Centro de Educação Ambiental: um espaço não formal de Educação Ambiental na visão de professores das escolas estaduais de Itaúna – MG

Authors

  • Bruna Thamires Antunes Martins Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Catarina Teixeira
  • Fabrízio Furtado de Sousa

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v34i3.6846

Keywords:

Espaços não formais, Centro de Educação Ambiental, Escolas

Abstract

O presente trabalho buscou avaliar as potencialidades dos espaços não formais de educação ambiental (EA) e analisar como os professores visam trabalhar EA no Centro Municipal de Educação Ambiental Rio São João (CEA), localizado no município de Itaúna, MG. Foi realizado um encontro com professores das escolas estaduais do município no CEA e os dados da pesquisa foram coletados através da transcrição da audiogravação do encontro, das anotações realizadas no diário de campo e dos questionários respondidos pelos professores. A análise desses dados se baseou na metodologia denominada Análise de Conteúdo, no qual verificamos o potencial de suporte do CEA para os professores trabalharem educação ambiental, sendo o contato com a natureza e a possibilidade de relacionar teoria à prática, algumas das vantagens da utilização do local citadas pelos professores. The present study sought to evaluate the potential of non-formal spaces of environmental education (EE) and analyze how the teachers aim to work and in the Centro Municipal de EducaçãoAmbiental São João (CEA), located in the municipality of Itaúna, MG. Was held a meeting with teachers of State schools of the municipality in the CEA and the research data was collected through the transcript of the audio recording of the meeting , notes held in the field diary and questionnaires answered by teachers. The analysis of the data was based on the methodology known as content analysis, in which we note the potential for support of CEA for teachers work environmental education, and the contact with nature and the possibility to relate theory to practice, some of the advantages of using the scene mentioned by the teachers.

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Author Biographies

Bruna Thamires Antunes Martins, Universidade do Estado de Minas Gerais

Licenciada em Ciências Biológicas

Catarina Teixeira

Professora do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas Departamento de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias - DECMT Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Fabrízio Furtado de Sousa

Graduado em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura de Lavras, mestre em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa e Doutor em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras

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Published

2017-12-19

How to Cite

Martins, B. T. A., Teixeira, C., & Sousa, F. F. de. (2017). Centro de Educação Ambiental: um espaço não formal de Educação Ambiental na visão de professores das escolas estaduais de Itaúna – MG. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 34(3), 320–339. https://doi.org/10.14295/remea.v34i3.6846

Issue

Section

Artigos