FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO SUPERIOR DIANTE DA CRISE CIVILIZATÓRIA

um convite para olhar a partir da complexidade, da transdisciplinaridade e da pedagogia crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v30i03.13443

Palavras-chave:

Educação superior, Complexidade, Transdisciplinaridade, Pedagogia crítica

Resumo

Diante da crise civilizacional, mais evidente perante a pandemia da Covid-19, é necessário analisar e refletir sobre a prática educativa a partir de novas abordagens pedagógicas que permitam enfrentar a problemática educacional. Alguns autores falam, mais do que de uma pandemia, de uma Sindemia, o que exige posicionar nossa análise a partir de novas formas de olhar a realidade. Para isso, é necessário reconhecer a complexidade dos problemas educacionais e as características e condições dos atores sociais, professores e alunos. O ato pedagógico considera as diferentes posições da teoria educacional, especialmente a pedagogia crítica e a perspectiva sociocultural. Nesse sentido, além da complexidade e da transdisciplinaridade, considera-se necessário deixar o ensino tradicional para incorporar novas abordagens à “educação diferenciada” e à “pedagogia da alteridade”. A emancipação é essencial, com uma abordagem para descolonizar a formação e formas de compartilhar e co-construir conhecimentos. Nesse processo as epistemologias do Sul assumem grande relevância. Procuramos aqui reposicionar o papel crucial que desempenha o ensino, especificamente a didática no campo científico e cultural, ao analisar uma Pedagogia e uma didática da complexidade nos desafios de passar de um enfoque da educação e saúde individual para o da saúde coletiva. Aqui, a transdisciplinaridade é incorporada como referência para criar pontes de conhecimento entre disciplinas e pensamentos para a formação de profissionais no ensino superior. Busca resgatar discussões que colocam o conhecimento em seu processo social e as práticas educativas como contextos de formação em ciências da saúde e pedagogia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Antonio Jerónimo Montes, Universidad Nacional Autónoma de México

Profesor de Carrera de Tiempo Completo en la Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), Facultad de Estudios Superiores Zaragoza (FES Zaragoza, UNAM), Doctor en Pedagogía en la Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), con Maestría en Enseñanza Superior en la Universidad Nacional Autónoma de México, Diplomado en Investigación Educativa UNAM, Especialista en Formación Abierta y a Distancia a través de Redes Digitales por la Universidad de Murcia, España; Especialista en Tecnologías en Red (Tutor on-line) por la Universidad de Salamanca. Responsable del Grupo de Investigación y Formación en Educación Abierta y a Distancia utilizando los servicios de la Red Internet (Red RITUAL),  Coordinador de la RED IDEA de Innovación e Investigación para el Desarrollo de los Aprendizajes, integrante de la Cátedra UNESCO-ICDE de Movimiento Educativo Abierto.

Referências

BASILE, G. Salud Internacional Sur Sur: hacia un giro decolonial y epistemológico. En II Dossier de Salud Internacional Sur Sur, Ediciones GT Salud Internacional CLACSO. Diciembre, 2018.

SANTOS,B. de S.Construyendo las Epistemologías del Sur: para un pensamiento alternativo de alternativas / Boaventura De Sousa Santos; compilado por Maria Paula Meneseset al. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: CLACSO, 2018.

CARRISALES, C. R. Formación de la Experiencia Docente. Documento de Trabajo Quinto Congreso Nacional de Educación Normal.1987.

DANIELS, H. Vygotsky y la pedagogía. Barcelona: Paidós. 2003.

ENGESTRÖM, Y. Learning by expanding: An activity-theoretical approach to developmental research. Helsinki, Finland: Orienta-KonsultitOy. 1987.

FREIRE, P.: Pedagogía del oprimido. Montevideo, Tierra Nueva. México, Siglo XXI Editores, 1985.

FREIRE, P.Pedagogía de la esperanza. México: Siglo XXI.1993.

FREIRE, P.Pedagogíade la Indignación. Signo XXI. 2012.

