A política de educação ambiental como uma ação reflexiva da sociedade de risco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i2.16749

Palavras-chave:

Educação ambiental, Reflexividade, Política pública, Justiça ambiental

Resumo

Environmental education policy as a reflective action of the risk society

A relação socioambiental está cada vez mais desequilibrada em razão da racionalização técnico-científica que promoveu mudanças nos processos produtivos contemporâneos. Por outro lado, Beck, Giddens e Lash (1997) afirmam que na modernidade reflexiva o ser humano tem maior consciência dos riscos e tende a construir ações que se confrontam com as consequências que ele mesmo produziu. Assim, este artigo se caracteriza como ensaio teórico-reflexivo e tem como objetivo refletir e problematizar a política de educação ambiental, como uma ação da modernidade reflexiva que se confronta com os riscos produzidos pela ação humana, em um contexto de racionalização tecnológica e científica. Reitera-se a necessidade de que toda a sociedade some forças na concretização de uma Educação Ambiental pautada na perspectiva socioambiental, na justiça ambiental, nas relações econômicas equilibradas e sustentáveis em vista da continuidade da vida do planeta.

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Biografia do Autor

Silvane Soligo Rodrigues, Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)

Mestra em Educação, oferecido pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - campus Joaçaba SC (2022).É graduada em Geografia pela Fundação: Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus de Xanxerê (2007). Possui Pós Graduação em Geografia: Planejamento e gestão Ambiental, oferecido pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus de Xanxerê (2007), Pós Graduação em Educação Especial Inclusiva, oferecido pelo Instituto Tecnológico Tupy (2009) e Complementação em Pedagogia Especial, oferecido pela Faculdade de Pinhais - FAPI (2010). Pós Graduação em Educação Especial Inclusiva, oferecido pelo Instituto Tecnológico Tupy (2009) e Complementação em Pedagogia Especial, oferecido pela Faculdade de Pinhais - FAPI (2010). Possui graduação em Pedagogia pela Fundação: Universidade do Contestado - Campus de Concórdia (2004); Pós Graduação: Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais pela Faculdade Internacional de Curitiba, FACINTER (2004). Atua como professora há 18 anos. Efetiva na rede estadual de Santa Catarina na Escola de Educação Básica Dom Felício Cesar da Cunha Vasconcelos na cidade de Irani -SC.

Neiva Furlin, Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com estágio doutoral na Universidade Nacional Autónoma de México (UNAM); graduada em Ciências Sociais pela UFPR. Pós-doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Maringá- PR. Atualmente é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) – Brasil, pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (NUPE) e líder do Grupo de Pesquisa Educação, Políticas Públicas e Cidadania (GEPPeC).

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Publicado

2025-02-28

Como Citar

Soligo Rodrigues, S., & Furlin, N. (2025). A política de educação ambiental como uma ação reflexiva da sociedade de risco. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 29(2), 1–25. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i2.16749