A avaliação na educação ambiental escolar: um olhar nas práticas de professores da educação básica

Autores

  • Wagner José de Aguiar Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Carmen Roselaine de Oliveira Farias Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4656

Palavras-chave:

Fenomenologia, Saberes docentes, Escola.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de um estudo que visou compreender o processo de avaliação na Educação Ambiental (EA) escolar a partir das concepções e práticas desenvolvidas por professores da educação básica, participantes de um Programa de Educação Socioambiental na Bacia Hidrográfica do Capibaribe, no estado de Pernambuco, Brasil. Desenvolvido através de uma pesquisa fenomenológica, o estudo aponta a formação de categorias gerais que permitem afirmar que as concepções e experiências avaliativas na EA estão sustentadas numa avaliação de base qualitativa, distante dos modelos de avaliação tradicional vigentes no ensino disciplinar. Nessa direção, ratifica a importância de uma maior valorização dos saberes, os quais têm tornado possível a prática da avaliação na EA escolar na realidade investigada.

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Biografia do Autor

Wagner José de Aguiar, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Sustentabilidade (GEPES/CNPq/UFRPE).

Carmen Roselaine de Oliveira Farias, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora adjunta do Departamento de Biologia da UFRPE e coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Sustentabilidade (GEPES/CNPq/UFRPE).

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Publicado

2015-11-23

Como Citar

Aguiar, W. J. de, & Farias, C. R. de O. (2015). A avaliação na educação ambiental escolar: um olhar nas práticas de professores da educação básica. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 9–28. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4656