EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONSTRUINDO PERGUNTAS DE PESQUISA NA AÇÃO EDUCATIVA

Autores

  • Sara Monise de Oliveira Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, São Paulo/SP
  • Haydée Torres de Oliveira Universidade Federal de São Carlos, UFSCar.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v20i0.3844

Palavras-chave:

pesquisa em educação ambiental, pesquisador/a-educador/a, perguntas de pesquisa,

Resumo

A construção de perguntas de pesquisa tem sido apontada como uma limitação no campo da pesquisa em educação ambiental. O momento desse esforço cognitivo é considerado de extrema importância no processo de pesquisa, tanto para a construção do conhecimento científico, quanto para a própria formação da pesquisadora e do pesquisador. Dada a relevância do assunto, convidamos a leitora ou leitor para compartilhar conosco de reflexões acerca desse processo, em pesquisas que partem de uma ação educativa. O objetivo é que identifiquemos aspectos importantes desse processo, com o propósito de realizar um exercício reflexivo sobre a construção de objetos de pesquisa em educação ambiental, que tenham relevância social e científica. Para tanto, trouxemos para essa discussão relatos de uma pesquisa desenvolvida junto a uma ação educativa, em uma região periférica da cidade de São Carlos (SP).

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Biografia do Autor

Sara Monise de Oliveira, Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, São Paulo/SP

Mestrado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo (2007).

Haydée Torres de Oliveira, Universidade Federal de São Carlos, UFSCar.

Pós-Doutorado em Educação Ambiental, Departamento de Hidrobiologia, Universidade Federal de São Carlos,

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Publicado

2013-09-09

Como Citar

Oliveira, S. M. de, & Oliveira, H. T. de. (2013). EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONSTRUINDO PERGUNTAS DE PESQUISA NA AÇÃO EDUCATIVA. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 20. https://doi.org/10.14295/remea.v20i0.3844