v. 30 n. 03 (2021): Dossiê Temático: DESAFIOS DA EDUCAÇÃO, PRODUÇÃO E USO DA CIÊNCIA COM CONSCIÊNCIA: além das nossas fronteiras

					Visualizar v. 30 n. 03 (2021): Dossiê Temático: DESAFIOS DA EDUCAÇÃO, PRODUÇÃO E USO DA CIÊNCIA COM CONSCIÊNCIA: além das nossas fronteiras

Encerrando as edições de 2021 da Revista Momento: diálogos em educação, temos a satisfação de apresentar o volume 3 que é composto por um dossiê temático (artigos, resenha e entrevista) e artigos de fluxo contínuo. Gostaríamos de convidar nossos leitores para navegar nessa publicação e, se assim considerarem pertinente compartilhar com demais pesquisadores.

“A ciência é igualmente complexa porque é inseparável de seu contexto histórico e social” (MORIN, 1998, p. 9).

Publicado: 2021-12-22

Edição completa

Dossiê temático

  • FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO SUPERIOR DIANTE DA CRISE CIVILIZATÓRIA um convite para olhar a partir da complexidade, da transdisciplinaridade e da pedagogia crítica

    José Antonio Jerónimo Montes
    30-47
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v30i03.13443
  • A CULTURA DAS HUMANIDADES E A CULTURA DA CIENTIFICIDADE NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO SOB A PERSPECTIVA DA COMPLEXIDADE E DO PENSAMENTO COMPLEXO

    Silvio Luiz Rutz da Silva
    48-64
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v30i03.13570
  • CIÊNCIA, TECNOLOGIA E DIVULGAÇÃO: desafios que enfrentamos hoje

    Richar Nicolas Duran, Hernani Batista da Cruz, Jesus Ramon Briceño
    65-74
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v30i03.13594
  • O PAPEL DO PENSAMENTO COMPLEXO NA LIGAÇÃO DA TECNOLOGIA NA UNIVERSIDADE

    María Martha Barroso Quiroga
    75-83
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v30i03.13618
  • DIALOGOS E REFLEXÕES DA CIENCIA COMPLEXA DIANTE DOS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA

    William Leonardo Gomez Lotero, Carelia Rayen Hidalgo Lopez
    84-103
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v30i03.13580
  • DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO NA AMÉRICA LATINA, DIANTE DAS INCERTEZAS DOS TEMPOS VINDOUROS

    Hebert Elias Lobo Sosa, Iris Naile Materán Paredes, Maribel Alzate Bedoya
    104-133
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v30i03.13589

Resenha

  • CIÊNCIA COM CONSCIÊNCIA

    Naudys Martínez
    134-139
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v30i03.13495

Entrevista

  • ENTREVISTA COM DR. ENRIQUE LEFF

    Carelia Rayen Hidalgo Lopez, Hebert Elias Lobo Sosa, Daniele Corbetta Piletti
    140-144
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v30i03.13779

Artigos de fluxo contínuo

  • UMA ANÁLISE CRÍTICA DOS “DEVERES DO PROFESSOR” DITADOS PELO MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDO

    Ismael Martins Boeira, Lucia Hugo Uczak
    145-170
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v30i03.13050
  • O CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO IFMG E A DEMANDA DO MERCADO DE TRABALHO

    Giego Alves de Souza, Isabel Ramos Henriques Oliveira, Lílian Amaral de Carvalho
    171-197
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v30i03.13299
  • CLIMA ORGANIZACIONAL DE UMA ESCOLA CARIOCA o cotidiano de uma instituição pública

    Ellen Rezende de Oliveira, Jussara Bueno de Paschoalino
    198-219
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v30i03.12937
  • AS IMPLICAÇÕES DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

    Andréa Moreno Pitelli, Cassiana Magalhães, Cristiane dos Santos Farias
    220-224
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v30i03.13352