FERRY,G.El trayecto de la formación. Los enseñantes entre la teoría y la práctica. Editorial Paidos, México. 1990.

FOX, K.;BRYANT, G.;LIN, N.;SRINIVASA, N. Time for Class – COVID-19 Edition Part 1: A National Survey of Faculty during COVID-19. Tyton Partners and Every Learner Everywhere, Julio 8, 2020, 32 pp. Disponible en:

https://www.everylearnereverywhere.org/resources/time-for-class-covid-19-edition/

GARCÍA,A. L. COVID-19 y educación a distancia digital: preconfinamiento, confinamiento y posconfinamiento. RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, v. 24, n.1, p. 09-32. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.5944/ried.24.1.28080

HEWITT, J. An exploration of community in a knowledge forum classroom: An activity system analysis. In S. A. BARAB, R. KLING; J. H. GRAY (Eds.), Designing for virtual communities in the service of learning, p. 210–238. Cambridge, UK: Cambridge UniversityPress. 2004.

HINE, C. Etnografía Virtual. Barcelona: Editorial UOC. Colección Nuevas Tecnologías y Sociedad. 2000.

HONORE, B.Para una Teoría de la Formación: dinámica de la formatividad, Madrid: Narcea ediciones.1980.

JACKSON, N. The concept of learning ecologies. In N. JACKSON; B. COOPER (Eds.), Lifewide Learning, Education & Personal Development (chapter A5). 2013. Disponible en: http://www.lifewideebook.co.uk/conceptual.html. Acceso:10 jun. 2021.

JONES, C. A relational, indirect, meso-level approach to CSCL design in the next decade. International Journal of Computer Supported Collaborative Learning, v, 1, n. 1, p. 35–56. 2005.

KUUTTI, K. The concept of activity as a basic unit of analysis for cscw research. Proc., CSCW ‘91 Proceedings of the 1992 ACM conference on Computer-supported cooperative work (pp. 249- 264). Amsterdam, Netherland. 1991.

KUUTTI, K.; ARVONEN, T. Identifying potential cscw applications by means of activity theory concepts: A case example. Proc., CSCW ‘92 Proceedings of the 1992 ACM conference on Computer-supported cooperative work. New York. 1992.

LEONT'EV, A. N. Problems of the development of the mind. Moscú: Progress Publisher. 1981.

MAINA, M.;GARCÍA I. Articulating Personal Pedagogies Through Learning Ecologies. In: GROS B., K., MAINA M. (Eds) The Future of Ubiquitous Learning. Lecture Notes in Educational Technology. Springer, Berlin, Heidelberg. 2016. doi.org/10.1007/978-3-662-47724-3_5.

OCAÑA, A.;ARIAS, M.Altersofia y Hacer Decolonial: epistemología 'otra' y formas 'otras' de conocer y amar.Utopía y Praxis Latinoamericana. v. 24, n. 85.2019

OCAÑA, A.;ARIAS, M.Hacer decolonial: desobedecer a la metodología de investigación.Hallazgos.v. 16 n. 31. 2019b.

ROCKWELL, E., MERCADO,R. La Práctica Docente y la Formación de Maestros. Cuadernos de Educación, DIE, México. 1986.

SMITH, L. T. DecolonizingMethodologies. Research and Indigenous People. UK: Zed Books. (1999).

WALSH, C. Notas pedagógicas desde las grietas decoloniales.Clivajes. Revista de Ciencias Sociales, v. II, n. 4, julio-diciembre.2015.

WALSH, C. Notas pedagógicas desde las grietas decoloniales. E-misférica, v. 11, n,1. 2014.

Downloads

Publicado

2021-12-22

Como Citar

Jerónimo Montes, J. A. (2021). FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO SUPERIOR DIANTE DA CRISE CIVILIZATÓRIA: um convite para olhar a partir da complexidade, da transdisciplinaridade e da pedagogia crítica. Momento - Diálogos Em Educação, 30(03), 30–47. https://doi.org/10.14295/momento.v30i03.13443

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.