EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INTERDISCIPLINARIDADE NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO DA ONÇA, SUL DE MINAS GERAIS.

Autores

  • Adriana Alves Pereira Pineli Universidade José do Rosário Vellano-UNIFENAS.
  • Manoel Francisco Rodrigues Netto Universidade José do Rosário Vellano-UNIFENAS.
  • Simone Miranda Sodré Mendes Universidade Luterana do Brasil- ULBRA.
  • Francisco Rodrigues da Cunha Neto Universidade José do Rosário Vellano-UNIFENAS.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v25i0.3519

Palavras-chave:

percepção ambiental, água, vida, atitudes.

Resumo

Este texto relata um projeto desenvolvido com alunos do segundo ano do Ensino de uma escola pública de Elói Mendes, Sul de Minas Gerais, objetivou-se por meio da interdisciplinaridade conhecer a relação de dependência da água limpa da bacia hidrográfica do Ribeirão da Onça e a qualidade de vida da população do município. O trabalho foi desenvolvido pelos autores no contexto da Campanha da Fraternidade de 2004, Água, fonte de vida. Várias estratégias foram utilizadas para estimular a percepção ambiental dos alunos e favorecer a compreensão da interdisciplinaridade entre o ser humano e o meio ambiente. As atividades realizadas incluíram um questionário pré-diagnóstico sobre conhecimentos ambientais, leitura e interpretação de textos, poesias, peça teatral, música, visitas em duas nascentes e na Estação de Tratamento de Água e Esgoto (ETA), rodas de conversa, elaboração coletiva de palestra realizada pelos alunos, além de uma feira de projetos ambientais e doação de mudas aos sitiantes. Foi possível perceber a aprendizagem de conceitos e mudanças de atitudes na prática cotidiana dos alunos. O lúdico na educação ambiental é uma forma diferenciada para a transmissão de conhecimentos. A prática na educação ambiental consolida a teoria. O trabalho interdisciplinar provoca uma reflexão e mudanças de atitudes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Alves Pereira Pineli, Universidade José do Rosário Vellano-UNIFENAS.

Mestranda em Ciência Animal, Universidade José do Rosário Vellano-UNIFENAS. Professora da rede pública estadual e particular de Minas Gerais.

Manoel Francisco Rodrigues Netto, Universidade José do Rosário Vellano-UNIFENAS.

Mestrando em Ciência Animal, Universidade José do Rosário Vellano-UNIFENAS.

Simone Miranda Sodré Mendes, Universidade Luterana do Brasil- ULBRA.

Graduanda em Pedagogia, Universidade Luterana do Brasil- ULBRA. Assistente Técnica e Coordenadora de Projetos em Educação Ambiental de Furnas/MG.

Francisco Rodrigues da Cunha Neto, Universidade José do Rosário Vellano-UNIFENAS.

Professor Doutor do Departamento de Ciências Agrárias e do Programa de Pós- Graduação do Mestrado em Ciência Animal da Universidade José do Rosário Vellano- UNIFENAS,

Downloads

Publicado

2013-04-19

Como Citar

Pineli, A. A. P., Rodrigues Netto, M. F., Mendes, S. M. S., & Cunha Neto, F. R. da. (2013). EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INTERDISCIPLINARIDADE NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO DA ONÇA, SUL DE MINAS GERAIS. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 25. https://doi.org/10.14295/remea.v25i0.3519