v. 27 n. 2 (2018): Política Educacional de Formação de Professores no Brasil

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Publicado: 2018-08-17

Apresentação

Dossiê temático

  • Políticas públicas para formação de professores no Brasil: formação ou conformação ao ideário do capital?

    Julia Malanchen, Rita de Cássia Duarte
    15-34
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8068
  • Uma ponte para o Futuro:(des) continuidades nas políticas de formação de professores

    Simone Barreto Anadon, Suzane Da Rocha Vieira Gonçalves
    35-57
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8181
  • Novos cenários e velhos debates no campo da política de formação de professores no Brasil

    Sebastiao Silva Soares
    58-75
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8045
  • A relação entre estado, trabalho, capital e os sentidos das políticas educacionais no Brasil

    Leonardo Dorneles Gonçalves
    76-87
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.7153
  • Gerencialismo e formação de professores nas agendas das organizações multilaterais

    Eneida Oto Shiroma
    88-106
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8093
  • Proposições, tensões e estratégias de mudanças para a formação e valorização dos professores: o PNE em discussão

    Maria de Fátima Barbosa Abdalla
    107-126
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8022
  • Racionalidades em disputa: formação docente na esfera dos planos municipais de educação no Rio Grande do Sul

    Rosimar Serena Siqueira Esquinsani, Valdocir Antonio Esquinsani
    127-140
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8080
  • Diretrizes Curriculares Nacionais para formação docente: em foco as alterações de 2015

    Christina Vargas Miranda Carvalho, Hélder Eterno da Silveira
    141-156
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8102
  • Formação inicial em nível superior dos cursos de licenciatura: em perspectiva a gestão educacional e escolar a partir da resolução cne/cp nº 2/2015

    Jeinni Kelly Pereira Puziol
    157-171
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8073
  • A perspectiva da profissionalização e/ou desprofissionalização docente na formação continuada de professores

    Edna Coimbra da Silva, Nadiane Feldkercher
    172-187
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8036
  • O pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC) e suas ações: o monitoramento como desafio

    Amélia Escotto do Amaral Ribeiro, Magda Cristina Dias de Lucena, Ana Claudia dos Santos Abreu
    188-206
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8058
  • Regime de colaboração na política de formação continuada para professores alfabetizadores: uma tentativa da garantia do direito à educação

    Elaine Constant Pereira de Souza
    207-226
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8179
  • A residência pedagógica na formação de professores: história, hegemonia e resistências

    Katia Augusta Curado Pinheiro da Silva, Shirleide Pereira Cruz
    227-247
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8062
  • A pesquisa na formação continuada de professores: desafios do programa de desenvolvimento educacional do Paraná

    Maria Iolanda Fontana
    248-263
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8065
  • O programa institucional de bolsas de iniciação à docência - pibid e a valorização da formação docente na UFRN/campus central

    Erivania Melo de Morais, Elda Silva do Nascimento Melo
    264-284
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8051
  • A respeito de girassóis: a questão conceitual do trabalho docente no âmbito da formação de professores em curso de pós-graduação lato sensu

    Adriana Regina de Jesus Santos, Claudia Chueire de Oliveira
    285-298
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8054

Artigos

  • A construção do eu pelo outro: representações sobre a identidade docente da EJA na Amazônia paraense

    Joana d'Arc Vasconcelos Neves, Norma Cristina Vieira Costa, Nivia Maria Vieira Costa
    299-318
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8049
  • Uma perspectiva de ensino a partir da teoria do corpo em Merleau-Ponty

    Huanderson Barroso Lobo, Ronara Viana Cordovil, José Vicente De Souza Aguiar
    319-335
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.7178
  • O impacto da formação de mídias na educação dos professores da educação básica

    Lúcio Jorge Hammes, Eduardo Garralaga Melgar Junior
    336-352
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.6802
  • A importância das teorias da educação na formação do educador: reflexões Brasil - Nicarágua

    Vilmar Alves Pereira, Cristian Danilo Cerda Cerda
    352-368
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.7450
  • O conhecimento escolar como reimaginação da cultura: articulando diferenças a partir da escola

    Luis Paulo Cruz Borges
    369-385
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.6805
  • Pós-modernidade na educação: o que é isso? Iniciando as discussões

    Márden De Pádua Ribeiro
    386-411
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.7504
  • A leitura de book apps no contexto familiar: a interação de crianças com a obra meu aplicativo de folclore

    Edgar Roberto Kirchof, Roberta Gerling Moro
    412-429
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8060
  • Ser leitor entre a infância e a juventude

    Daniela Chaves Corrêa Figueiredo, Dra. Míria Gomes Oliveira
    430-450
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.7284
  • Em um papel branco, escrito numa cor azul: ele tem autismo infantil

    Cristiana Callai, Edna Rodrigues Silva
    451-465
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8149