A política de educação ambiental como uma ação reflexiva da sociedade de risco
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i2.16749Palavras-chave:
Educação ambiental, Reflexividade, Política pública, Justiça ambientalResumo
Environmental education policy as a reflective action of the risk society
A relação socioambiental está cada vez mais desequilibrada em razão da racionalização técnico-científica que promoveu mudanças nos processos produtivos contemporâneos. Por outro lado, Beck, Giddens e Lash (1997) afirmam que na modernidade reflexiva o ser humano tem maior consciência dos riscos e tende a construir ações que se confrontam com as consequências que ele mesmo produziu. Assim, este artigo se caracteriza como ensaio teórico-reflexivo e tem como objetivo refletir e problematizar a política de educação ambiental, como uma ação da modernidade reflexiva que se confronta com os riscos produzidos pela ação humana, em um contexto de racionalização tecnológica e científica. Reitera-se a necessidade de que toda a sociedade some forças na concretização de uma Educação Ambiental pautada na perspectiva socioambiental, na justiça ambiental, nas relações econômicas equilibradas e sustentáveis em vista da continuidade da vida do planeta.
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