Sentidos atribuídos por professoras do ensino básico a sua formação no processo de atuação como educadoras ambientais<BR>Meanings assigned by basic school teachers to their education in a process of acting as environmental educators
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v31i1.4354Palavras-chave:
Hermenêutica filosófica. Pedagogia dialógica. Formação de educadoras/es ambientais.Resumo
Esta pesquisa visa fornecer subsídios para a formação de educadoras/es ambientais, fundamentando-se na hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer e na pedagogia dialógica de Paulo Freire, segundo as quais o conhecimento é construído a partir do diálogo entre os sujeitos sobre as suas experiências. Nosso objetivo foi compreender os sentidos atribuídos por professoras do ensino básico a sua formação em um processo de atuação enquanto educadoras ambientais. Os resultados indicam que tais processos formativos precisam contar com um grau maior de institucionalização, que valorize a educação ambiental na escola, promova o diálogo e a reflexão entre as/os professoras/es educadoras/es ambientais sobre suas práticas e seu papel na escola e na sociedade, bem como produza situações de prazer e alegria no cotidiano escolar, favorecendo assim, mudanças nas suas práticas profissionais e pessoais.Downloads
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