EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INTERDISCIPLINARIDADE NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO DA ONÇA, SUL DE MINAS GERAIS.
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v25i0.3519Palavras-chave:
percepção ambiental, água, vida, atitudes.Resumo
Este texto relata um projeto desenvolvido com alunos do segundo ano do Ensino de uma escola pública de Elói Mendes, Sul de Minas Gerais, objetivou-se por meio da interdisciplinaridade conhecer a relação de dependência da água limpa da bacia hidrográfica do Ribeirão da Onça e a qualidade de vida da população do município. O trabalho foi desenvolvido pelos autores no contexto da Campanha da Fraternidade de 2004, Água, fonte de vida. Várias estratégias foram utilizadas para estimular a percepção ambiental dos alunos e favorecer a compreensão da interdisciplinaridade entre o ser humano e o meio ambiente. As atividades realizadas incluíram um questionário pré-diagnóstico sobre conhecimentos ambientais, leitura e interpretação de textos, poesias, peça teatral, música, visitas em duas nascentes e na Estação de Tratamento de Água e Esgoto (ETA), rodas de conversa, elaboração coletiva de palestra realizada pelos alunos, além de uma feira de projetos ambientais e doação de mudas aos sitiantes. Foi possível perceber a aprendizagem de conceitos e mudanças de atitudes na prática cotidiana dos alunos. O lúdico na educação ambiental é uma forma diferenciada para a transmissão de conhecimentos. A prática na educação ambiental consolida a teoria. O trabalho interdisciplinar provoca uma reflexão e mudanças de atitudes.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-04-19
Como Citar
Pineli, A. A. P., Rodrigues Netto, M. F., Mendes, S. M. S., & Cunha Neto, F. R. da. (2013). EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INTERDISCIPLINARIDADE NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO DA ONÇA, SUL DE MINAS GERAIS. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 25. https://doi.org/10.14295/remea.v25i0.3519
Edição
Seção
Artigos