensão Universitária em Tópicos Essenciais em Educação Básica e Diretrizes Curriculares X Realidade Escolar (FAMOSP).

Mauro Castilho Gonçalves, PUC-SP

Mestre em Educação: História e Filosofia da Educação (PUC-SP) e doutor em Educação: História, Política, Sociedade (PUC-SP). Concluiu o pós-doutoramento na Universidade de Lisboa, Portugal. Atua como docente e pesquisador nos Programas de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade da PUC-SP e em Ciências Ambientais da Universidade de Taubaté. Coordena os Grupos de Pesquisa História das Instituições e dos Intelectuais da Educação Brasileira e História e Patrimônio Ambiental.

Silvio Luiz da Costa, Universidade de Taubaté (UNITAU)

Doutor em Educação (USP). Mestre em Ciências Sociais (PUC – SP). Graduado em Filosofia (PUC – MG). Professor da Universidade de Taubaté (UNITAU). Atua como docente e pesquisador no Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional (MGDR) da UNITAU. Professor Colaborador do Mestrado Profissional em Educação da UNITAU.  Integra os Grupos de pesquisa Avaliação e Diagnóstico do Desenvolvimento Regional e História e Patrimônio ambiental. Coordenador da área de história do Programa Residência Pedagógica.

Referências

ARENDT, Hannah. A dignidade da política. 3. ed. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.

BARAN, Paul A. & SWEEZY, Paul M. Capitalismo monopolista: ensaio sobre a ordem econômica e social americana. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar editores, 1974.

DA COSTA, Sunamita Iris Rodrigues Borges ; DA SILVA, Marlene Maria. A racionalidade ambiental na construção de tecnologias alternativas para a agricultura familiar: o caso do Serviço de Tecnologia Alternativa - SERTA. Revista Desenvolvimento e Meio Ambiente, Editora UFPR, n. 25, p.167-186, jan./jun.2012. DOI: https://doi.org/10.5380/dma.v25i0.25325

FREUD, Sigmund. O Mal-Estar na Civilização, novas conferências introdutórias à psicanálise e outros textos (1930-1936). São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

LENZI, Letícia. A ambiguidade da Tecnologia: da analítica de Mario Bunge à hermenêutica de Lewis Mumford. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-graduação em Filosofia, 2013.

LEFF, Enrique. Epistemologia ambiental. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

LEFF, Enrique. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

MARCUSE, Herbert. Algumas implicações sociais da tecnologia moderna. In: Tecnologia, Guerra e Fascismo. São Paulo: Editora UNESP, 1999, p. 73-104.

MARCUSE, Herbert. A ideologia da sociedade industrial: o homem unidimensional. 4. ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1973.

MARX, Karl. O capital: crítica da economia política, 3. ed. Reginaldo Sant’Anna, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, vol. 1, 1975.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto do partido comunista. Estudos Avançados, n. 12 (34), 1998. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-40141998000300002

MUMFORD, Lewis. Arte e Técnica. Tradução Fátima Godinho. São Paulo: Martins Fontes, 1952.

SANTOS, Milton. A natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.

SANTOS, Boaventura Souza. Um discurso sobre as ciências. 10. ed. Porto: Afrontamento, 1998.

SOTTSASS, Ettore. On the nature of metropolises. Terrazzo, Architecture and Design. Milano, 1991.

TIMM, Albrecht. Pequeña história de la tecnologia. Madri: Guadarrama, 1971.

TRISTAO, Martha. Saberes e fazeres da educação ambiental no cotidiano escola. Revista Brasileira de Educação Ambiental, Brasília, p. 47 – 55, nov. 2004

Downloads

Publicado

2023-12-30

Como Citar

Haydn, A., Castilho Gonçalves, M., & Luiz da Costa, . S. (2023). Apontamentos sobre a racionalidade tecnológica e o meio ambiente. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 28(2), 1–22. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i2.15343