Educação Ambiental em uma abordagem Interdisciplinar

Análise no Curso de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UTFPR, Campus Pato Branco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i2.16098

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade., Educação Ambiental., Pós-Graduação, PPGDR-UTFPR

Resumo

Environmental Education in an Interdisciplinary approach: Analysis in the Postgraduate Course in Regional Development at UTFPR, Campus Pato Branco

O presente trabalho analisou a educação ambiental no currículo e na produção acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco, por meio de um estudo exploratório de natureza qualitativa com análises descritivas. Através das considerações iniciais sobre a interdisciplinaridade e Educação Ambiental no Ensino Superior, observou-se que a temática ambiental, vem sendo tratada de forma transversal e interdisciplinar nos trabalhos acadêmicos produzidos no programa. Pelo menos um trabalho é produzido puramente referente à Educação Ambiental por ano, e que de modo geral, a temática Educação Ambiental se apresenta de forma transversal, perpassando ambas as linhas de pesquisas e estando presente em outros projetos de pesquisa com diferentes enfoques.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ary Gustavo da Silva Cesar, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestrando em Desenvolvimento Regional pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (PPGDR/UTFPR). Graduando em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tecnólogo em Gestão Ambiental pelo Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ). Especialista em Ciências Ambientais pelo Centro Integrado de Tecnologia e Pesquisa (CINTEP). Professor titular do Curso Técnico em Comércio pela Escola Cidadã Integral Técnica João Roberto Borges de Souza.

Edilson Pontarolo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Bacharel em Informática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Mestre em Informática Industrial (CEFET-PR) e Doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Pato Branco, vinculado ao Departamento Acadêmico de Informática e ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR). 

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei 9.394 de 20 de Dezembro de 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Meio Ambiente/Saúde. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Política Nacional de Educação Ambiental. Lei 9.795 de 27 de abril de 1999. Brasília, 1999.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Eixo Transversal Meio Ambiente. Brasília: MEC/SEF, 2000.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Resolução CNE/CP Nº: 2/2012 de 15 de junho de 2012. Brasília: MEC, 2012.

CESAR, Ary Gustavo Silva; DAMBROSKI, Marilis; ANTONIAK, Joana do Amaral. Contribuições Da Educação Ambiental No Desenvolvimento Regional Sustentável: Análise Do Ensino Superior Na Região Do Vale Do Mamanguape – PB. Revista Contexto Geográfico, [S. l.], v. 7, n. 15, p. 117–133, 2023.

CESAR, Ary Gustavo Silva; SILVA, João Victor Fernandes; PERONDI, Miguel Ângelo; PONTAROLO, Edilson. Educação ambiental: contribuições do ensino superior no desenvolvimento regional sustentável do Vale do Mamanguape/PB. Redin-Revista Educacional Interdisciplinar, v. 11, n. 1, p. 25-49, 2022.

DIAS, Genebaldo Freire. Educação ambiental: princípios e práticas. 9ª ed. São Paulo: Gaia, 2004.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Práticas Interdisciplinares na Escola. São Paulo: Cortez, 1994.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. A aquisição de uma formação interdisciplinar de professores. Didática e interdisciplinaridade, v. 17, p. 11-20, 1998.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (Org.). Dicionário em construção: interdisciplinaridade. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2002. p. 35-39.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. Papirus editora, 2006.

FERREIRA, Catyelle Maria de Arruda; ARAÚJO, Sérgio Murilo Santos; CESAR, Ary Gustavo da Silva. Análise da educação ambiental na Universidade Federal De Campina Grande (UFCG) nos anos de 2002 a 2017: disciplinas e projetos. Revbea. v. 13, n. 1, p. 87-107. 2018. DOI: https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2563

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

LEFF, Enrique. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. Petrópolis: Vozes, 2001.

LEFF, Enrique. Complexidade, interdisciplinaridade e saber ambiental. Olhar de professor, v. 14, n. 2, p. 309-335, 2011. DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.14i2.0007

MORIN, Edgar. Le paradigme perdu: la nature humanine. Paris: Editions du Seuil; 1973.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 1999.

POMBO, O. Interdisciplinaridade e integração dos saberes. Liinc em Revista, [S. l.], v. 1, n. 1, 2006. DOI: 10.18617/liinc.v1i1.186. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/3082. Acesso em: 5 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.18225/liinc.v1i1.186

RAYNAUT, Claude. Interdisciplinaridade: mundo contemporâneo, complexidade e desafios à produção e à aplicação de conhecimentos. In: PHILIPPI Jr., A.; NETO, A. J. S. Interdisciplinaridade em ciência, tecnologia e inovação. Barueri: Manole, 2011, p. 143 - 208.

RIUT. Repositório Institucional da UTFPR. PB - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional. Disponível em: < https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11>. Acesso em: 20 de março de 2023.

SOUSA SANTOS, Boaventura. Da ciência moderna ao novo senso comum. In: A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. Vol 1. São Paulo: Cortez, 2000. p. 55-117.

UTFPR. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – PPGDR. O Programa. 2018. Disponível em: < https://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgdr/sobre>. Acesso em: 20 de março de 2023.

WILSON, Edward O. Sociobiology: the new synthesis. Cambridge: The Belknap Press of Harvard University Press, 1975.

Downloads

Publicado

2023-12-30

Como Citar

Silva Cesar, A. G. da, & Pontarolo, E. . (2023). Educação Ambiental em uma abordagem Interdisciplinar: Análise no Curso de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UTFPR, Campus Pato Branco. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 28(2), 1–26. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i2.16098