A leitura de book apps no contexto familiar: a interação de crianças com a obra meu aplicativo de folclore

Edgar Roberto Kirchof, Roberta Gerling Moro

Resumo


O objetivo deste artigo é apresentar a análise dos dados coletados em uma pesquisa de campo em que foi realizada a leitura do book app Meu Aplicativo de Folclore, do poeta brasileiro Ricardo Azevedo, por crianças entre 3 e 10 anos de idade no contexto familiar. A pesquisa busca compreender como as crianças interagem com as estruturas de leitura previstas em aplicativos literários (book apps), aqui apresentados como: (1) recursos de tela; (2) recursos de transição; (3) recursos de interação. Os resultados sugerem que as crianças têm preferência por obras com maior nível de interatividade e imersão, provavelmente devido a suas experiências prévias com jogos eletrônicos e outros tipos de aplicativos.

Palavras-chave


Literatura digital infantil; leitura; aplicativo literário; interatividade.

Texto completo:

PDF

Referências


BUS, Adriana G.; TAKACS, Zsofia K; KEGEL, Cornelia A.T. Affordances and limitations of electronic storybooks for young children’s emergent literacy, Developmental Review, n. 35, 2015, p. 79–97, disponível em: https://doi.org/10.1016/j.dr.2014.12.004

CORRERO, Cristina, REAL, Neus. Panorámica de la literatura digital para la educación infantil, Textura Canoas, n.32 p.224-244 set./dez. 2014. Disponível em:

http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1255/945

FREDERICO, Aline. O futuro do leitor ou o leitor do futuro: o livro infantil interativo e os letramentos múltiplos. Cadernos de Letras da UFF Dossiê: A crise da leitura e a formação do leitor, nº 52, p. 101-120, 2016, Disponível em: http://www.cadernosdeletras.uff.br/index.php/cadernosdeletras/article/view/195/120

MENEGAZZI, Douglas Luiz. O Design de interfaces de livros infantis apps: uma revisão das características e recomendações. Textura Canoas, n. 20, v. 43, p. 215-238 mai./ago., 2018.

Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/3590/2940

SARAIVA, Juracy Assmann; MELLO, Ana Maria Lisboa de; VARELLA, Noely Klein. Pressupostos teóricos e metodológicos da articulação entre literatura e alfabetização. In. _____. SARAIVA, Juracy Assmann (org). Literatura e alfabetização: do plano do choro ao plano da ação. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001. p. 81-87.

SERAFINI, Frank; KACHORSKY, Danielle; AGUILERA, Earl. Picture Books in the Digital Age. The Reading Teacher, v. 69, n. 5, p. 509-512, mar./abr. 2016.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6.ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.

Aplicativo analisado

AZEVEDO, Ricardo. Meu Aplicativo de Folclore. Editora Ática, 2015. Disponível para iOS e Android.




DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8060

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


MOMENTO - Diálogos em Educação, E-ISSN 2316-3100, Rio Grande/RS, Brasil

Indexadores

PROPESQ

Indexadores

Indexadores

PROPESQ

Indexadores

PROPESQ