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Edições anteriores
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Dossiê Temático: EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E DIFERENÇA: política,sujeitos e práticas
v. 31 n. 01 (2022)O Dossiê “Educação em direitos humanos e diferença: política, sujeitos e práticas” inaugura a publicação de dossiês de 2022 da Revista Momento: Diálogos em Educação. O ano que se inicia, marcado por incertezas advindas da pandemia de COVID-19, com as quais a população mundial tem buscado (con)viver, desde o final de 2019, ressalta a continuidade da agenda de desafios em relação à promoção dos direitos humanos e para a valorização das diferenças.
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Dossiê Temático: DESAFIOS DA EDUCAÇÃO, PRODUÇÃO E USO DA CIÊNCIA COM CONSCIÊNCIA: além das nossas fronteiras
v. 30 n. 03 (2021)Encerrando as edições de 2021 da Revista Momento: diálogos em educação, temos a satisfação de apresentar o volume 3 que é composto por um dossiê temático (artigos, resenha e entrevista) e artigos de fluxo contínuo. Gostaríamos de convidar nossos leitores para navegar nessa publicação e, se assim considerarem pertinente compartilhar com demais pesquisadores.
“A ciência é igualmente complexa porque é inseparável de seu contexto histórico e social” (MORIN, 1998, p. 9).
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Dossiê temático: PESQUISAS EM EDUCAÇÃO NA PANDEMIA: precariedades, (im)possibilidades e resistências democráticas
v. 30 n. 02 (2021)"Eu sei que a gente se acostuma. Mas não devia" (Marina Colasanti, 2009, p. 53)
Instigadas pelas reflexões que a crônica de Marina Colasanti nos provoca, buscandoconstantemente desacostumar e desnaturalizar nossas vivências e experiências, apresentamos a vocês, leitores e leitoras, mais um volume da Revista Momento –Diálogos em Educação. Diante de um Brasil arrasado pela pandemia ocasionada pelo Coronavírus e intensificada pelas ações do Estado brasileiro, com mais de 590 mil mortes e 20 milhões de pessoas infectadas até o momento desta publicação, movemos os nossos esforços em direção a produção de conhecimentos com vistas a questionar e problematizar o atual cenário, sobretudo na área da Educação. O papel dos periódicos científicos como a Revista Momento: Diálogos em Educação, nessa conjuntura, é contribuir com a propagação de ideias, resultados de pesquisas, reflexão sobre si, sobre o outro, sobre a sociedade e, mais especificamente, sobre a educação. O que esses autores e autoras têm a nos dizer por meio da escrita? Quem irá ouvir/ler? Com quem irão dialogar? Nesse sentido, convidamos os leitores e leitoras a conhecer, ler e compartilhar os diversos artigos que compõem o volume 2 de 2021: o dossiê Pesquisas em Educação na pandemia: precariedades, (im)possibilidades e resistências democráticasé composto por dez artigos, escritos por autores e autoras de diferentes estados brasileiros, assim como de outros países. Como o próprio título indica, pesquisar em um contexto pandêmico faz emergir temas e especificidades importantes de serem olhadas com mais atenção e investigadas de forma reflexiva. A apresentação do dossiê traz um resumo de cada texto, bem como os respectivos autores/as. Já a parte do volume dedicada ao fluxo contínuo é composta por sete artigos que tratam de temas diversos no campo da educação.