Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Sobre
Sobre a Revista
Equipe Editorial
Avaliadores Ad hoc
Indexadores
Declaração de Privacidade
Edição Atual
Edições Anteriores
Submissões
FURG
PPGEDU
SIB
Notícias
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 27 n. 2 (2018): Política Educacional de Formação de Professores no Brasil
v. 27 n. 2 (2018): Política Educacional de Formação de Professores no Brasil
Publicado:
2018-08-17
Expediente
Marcio Rodrigo Vale Caetano
1-8
PDF
Apresentação
Apresentação
9-14
PDF
Dossiê temático
Políticas públicas para formação de professores no Brasil: formação ou conformação ao ideário do capital?
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8068
Julia Malanchen, Rita de Cássia Duarte
15-34
PDF
Uma ponte para o Futuro:(des) continuidades nas políticas de formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8181
Simone Barreto Anadon, Suzane Da Rocha Vieira Gonçalves
35-57
PDF
Novos cenários e velhos debates no campo da política de formação de professores no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8045
Sebastiao Silva Soares
58-75
PDF
A relação entre estado, trabalho, capital e os sentidos das políticas educacionais no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.7153
Leonardo Dorneles Gonçalves
76-87
PDF
Gerencialismo e formação de professores nas agendas das organizações multilaterais
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8093
Eneida Oto Shiroma
88-106
PDF
Proposições, tensões e estratégias de mudanças para a formação e valorização dos professores: o PNE em discussão
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8022
Maria de Fátima Barbosa Abdalla
107-126
PDF
Racionalidades em disputa: formação docente na esfera dos planos municipais de educação no Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8080
Rosimar Serena Siqueira Esquinsani, Valdocir Antonio Esquinsani
127-140
PDF
Diretrizes Curriculares Nacionais para formação docente: em foco as alterações de 2015
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8102
Christina Vargas Miranda Carvalho, Hélder Eterno da Silveira
141-156
PDF
Formação inicial em nível superior dos cursos de licenciatura: em perspectiva a gestão educacional e escolar a partir da resolução cne/cp nº 2/2015
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8073
Jeinni Kelly Pereira Puziol
157-171
PDF
A perspectiva da profissionalização e/ou desprofissionalização docente na formação continuada de professores
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8036
Edna Coimbra da Silva, Nadiane Feldkercher
172-187
PDF
O pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC) e suas ações: o monitoramento como desafio
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8058
Amélia Escotto do Amaral Ribeiro, Magda Cristina Dias de Lucena, Ana Claudia dos Santos Abreu
188-206
PDF
Regime de colaboração na política de formação continuada para professores alfabetizadores: uma tentativa da garantia do direito à educação
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8179
Elaine Constant Pereira de Souza
207-226
PDF
A residência pedagógica na formação de professores: história, hegemonia e resistências
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8062
Katia Augusta Curado Pinheiro da Silva, Shirleide Pereira Cruz
227-247
PDF
A pesquisa na formação continuada de professores: desafios do programa de desenvolvimento educacional do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8065
Maria Iolanda Fontana
248-263
PDF
O programa institucional de bolsas de iniciação à docência - pibid e a valorização da formação docente na UFRN/campus central
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8051
Erivania Melo de Morais, Elda Silva do Nascimento Melo
264-284
PDF
A respeito de girassóis: a questão conceitual do trabalho docente no âmbito da formação de professores em curso de pós-graduação lato sensu
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8054
Adriana Regina de Jesus Santos, Claudia Chueire de Oliveira
285-298
PDF
Artigos
A construção do eu pelo outro: representações sobre a identidade docente da EJA na Amazônia paraense
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8049
Joana d'Arc Vasconcelos Neves, Norma Cristina Vieira Costa, Nivia Maria Vieira Costa
299-318
PDF
Uma perspectiva de ensino a partir da teoria do corpo em Merleau-Ponty
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.7178
Huanderson Barroso Lobo, Ronara Viana Cordovil, José Vicente De Souza Aguiar
319-335
PDF
O impacto da formação de mídias na educação dos professores da educação básica
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.6802
Lúcio Jorge Hammes, Eduardo Garralaga Melgar Junior
336-352
PDF
A importância das teorias da educação na formação do educador: reflexões Brasil - Nicarágua
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.7450
Vilmar Alves Pereira, Cristian Danilo Cerda Cerda
352-368
PDF
O conhecimento escolar como reimaginação da cultura: articulando diferenças a partir da escola
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.6805
Luis Paulo Cruz Borges
369-385
PDF
Pós-modernidade na educação: o que é isso? Iniciando as discussões
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.7504
Márden De Pádua Ribeiro
386-411
PDF
A leitura de book apps no contexto familiar: a interação de crianças com a obra meu aplicativo de folclore
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8060
Edgar Roberto Kirchof, Roberta Gerling Moro
412-429
PDF
Ser leitor entre a infância e a juventude
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.7284
Daniela Chaves Corrêa Figueiredo, Dra. Míria Gomes Oliveira
430-450
PDF
Em um papel branco, escrito numa cor azul: ele tem autismo infantil
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8149
Cristiana Callai, Edna Rodrigues Silva
451-465
PDF
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
English
Español (España)
Français (Canada)
Português (Brasil)
Palavras-chave
sites de redes sociais
twitter.
capital humano.
reformulação.
gestão educacional
gestão escolar.
outra epistemologia
leitura
aplicativo literário
monitoramento
cuidado de si
diálogos
diferencias
mães.
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários