Sentidos atribuídos por professoras do ensino básico a sua formação no processo de atuação como educadoras ambientais<BR>Meanings assigned by basic school teachers to their education in a process of acting as environmental educators

Autores/as

  • Ariane Di Tullio Universidade Federal de São Carlos
  • Haydée Torres de Oliveira Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v31i1.4354

Palabras clave:

Hermenêutica filosófica. Pedagogia dialógica. Formação de educadoras/es ambientais.

Resumen

Esta pesquisa visa fornecer subsídios para a formação de educadoras/es ambientais, fundamentando-se na hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer e na pedagogia dialógica de Paulo Freire, segundo as quais o conhecimento é construído a partir do diálogo entre os sujeitos sobre as suas experiências. Nosso objetivo foi compreender os sentidos atribuídos por professoras do ensino básico a sua formação em um processo de atuação enquanto educadoras ambientais. Os resultados indicam que tais processos formativos precisam contar com um grau maior de institucionalização, que valorize a educação ambiental na escola, promova o diálogo e a reflexão entre as/os professoras/es educadoras/es ambientais sobre suas práticas e seu papel na escola e na sociedade, bem como produza situações de prazer e alegria no cotidiano escolar, favorecendo assim, mudanças nas suas práticas profissionais e pessoais.

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Biografía del autor/a

Ariane Di Tullio, Universidade Federal de São Carlos

Laboratório de Educação Ambiental - LEA/ Depto. de Ciências Ambientais (DCAm/ UFSCar). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais (UFSCar). Bolsista CNPq. Membro do GEPEA/UFSCar.

Haydée Torres de Oliveira, Universidade Federal de São Carlos

Profa. Associada IV – Laboratório de Educação Ambiental - LEA / Depto. de Ciências Ambientais (DCAm/UFSCar). Líder do GEPEA/UFSCar

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Publicado

2014-07-31

Cómo citar

Di Tullio, A., & Oliveira, H. T. de. (2014). Sentidos atribuídos por professoras do ensino básico a sua formação no processo de atuação como educadoras ambientais<BR>Meanings assigned by basic school teachers to their education in a process of acting as environmental educators. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 31(1), 271–291. https://doi.org/10.14295/remea.v31i1.4354

Número

Sección

Artigos