Políticas Públicas e Educação Ambiental na Contemporaneidade: uma análise crítica sobre a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA)

Autores/as

  • Jéssica Nascimento Rodrigues
  • Mauro Guimarães

Palabras clave:

Educação Ambiental Crítica, Neoliberalismo, Terceira Via, Nova Pedagogia da Hegemonia, Políticas Públicas Educacionais

Resumen

O Neoliberalismo, de nova “face”, e a Terceira Via, ou a Nova Social Democracia, são reconfigurações do modo de produção capitalista, considerado, assim, e por conta de outras reconfigurações em momentos de crise, como imutável. Para tanto, a nova pedagogia da hegemonia é o mecanismo pedagógico a esse favor e se alia a uma visão conservadora de Educação Ambiental no atual momento de crise sócio-ambiental. Este artigo, portanto, oferece uma análise sucinta desse “episódio” e, numa concepção transformadora de Educação Ambiental, uma colaboração crítica acerca da Política Nacional de Educação Ambiental.

Descargas

Biografía del autor/a

Jéssica Nascimento Rodrigues

Mestre em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ.

Mauro Guimarães

Professor Adjunto do Departamento de Educação e Sociedade do Instituto Multidisciplinar (DES/IM), da Universidade Federal Rural do Rio de janeiro (UFRRJ). Professor do Programa de Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares – UFRRJ.

Publicado

2011-07-31

Cómo citar

Rodrigues, J. N., & Guimarães, M. (2011). Políticas Públicas e Educação Ambiental na Contemporaneidade: uma análise crítica sobre a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA). Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 15(2), 13–30. Recuperado a partir de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/1009

Número

Sección

Artigos