Edições anteriores

  • Dossiê: A utopia de uma educação sensível para a formação mais humana
    v. 33 n. 3 (2024)

    O contexto de emergência climática, especialmente a crise socioambiental, convida a humanidade   a repensar seus modos de ser, fazer e conviver no âmbito das relações entre as pessoas e o meio onde habitam. Paulo Freire, patrono da educação brasileira, nos instiga a pensar, agir e esperançar rumo a utopia de nossa ontológica vocação de “ser mais”. Para tanto propõe uma educação potencializada pela amorosidade enquanto prática educacional e pelo compromisso com a transformação social. Já Pablo René Estévez, educador e escritor cubano, consciente da gravidade da crise socioambiental, há muito alerta para a necessidade da preservação e/ou regeneração do patrimônio estético, natural e social ameaçado pela perda da biodiversidade e da deterioração das condições materiais de existência de grande parte da humanidade. Ambos apontam para a necessidade de ruptura com a lógica capitalista, opressora e desumanizadora por meio de uma educação sensível, crítica e emancipatória.

    Nesse sentido, propusemos o dossiê “A utopia de uma educação sensível para a formação mais humana”, com o objetivo de oferecer uma visão geral acerca da educação transformadora, humanizante e humanizada, a partir de uma educação sensível, abordando fundamentos, saberes e práticas pedagógicas desenvolvidas em contextos escolares e não escolares. Assim, damos visibilidade a estudos e pesquisas no campo das ciências humanas, da área da educação, que também têm como premissa a promoção de processos educativos criativos, sensíveis, éticos e estéticos, estimuladores de reflexões sobre o contexto vivido.

  • Dossiê: História da Educação: acervos, repositórios e centros de memória
    v. 33 n. 1 (2024)

    O dossiê História da Educação: Acervos, Repositórios e Centros de Memória têm como propósito reunir textos produzidos por pesquisadores da área de história da educação que vêm se dedicando nos últimos anos a compor novas pesquisas historiográficas sobre quadros teóricos, técnicos e metodológicos a partir das áreas de Acervos Históricos, Repositórios Digitais e Centros de Memória.
    Neste sentido os textos produzidos pelos autores tangenciam esses novos olhares matizados por um novo campo teórico e empírico surgido nos últimos anos, que se intensificou com a égide da pandemia de covid-19 e a imposição do fechamento gradual dos espaços e centros de pesquisas históricas.
    Pensar as várias possibilidades e os distintos campos da pesquisa histórica nos possibilitou escrever este Dossiê, tendo em vista o surgimento de um novo campo semântico da pesquisa nos/dos Acervos, Repositórios e Centros de Memórias que nos a enfrentar o seguinte questionamento: O quê move a pesquisa? O quê move os pesquisadores? O quê move os fazeres empíricos da pesquisa e do pesquisador?
    A partir desta proposta procuraremos pensar/propor olhares sistemáticos sobre a pesquisa da/sobre/na história da educação brasileira. Por óbvio, que não conseguiremos responder todas as perguntas desejadas, mas apresentamos aqui um dossiê com artigos importantes para começarmos a pensar e propor um debate sobre História da Educação: Acervos, Repositórios e Centros de Memória.

  • Dossiê: Educação, migrações internacionais e o contexto brasileiro
    v. 32 n. 03 (2023)

    A pesquisa em educação está em constante mudança. Novos campos de investigação surgem a partir de transformações sociais, econômicas e culturais que atravessam a escola. Uma mudança que tem impactado a educação brasileira é a presença crescente de crianças, adolescentes, jovens e adultos, migrantes e refugiados de diversos países, na educação básica e superior. É nesta conjuntura, e no desafio de pensar os processos educativos para os povos migrantes, que apresentamos o dossiê Educação, Migrações Internacionais e o contexto brasileiro. 

    O dossiê foi organizado a partir de dois objetivos: o primeiro consiste em refletir, teórica e empiricamente, sobre a interlocução entre educação e migrações internacionais a partir de três esferas políticas: a nacional, a estadual e a municipal. Assim, os estudos se propõem a pensar o tema tanto de forma ampla como de forma localizada. O segundo objetivo consiste em possibilitar aos leitores e leitoras a compreensão sobre os desafios de se efetivar o direito à educação nos mais diferentes níveis e etapas de ensino, considerando: processos de matrícula, inclusão, formação docente, políticas educacionais, aprendizagem da língua portuguesa, relação escola-família, acesso à educação superior e práticas educativas. 

