COEXISTÊNCIA DE DIFERENTES TENDÊNCIAS EM ANÁLISES DE CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Valéria Ghisloti Iared, Mayla Willik Valenti, Natália Salan Marpica, Amadeu José Montagnini Logarezz, Haydée Torres de Oliveira

Resumo


No campo da educação ambiental coexistem múltiplas práticas educativas, correntes de pensamento e
fundamentos teóricos. Nesse sentido, desde a década de 1980, pesquisadoras/es brasileiras/es vêm realizando
investigações no intuito de mapear qual abordagem da questão ambiental é predominante nas práticas educativas
em diferentes âmbitos. Esse artigo tem por objetivo discutir a coexistência de diferentes tendências da educação
ambiental em uma mesma prática educativa, a partir de uma síntese dos resultados encontrados em três pesquisas, que tiveram objetos de estudo diferentes, mas utilizaram uma mesma ferramenta de análise e categorias semelhantes, adaptadas para cada contexto estudado. Optamos por não classificar nossos resultados em uma categoria, como se elementos de outra não estivessem presentes. Nossos resultados indicam que diferentes abordagens coexistem na prática educativa, ou seja, nossos corpora de análise não assumem permanentemente nenhuma das tendências construídas. Dessa maneira, entendemos que a complexidade da realidade não pode ser delimitada em rótulos ou padronizações de fenômenos, sob o risco de produzir imagens empobrecidas e simplificadoras.

Palavras-chave


correntes da educação ambiental; prática educativa; sobreposição de tendências

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DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v27i0.3243

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