Centro de Educação Ambiental: um espaço não formal de Educação Ambiental na visão de professores das escolas estaduais de Itaúna – MG

Autores

  • Bruna Thamires Antunes Martins Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Catarina Teixeira
  • Fabrízio Furtado de Sousa

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v34i3.6846

Palavras-chave:

Espaços não formais, Centro de Educação Ambiental, Escolas

Resumo

O presente trabalho buscou avaliar as potencialidades dos espaços não formais de educação ambiental (EA) e analisar como os professores visam trabalhar EA no Centro Municipal de Educação Ambiental Rio São João (CEA), localizado no município de Itaúna, MG. Foi realizado um encontro com professores das escolas estaduais do município no CEA e os dados da pesquisa foram coletados através da transcrição da audiogravação do encontro, das anotações realizadas no diário de campo e dos questionários respondidos pelos professores. A análise desses dados se baseou na metodologia denominada Análise de Conteúdo, no qual verificamos o potencial de suporte do CEA para os professores trabalharem educação ambiental, sendo o contato com a natureza e a possibilidade de relacionar teoria à prática, algumas das vantagens da utilização do local citadas pelos professores. The present study sought to evaluate the potential of non-formal spaces of environmental education (EE) and analyze how the teachers aim to work and in the Centro Municipal de EducaçãoAmbiental São João (CEA), located in the municipality of Itaúna, MG. Was held a meeting with teachers of State schools of the municipality in the CEA and the research data was collected through the transcript of the audio recording of the meeting , notes held in the field diary and questionnaires answered by teachers. The analysis of the data was based on the methodology known as content analysis, in which we note the potential for support of CEA for teachers work environmental education, and the contact with nature and the possibility to relate theory to practice, some of the advantages of using the scene mentioned by the teachers.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Thamires Antunes Martins, Universidade do Estado de Minas Gerais

Licenciada em Ciências Biológicas

Catarina Teixeira

Professora do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas Departamento de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias - DECMT Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Fabrízio Furtado de Sousa

Graduado em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura de Lavras, mestre em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa e Doutor em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2008. 288p.

BERNARDES, Maria Beatriz Junqueira; PRIETO, Élisson Cesar. Educação ambiental: disciplina versus tema transversal. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 24, p. 173 – 185, jan – jul 2010. Disponível em: https://www.seer.furg.br/remea/article/view/3891/2321 Acesso em: 23 set 2016.

BONATTO, Andréia; BARROS, Caroline Ramos; GEMELI, Rafael Agnoletto; LOPES, Tatiana Bica; FRISON, Marli Dallagnol. Interdisciplinaridade no ambiente escolar. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 9 ed., 2012, Caxias do Sul,. Anais... Caxias do Sul: Universidade de Caxias do Sul, 2012. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/view/2414/501 Acesso em: 25 ago 2014.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.

BRASIL. Lei n. 9.795 de 27 de abril de 1999. Institui a Política Nacional de Educação Ambiental. Diário Oficial [da República Federativa do Brasil], Brasília, DF, 28 abr. 1999.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1998.

COIMBRA, Fredston Gonçalves; CUNHA, Ana Maria de Oliveira. A educação ambiental não formal em unidades de conservação: a experiência do parque municipal Vitório Siquierolli .In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 5., 2005, Campinas,. Atas... Campinas: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005. Disponível em: www.nutes.ufrj.br/abrapec/venpec/conteudo/artigos/1/pdf/p483.pdf Acesso em: 02 mar. 2016.

DIAS, Bárbara de Castro; BOMFIM, Alexandre Maia do. A “teoria do fazer” em Educação Ambiental Crítica: uma reflexão construída em contraposição à Educação Ambiental Conservadora. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8., 2011, Campinas,. Atas... Campinas: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011. Disponível em: http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R0098-1.pdf Acesso em: 02 mar. 2016.

GODOY, Arllda Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades: Uma revisão histórica dos principais autores e obras que refletem esta metodologia de pesquisa em Ciências Sociais. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 2, p. 57-63, Mar/Abr 1995. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75901995000200008 Acesso em: 05 out 2016.

INOCÊNCIO, Adalberto Ferdnando. Educação ambiental e educação não formal: um estudo de caso na perspectiva de um museu interdisciplinar. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 9 ed., 2012, Caxias do Sul. Anais... Caxias do Sul: Universidade de Caxias do Sul, 2012. Disponível em: http://www.portalanpedsul.com.br/admin/uploads/2012/Educacao_Ambiental/Trabalho/06_01_25_2693-7476-1-PB.pdf Acesso em: 02 mar 2016.