    A partir destas dimensões, o leitor terá acesso a nove artigos e uma entrevista. Contemplamos no conjunto de textos uma diversidade de autores e de contextos geográficos. Tal diversidade aponta o que já é expresso no título deste dossiê: o tema da educação e migrações internacionais não é um tema local ou regional, mas um tema nacional, presente em diversas regiões de nosso país. Esperamos assim que o dossiê possibilite ao leitor uma visão ampla do tema, tendo em mente a complexidade e as particularidades de cada contexto a qual o estudo foi produzido.

  • Dossiê Temático: REDES FEMINISTAS EM ABYA YALA: educação, desafios e imaginações transformadoras
    v. 32 n. 02 (2023)

    Este dossiê é o resultado do diálogo de experiências em torno da formação de Redes de Ação Feministas em Abya Yala. O projeto de conectar duas redes feministas de pesquisa-ação (uma delas do Brasil e outra do México) por meio de uma proposta de estágio de pós-doutorado em 2022 derivou, entre resultados que incluem a amizade feminista, na importância de problematizar, estendendo-se a outras vozes que ecoam na América Latina.

    Estão reunidos nove artigos, com 21 pesquisadoras de 4 países: Argentina, Brasil, Colômbia e México. Todas aqui são mulheres e feministas comprometidas com as lutas para um novo mundo. Salientamos que estão aqui representadas 3 das 5 regiões do Brasil, sendo estas: Sul, Sudeste e Nordeste. Também contamos com 17 instituições de Ensino e Pesquisa.
    Sigamos em rede!

     

  • Dossiê Temático: INFÂNCIA, GLOBALIZAÇÃO E NATUREZA: pesquisas, reflexões e cuidados às gerações futuras no presente de desigualdades e injustiças sociais, ambientais e climáticas
    v. 32 n. 01 (2023)

    A primeira edição deste ano conta com a publicação do dossiê intitulado Infância, globalização e natureza: pesquisas, reflexões e cuidados às gerações futuras no presente de desigualdades e injustiças sociais, ambientais e climáticas, organizado pelo professor Carlos Machado, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), e pelas professoras Maria José Araújo, da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, e Solana González Pensado, da Universidad de la República. Além disso, a edição conta com a publicação de 10 artigos na sessão de fluxo contínuo, os quais, imbricados nos convidam a continuar problematizando o campo educacional sob diferentes nuances.

  • Dossiê Temático: A PESQUISA EM EDUCAÇÃO E SUAS INTERFACES METODOLÓGICAS E EPISTEMOLÓGICAS
    v. 31 n. 03 (2022)

    A pesquisa na educação tem sido um movimento singular em relação aos avanços de estudos educacionais. Por isso, propomos neste dossiê estabelecer diálogos sobre estas perspectivas da pesquisa em educação e suas interfaces metodológica e epistemológica. Assim, os textos que o compõe remetem as abordagens de pesquisa, instrumentos de produção de dados, técnicas de análise de dados entre outras reflexões relacionadas ao tema.

    Nesse Dossiê, buscamos disseminar as produções resultantes de estudos e pesquisas realizadas em contexto educacional (nacional e internacional) que visam a reconfiguração da pesquisa em educação. Versa sobre a pesquisa e suas interfaces, dando visibilidade às perspectivas metodológicas e epistemológicas no campo da Educação. As discussões aqui propostas dialogam sobre investigações diversas, considerando as especificidades de cada interface apresentada e sua contribuição no campo de pesquisas quer seja metodologicamente quer seja epistemologicamente.

