PERCEPÇÃO AMBIENTAL DAS/OS PARTICIPANTES ENVOLVIDOS COM O PROJETO BROTAR (MICROBACIA DO CÓRREGO ÁGUA QUENTE, SÃO CARLOS/SÃO PAULO) COMO SUBSÍDIO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Gabriele Nigra Salgado Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.
  • Haydée Torres de Oliveira Universidade Federal de São Carlos – UFSCar.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v24i0.3911

Palavras-chave:

Percepção Ambiental, Grupo focal, Bacia Hidrográfica.

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo realizar um estudo da percepção ambiental de grupos com envolvimento diferenciado no Projeto Brotar, que desenvolve diferentes ações educativas e de pesquisa na Microbacia Hidrográfica do Córrego Água Quente (São Carlos/SP). Buscou-se analisar a relação entre as diferentes percepções sobre a área verde desta microbacia, a partir do contexto sócio-cultural em que estas pessoas estão inseridas. Para traçar o perfil sócio-cultural destes grupos foi aplicado um questionário com questões relacionadas a gênero, idade, nível de instrução e atividades sociais. Para o levantamento da percepção em relação à área verde desta microbacia foi utilizada a técnica de grupos focais. Os dados coletados evidenciam diferenças entre os grupos como, atuação na comunidade, formação intelectual, localização geográfica das residências, as quais orientam a capacidade perceptiva do entorno e justifica a diferença de significados atribuídos à área verde e as diferentes concepções de meio ambiente identificadas.

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Biografia do Autor

Gabriele Nigra Salgado, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

Mestranda em educação, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Programa de Pós Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação - CEP: 88040900 – Florianópolis – Santa Catarina.

Haydée Torres de Oliveira, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar.

Pós-Doutorado em Educação Ambiental pela Universidade Autônoma de Barcelona, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, Departamento de Hidrobiologia - CEP: 13565-905- São Carlos – São Paulo

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Publicado

2013-09-24

Como Citar

Salgado, G. N., & Oliveira, H. T. de. (2013). PERCEPÇÃO AMBIENTAL DAS/OS PARTICIPANTES ENVOLVIDOS COM O PROJETO BROTAR (MICROBACIA DO CÓRREGO ÁGUA QUENTE, SÃO CARLOS/SÃO PAULO) COMO SUBSÍDIO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 24. https://doi.org/10.14295/remea.v24i0.3911