MARTINS, Bruna Thamires Antunes; CHAIA, Débora Silveira; TEIXEIRA, Catarina. Centro de Educação Ambiental de Itaúna-MG: Implantação das atividades pedagógicas. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO DA UEMG, 17, 2015, Carangola. Anais do 17º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. Carangola: UEMG, 2015. p. 1-1. CD-ROM. ISSN 2236-6164.

NASCIMENTO, Flávia Nessrala; SGARBI, Antonio Donizetti; ROLDI, Kleber. A utilização de espaços educativos não formais na construção de conhecimentos – uma experiência com alunos do ensino fundamental. Revista da SBEnBio, Niterói, n.7, p.2130-2139, out. 2014. Disponível em: http://www.sbenbio.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2014/11/R0480-1.pdf Acesso em: 02 mar 2016.

NÓVOA, António. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. 2009. Disponível em: www.revistaeducacion.educacion.es/re350/re350_09por.pdf Acesso em: 02 mar 2016.

QUEIROZ, Ricardo Moreira de; TEIXEIRA, Hebert Balieiro; VELOSO, Ataiany dos Santos; TERÁN, Augusto Fachín; QUEIROZ, Andrea Garcia de. A caracterização dos espaços não formais de educação científica para o ensino de ciências. 2011. Disponível em: www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R1579-2.pdf Acesso em: 10 out 2016.

RODRIGUES, Marjorie Greice; MOURA, Celcino Neves; CAMPOS, Carlos Roberto Pires. Mediação educativa em espaços formais e não formais: Diálogos interdisciplinares para a Alfabetização Científica. In: X ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 10 ed., 2015, Águas de Lindóia, SP. Anais... São Paulo: ABRAPEC, 2015. Disponível em: www.xenpec.com.br/anais2015/resumos/R1515-1.PDF Acesso em: 02 mar 2016.

SILVA, Ludmila Nogueira da; GRYNSZPAN, Danielle. A parceria educação formal – não formal para a apropriação da Química no cotidiano. In: X ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 10 ed., 2015, Águas de Lindóia, SP. Anais... São Paulo: ABRAPEC, 2015. Disponível em: www.xenpec.com.br/anais2015/resumos/R2174-1.PDF Acesso em: 02 mar 2016.

SILVA, André Luiz Ferreira da. Potencial didático de uma unidade de conservação: perspectivas no contexto da formação inicial. 2014. 144 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2014.

SOBRINHO, Raimundo de Sousa. A importância do ensino da biologia para o cotidiano. 2009. 40 p. Monografia (Licenciatura em Biologia) - Faculdade Integrada da Grande Fortaleza – FGF, Fortaleza, 2009. Disponível em: www.nead.fgf.edu.br/novo/...biologia/RAIMUNDO_DE_SOUSA_SOBRINHO.pdf Acesso em: 21 set 2016.

TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: Elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas conseqüências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, n. 13 p. 5-24. Jan/Fev/Mar/Abr. 2000. Disponível em: http://anped.tempsite.ws/novo_portal/rbe/rbedigital/RBDE13/RBDE13_05_MAURICE_TARDIF.pdf Acesso em: 30 mai 2016.

TEIXEIRA, Catarina. Mobilização do conhecimento socioambiental de professores por meio do desenvolvimento de ações para conservação de nascentes urbanas. 2014. 114 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2014.

TEIXEIRA, Catarina; ALVES, Jacqueline Magalhães. Mobilização do conhecimento socioambiental de professores por meio do desenvolvimento de ações para conservação de nascentes urbanas. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte) [online]. 2015, vol.17, n.3, p.769-792. 2015.

TERCI, D. B. L.; ROSSI, A. V. Dinâmicas de ensino e aprendizagem em espaços não formais. In: X ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 10 ed., 2015, Águas de Lindóia, SP. Anais... São Paulo: ABRAPEC, 2015. Disponível em: www.xenpec.com.br/anais2015/resumos/R0977-1.PDF Acesso em: 10 mar 2016.

VIEIRA, Valéria; BIANCONI, M. Lucia; DIAS, Monique. Espaços não-formais de ensino e o currículo de ciências. Cienc. Cult., São Paulo, v. 57, n. 4, Dez. 2005 . Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?pid=s0009-67252005000400014&script=sci_arttext Acesso em: 10 out 2016.

Downloads

Publicado

2017-12-19

Como Citar

Martins, B. T. A., Teixeira, C., & Sousa, F. F. de. (2017). Centro de Educação Ambiental: um espaço não formal de Educação Ambiental na visão de professores das escolas estaduais de Itaúna – MG. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 34(3), 320–339. https://doi.org/10.14295/remea.v34i3.6846

Edição

Seção

Artigos