  • Dossiê Temático: O CURRÍCULO DE LÍNGUA DE SINAIS NA ESCOLA: reflexões, proposições e desafios
    v. 31 n. 02 (2022)

    Temos a satisfação de contar neste número com o dossiê que traz uma temática tão cara para a sociedade não só brasileira como mundial que é O currículo de língua de sinais na escola: reflexões, proposições e desafios, organizado por Maria Mertzani, que esteve desde 2018 na Universidade Federal do Rio Grande – FURG, como professora visitante em parceria com Felipe Venâncio Barbosa, professor da Universidade de São Paulo – USP e Cristiane Lima Terra Fernandes também da Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

    A relevância deste dossiê para além da temática que urge ser discutida, destaca-se pela comunidade de autores internacionais que estão presentes nos dez artigos que o compõe, ampliando a discussão para além do Brasil. Contamos com a contribuição de pesquisadores reconhecidos internacionalmente que compartilham experiências de Portugal, Chile, Itália, Estados Unidos, Grécia, Austrália e Reino Unido. A fim de possibilitar uma maior amplitude de leitores, os textos do dossiê estão disponíveis em versões na Língua Portuguesa e na Língua Inglesa. 

  • Dossiê Temático: EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E DIFERENÇA: política,sujeitos e práticas
    v. 31 n. 01 (2022)

    O Dossiê “Educação em direitos humanos e diferença: política, sujeitos e práticas” inaugura a publicação de dossiês de 2022 da Revista Momento: Diálogos em Educação. O ano que se inicia, marcado por incertezas advindas da pandemia de COVID-19, com as quais a população mundial tem buscado (con)viver, desde o final de 2019, ressalta a continuidade da agenda de desafios em relação à promoção dos direitos humanos e para a valorização das diferenças.

     

  • Dossiê Temático: DESAFIOS DA EDUCAÇÃO, PRODUÇÃO E USO DA CIÊNCIA COM CONSCIÊNCIA: além das nossas fronteiras
    v. 30 n. 03 (2021)

    Encerrando as edições de 2021 da Revista Momento: diálogos em educação, temos a satisfação de apresentar o volume 3 que é composto por um dossiê temático (artigos, resenha e entrevista) e artigos de fluxo contínuo. Gostaríamos de convidar nossos leitores para navegar nessa publicação e, se assim considerarem pertinente compartilhar com demais pesquisadores.

    “A ciência é igualmente complexa porque é inseparável de seu contexto histórico e social” (MORIN, 1998, p. 9).

  • Dossiê temático: PESQUISAS EM EDUCAÇÃO NA PANDEMIA: precariedades, (im)possibilidades e resistências democráticas
    v. 30 n. 02 (2021)

    "Eu sei que a gente se acostuma. Mas não devia" (Marina Colasanti, 2009, p. 53)

    Instigadas pelas reflexões que a crônica de Marina Colasanti nos provoca, buscandoconstantemente desacostumar e desnaturalizar nossas vivências e experiências, apresentamos a vocês, leitores e leitoras, mais um volume da Revista Momento –Diálogos em Educação. Diante de um Brasil arrasado pela pandemia ocasionada pelo Coronavírus e intensificada pelas ações do Estado brasileiro, com mais de 590 mil mortes e 20 milhões de pessoas infectadas até o momento desta publicação, movemos os nossos esforços em direção a produção de conhecimentos com vistas a questionar e problematizar o atual cenário, sobretudo na área da Educação. O papel dos periódicos científicos como a Revista Momento: Diálogos em Educação, nessa conjuntura, é contribuir com a propagação de ideias, resultados de pesquisas, reflexão sobre si, sobre o outro, sobre a sociedade e, mais especificamente, sobre a educação. O que esses autores e autoras têm a nos dizer por meio da escrita? Quem irá ouvir/ler? Com quem irão dialogar? Nesse sentido, convidamos os leitores e leitoras a conhecer, ler e compartilhar os diversos artigos que compõem o volume 2 de 2021: o dossiê Pesquisas em Educação na pandemia: precariedades, (im)possibilidades e resistências democráticasé composto por dez artigos, escritos por autores e autoras de diferentes estados brasileiros, assim como de outros países. Como o próprio título indica, pesquisar em um contexto pandêmico faz emergir temas e especificidades importantes de serem olhadas com mais atenção e investigadas de forma reflexiva. A apresentação do dossiê traz um resumo de cada texto, bem como os respectivos autores/as. Já a parte do volume dedicada ao fluxo contínuo é composta por sete artigos que tratam de temas diversos no campo da educação.

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