ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

experiências e contribuições no processo de ensino-aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v31i01.13798

Palavras-chave:

Estágio de Docência. Pós-Graduação. Tecnologias Digitais.

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar experiências e atividades desenvolvidas no Estágio de Docência, em nível de mestrado, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), no Período Letivo Excepcional (PLE) de julho a outubro de 2021, no Curso de graduação em Educação Física - Licenciatura. As atividades e discussões foram organizadas a partir da seguinte questão: como contribuir com a formação inicial de professores com/para a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no período de pandemia da Covid-19? Para as discussões teóricas, foi de suma importância a visão dos estudiosos: Pimenta; Lima (2006); Costa; Tarouco (2010); Santos; Vergueiro (2012); Borges; Alencar (2014); Bacich; Moran (2018); Santos; Santos (2021), entre outros que apresentam subsídios no desenvolvimento da pesquisa. A metodologia foi baseada na pesquisa qualitativa, amparada em Chizzotti (2017) numa abordagem descritiva sobre as experiências realizadas no estágio de docência. Os resultados deixam explícitas as dificuldades de aprendizagem durante esse período de pandemia ao mesmo tempo em que motivam os estudantes para o uso das TDIC nas ações de ensinar e aprender.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iris Maria dos Santos Farias, Universidade Federal de Alagoas

Mestranda em Educação (PPGE/CEDU/UFAL), Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas, Campus Maceió. Atualmente é membra do Grupo de Pesquisa: Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores Presencial e a Distância Online (TICFORPROD). Obtém a certificação do Curso Básico de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais).

Willams dos Santos Rodrigues Lima, Universidade Federal de Alagoas

Mestrando em Educação - (PPGE/UFAL/CEDU). Especialista em Docência do Ensino Superior. Graduado em Pedagogia, pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL).Atualmente é colaborador no Núcleo de Educação a Distância, do Centro de Educação - CEDU/UFAL. Graduando em Letras Português, pelo Instituto Federal de alagoas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores. E-mail: willams.lima@cedu.ufal.br

Maria Aparecida Pereira Viana, Universidade Federal de Alagoas

docente do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas, com atuação na graduação e pós -graduação; atualmente na função de Coordenadora Ajunto da Universidade Aberta do Brasil/UAB/UFAL; membro do colegiado do Curso de Pedagogia presencial e a Distância - CEDU/UFAL; Membro da equipe do Programa de Formação Continuada de Professores PROFORD/PROGRAD/PROGEP/UFAL; Investigadora do Grupo de Pesquisa IDEA/UMINHO/PT, envolvendo os países de Portugal, Espanha e Brasil - (Projeto de Pesquisa: Competência Docente no Ensino Superior); Orientadora do Projeto de Pesquisa de Iniciação Cientifica (PIBIC/UFAL/CNPq) (Narrativas Reflexivas de Professores que atuam na Educação Especial nas redes de ensino; Orientadora dos Projetos de Pesquisa de Mestrado: Ensino Remoto e as implicações no trabalho pedagógico e Narrativas sobre o impacto da formação na Prática no curso de Pedagogia a Distância da UFAL. Membro dos Grupos de Pesquisa: TICFORD e PAII/CEDU/PPGE/UFAL; grupo de pesquisa: Formação de Educadores com suporte em meio digital - PUC/SP. Formação: Doutora em Educação: Currículo (PUC-SP, 2013) com Estágio Científico Avançado de Pós-doutaramento na Universidade do Minho, Portugal. Mestrado em Educação Brasileira (UFAL, 2003), Especialista em Informática Educativa e Metodologia no Ensino Superior e Educação a Distância com ênfase na Docência e na Tutoria em EAD (PUC-RS); é Licenciada em Pedagogia Licenciatura Plena (UFAL, 2003). E-mail: maria.viana@cedu.ufal.br

Referências

BACICH, L; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

BORGES, T. S; ALENCAR, G. Metodologias ativas na promoção da formação crítica do estudante: o uso das metodologias ativas como recurso didático na formação crítica do estudante do ensino superior. Cairu em Revista. Ano 03, n° 04, p. 119-143, 2014.

BOROCHOVICIUS, E; TORTELLA, J. C. B. Aprendizagem Baseada em Problemas: um método de ensino-aprendizagem e suas práticas educativas. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 22, n. 83, p. 263-294, abr./jun. 2014.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Portaria n° 76 de 14 de abril de 2010. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 19 abr. 2010. Seção 1, p. 31-32.

CANTANO, A. C. M. Storyboard That: El uso de guiones gráficos para el aprendizaje. Instituto Nacional de Tecnologías Educativas y de Formación de Profesorado. Ministerio De Educación y Formación Profesional. Recursos Educativos Digitales. Espanha, n.11. 2019. Disponível em:

https://redined.educacion.gob.es/xmlui/bitstream/handle/11162/197144/StoryboardThat.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 27 out. 2021.

COSTA, V. M; TAROUCO, L. M. Infográfico: características, autoria e uso educacional. Revista Novas Tecnologias na Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. v. 8, nº 03, dezembro, 2010. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/renote/article/view/18045/10633. Acesso em: 10 de out. 2021.

MORAN, J. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, L; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018, p. 35-76.

PIMENTA, S. G; LIMA, M. S. L. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis -Volume 3, Números 3 e 4, p. 5-24, 2006.

SANTOS, R. E; VERGUEIRO, W. Histórias em Quadrinhos no processo de aprendizado: da teoria à prática. EccoS – Revista Científica., São Paulo, n. 27, p. 81-95, jan./abr. 2012. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3498/2269. Acesso em: 10 out. 2021.

UFAL. Resolução nº 1, de 02 de setembro de 2020: Dispõe sobre o Estágio Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Ufal. Maceió, 2020. Disponível em: https://cedu.ufal.br/pt-br/pos-graduacao/mestrado-e-doutorado-em-educacao/documentos/estagio-docente-1/resolucao-estagio-docente.pdf/view. Acesso em: 28 set. 2021.

SANTOS, E. C. dos; SANTOS, R. F. F. dos. Desafios e conflitos mediante adaptações tecnológicas para os professores em tempos de pandemia. In: RIOS, J. A. V. P; NASCIMENTO, L. G. M. Coletânea Profissão Docente na Educação Básica: profissão docente e ensino remoto emergencial [recurso eletrônico] – 1.ed. - Curitiba: Brazil Publishing, 2021. p. 50-62.

Downloads

Publicado

2022-03-21

Como Citar

dos Santos Farias, I. M., Rodrigues Lima, W. dos S., & Pereira Viana, M. A. (2022). ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: experiências e contribuições no processo de ensino-aprendizagem. Momento - Diálogos Em Educação, 31(01), 253–271. https://doi.org/10.14295/momento.v31i01.13798