v. 30 n. 03 (2021): Dossiê Temático: DESAFIOS DA EDUCAÇÃO, PRODUÇÃO E USO DA CIÊNCIA COM CONSCIÊNCIA: além das nossas fronteiras

					Visualizar v. 30 n. 03 (2021): Dossiê Temático: DESAFIOS DA EDUCAÇÃO, PRODUÇÃO E USO DA CIÊNCIA COM CONSCIÊNCIA: além das nossas fronteiras

Encerrando as edições de 2021 da Revista Momento: diálogos em educação, temos a satisfação de apresentar o volume 3 que é composto por um dossiê temático (artigos, resenha e entrevista) e artigos de fluxo contínuo. Gostaríamos de convidar nossos leitores para navegar nessa publicação e, se assim considerarem pertinente compartilhar com demais pesquisadores.

“A ciência é igualmente complexa porque é inseparável de seu contexto histórico e social” (MORIN, 1998, p. 9).

Publicado: 2021-12-22

Edição completa

Dossiê temático

  • FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO SUPERIOR DIANTE DA CRISE CIVILIZATÓRIA um convite para olhar a partir da complexidade, da transdisciplinaridade e da pedagogia crítica

    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v30i03.13443
    José Antonio Jerónimo Montes
    30-47
  • A CULTURA DAS HUMANIDADES E A CULTURA DA CIENTIFICIDADE NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO SOB A PERSPECTIVA DA COMPLEXIDADE E DO PENSAMENTO COMPLEXO

    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v30i03.13570
    Silvio Luiz Rutz da Silva
    48-64
  • CIÊNCIA, TECNOLOGIA E DIVULGAÇÃO: desafios que enfrentamos hoje

    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v30i03.13594
    Richar Nicolas Duran, Hernani Batista da Cruz, Jesus Ramon Briceño
    65-74
  • O PAPEL DO PENSAMENTO COMPLEXO NA LIGAÇÃO DA TECNOLOGIA NA UNIVERSIDADE

    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v30i03.13618
    María Martha Barroso Quiroga
    75-83
  • DIALOGOS E REFLEXÕES DA CIENCIA COMPLEXA DIANTE DOS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA

    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v30i03.13580
    William Leonardo Gomez Lotero, Carelia Rayen Hidalgo Lopez
    84-103
  • DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO NA AMÉRICA LATINA, DIANTE DAS INCERTEZAS DOS TEMPOS VINDOUROS

    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v30i03.13589
    Hebert Elias Lobo Sosa, Iris Naile Materán Paredes, Maribel Alzate Bedoya
    104-133

Resenha

  • CIÊNCIA COM CONSCIÊNCIA

    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v30i03.13495
    Naudys Martínez
    134-139

Entrevista

  • ENTREVISTA COM DR. ENRIQUE LEFF

    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v30i03.13779
    Carelia Rayen Hidalgo Lopez, Hebert Elias Lobo Sosa, Daniele Corbetta Piletti
    140-144

Artigos de fluxo contínuo

  • UMA ANÁLISE CRÍTICA DOS “DEVERES DO PROFESSOR” DITADOS PELO MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDO

    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v30i03.13050
    Ismael Martins Boeira, Lucia Hugo Uczak
    145-170
  • O CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO IFMG E A DEMANDA DO MERCADO DE TRABALHO

    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v30i03.13299
    Giego Alves de Souza, Isabel Ramos Henriques Oliveira, Lílian Amaral de Carvalho
    171-197
  • CLIMA ORGANIZACIONAL DE UMA ESCOLA CARIOCA o cotidiano de uma instituição pública

    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v30i03.12937
    Ellen Rezende de Oliveira, Jussara Bueno de Paschoalino
    198-219
  • AS IMPLICAÇÕES DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v30i03.13352
    Andréa Moreno Pitelli, Cassiana Magalhães, Cristiane dos Santos Farias
    220-224