v. 31 n. 01 (2022): Dossiê Temático: EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E DIFERENÇA: política,sujeitos e práticas

					Visualizar v. 31 n. 01 (2022): Dossiê Temático: EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E DIFERENÇA:  política,sujeitos e práticas

O Dossiê “Educação em direitos humanos e diferença: política, sujeitos e práticas” inaugura a publicação de dossiês de 2022 da Revista Momento: Diálogos em Educação. O ano que se inicia, marcado por incertezas advindas da pandemia de COVID-19, com as quais a população mundial tem buscado (con)viver, desde o final de 2019, ressalta a continuidade da agenda de desafios em relação à promoção dos direitos humanos e para a valorização das diferenças.

 

Publicado: 2022-03-21

Edição completa

Dossiê temático

  • DIFERENÇA E DIFERENÇAS conceitos chave da teoria dos direitos humanos e para a educação dos direitos humanos

    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i01.13778
    Ana Rodino
    24-39
  • DIREITOS HUMANOS, DIFERENÇAS E EDUCAÇÃO desafios para o cotidiano escolar

    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i01.13436
    Yrama Fernandes, Vera Candau
    40-56
  • PROCESSOS DE EDUCAÇÃO POPULAR DAS JUVENTUDES NEGRAS E PERIFÉRICAS significados e contribuições da Rede Emancipa de cursinhos populares em Belém – Pará

    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i01.13676
    Lúcia Isabel da Conceição Silva, Paula Maíra Alves Cordeiro, Jorge Martins Evangelista Júnior
    57-74
  • BASES ÉTICAS PARA UMA PROPOSTA ECOLÓGICA E POPULAR DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i01.13653
    Paulo César Carbonari
    75-94
  • EDUCAR PARA O NUNCA MAIS experiências educativas em lugares de memória na Argentina, Brasil e Chile

    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i01.13633
    Celma Tavares
    95-115
  • EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, FORMAÇÃO DE SUJEITOS DE DIREITO E DIGNIDADE HUMANA: fundamentos teóricos, epistêmicos e políticos

    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i01.13660
    Helena Cristina Guimaraes Queiroz Simões, Fernando da Silva Cardoso, Aida Maria Monteiro Silva
    116-134
  • EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS CONTEMPLADA NOS PROJETOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS DOS CENTROS DE INTERNAÇÃO DA FUNDAÇÃO CASA

    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i01.13649
    Carolina Zanelli Silva Fava, Ana Maria Klein
    135-156
  • EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E AS DCNs o potencial da pedagogia jurídica clínica

    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i01.13695
    Fernanda Brandao Lapa, Sirlei de Souza, Maria Clara Petry
    155-176
  • EDUCAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE CIDADANIA uma reflexão sobre políticas autoritárias e espaço público à luz arendtiana

    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i01.13659
    Rebeka Cristina Rosa Borges, Rita de Cássia Souza Tabosa Freitas
    177-195

Resenha

  • SOBRE O AUTORITARISMO BRASILEIRO

    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i01.13711
    Paulo Fernando Melo Martins
    196-202

Artigos de fluxo contínuo

  • MARIA MARGARETE SAMPAIO DE CARVALHO BRAGA trajetória educativa e formação para a docência (1970-2015)

    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i01.13775
    Lia Machado Fiuza Fialho, Maria Aparecida Alves da Costa, Hugo de Oliveira Leite
    203-227
  • A PROFESSORA POR TRÁS DA MÁSCARA apontamentos sobre a realidade docente em tempos de pandemia

    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i01.13729
    Adriana Gustavson Wilson, kelly Juliana da Silva Trennepohl , Daniela da Cruz Schneider
    228-252
  • ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR experiências e contribuições no processo de ensino-aprendizagem

    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i01.13798
    Iris Maria dos Santos Farias, Willams dos Santos Rodrigues Lima, Maria Aparecida Pereira Viana
    253-271
  • ABORDAGEM DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA CIDADE DE CAPANEMA - PA

    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i01.9086
    Alexandre José Soares Reis, Deyverson Mesquita Freitas, Neuma Teixeira dos Santos
    272-284
  • DIÁLOGO ENTRE ARTES VISUAIS E DIREITO a transformação do conceito das famílias

    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i01.13728
    Carina Lopes, Lauer Alves Nunes dos Santos
    285-302