Sobre a Revista

A Revista  Momento - Diálogos em Educação, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGEDU, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), há mais de 30 anos contribui para a disseminação do conhecimento, no campo da educação, publicação de textos em formato digital e com periodicidade quadrimestral. As produções devem ser inéditas e podem ser redirecionadas em português, espanhol ou inglês. Admite-se a submissão de propostas resultantes de pesquisas empíricas, provas teóricas, revisões e entrevistas na área da educação. Dessa forma, a revista busca fortalecer as redes de pesquisa nacionais e internacionais, promovendo e qualificando o debate educacional. Além disso, o periódico conta com uma política de acesso gratuito ao seu conteúdo e licença Creative Commonsdois artigos, seguindo o princípio de disponibilização, gratuitamente, de conhecimento científico e proporcionando maior democratização do conhecimento. Está inserido nas áreas de Educação e Formação, sendo referendado, no Qualis Periódicos 2017-2020 como A4. 

 

Anúncios

Chamada para submissão de artigos para o dossiê "Imprensa periódica e História da Educação"

2025-03-25

Chamada para submissão de artigos para o dossiê "Imprensa periódica e História da Educação" organizado pelas professoras Renata Brião de Castro (USP) e Rosianny Campos Berto (UFES). O dossiê será publicado no número 3 (set./dez.) de 2025 da Revista Momento.

Pesquisas que tomam periódicos como fontes e/ou objetos de investigação estão presentes na historiografia educacional brasileira há algumas décadas. Especificamente no campo da História da Educação, os periódicos são amplamente analisados por estudiosos do campo, a considerar o contexto de ampliação das fontes e de adoção de novas orientações teórico-metodológicas, a partir de meados dos anos 1980 (Galvão, Lopes, 2010).

Ao longo dessas décadas, observa-se a ampliação de estudos que analisam esse tipo de fonte, a partir de diferentes enfoques teórico-metodológicos, o que resulta em um conjunto significativo de produções que têm lugar nos principais eventos e periódicos acadêmicos do campo da História da Educação, nos quais os impressos se constituem como eixos de sessões temáticas. A ampliação dessas investigações se aprofunda com a disponibilização de impressos em acervos digitais nacionais – como é o caso da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional – e internacional. Entre as investigações correntes, encontram-se estudos dedicados a diferentes temáticas de pesquisa, que examinam uma diversidade de impressos periódicos produzidos no âmbito educacional ou fora dele.

 Destacam-se, entre essas investigações, a análise de periódicos escolares, da imprensa estudantil, das revistas pedagógicas e dos jornais que não necessariamente tinham destinação educacional, mas que fornecem elementos para a compreensão dos processos histórico-educacionais. Partindo de diferentes orientações teórico-metodológicas, esses estudos tomam a imprensa periódica, ora como fonte, ora como objeto material, em análises que procuram compreender processos como: a produção, a circulação e a apropriação de saberes; a prescrição de práticas pedagógicas; a formação docente; a implementação de reformas educativas; a produção estudantil; a circulação local, nacional e internacional de sujeitos e ideias pedagógicas; a circulação transnacional de modelos e objetos culturais.  Deste modo, o presente dossiê busca reunir um conjunto de textos que abarcam uma diversidade temporal, geográfica e temática, mas que possuem em comum a análise dos impressos no campo da História da Educação.

 

Os artigos vinculados ao dossiê serão recebidos no período de 25.03.2025 até 30.06.2025.
A submissão deverá ser feita na plataforma da revista na aba do dossiê correspondente:

https://periodicos.furg.br/momento/about/submissions

Saiba mais sobre Chamada para submissão de artigos para o dossiê "Imprensa periódica e História da Educação"

Edição Atual

v. 34 n. 1 (2025): Dossiê "POLÍTICAS EDUCACIONAIS, COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: “NOVO” PARADIGMA PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES?"
					Visualizar v. 34 n. 1 (2025): Dossiê "POLÍTICAS EDUCACIONAIS, COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: “NOVO” PARADIGMA PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES?"

Este dossiê pretende aprofundar o impacto de políticas de padronização curricular e da cultura da avaliação sobre a formação de professores, considerando os conceitos de “habilidades e competências”. Este tema vem se constituindo como objeto de estudo, logo, fonte de análise, por parte de um grupo de pesquisadores, nacionais e internacionais, em especial, diante da definição de novas políticas educacionais, tem influenciado a formação continuada de professores e a partir das competências e habilidades, assumem perspectivas meritocráticas tanto com os estudantes como com os professores. Atualmente, há muitas normatizações curriculares, dentre os quais podem ser citadas: diretrizes, parâmetros, orientações de documentos municipais e estaduais, entre outros, que enfatizam a necessidade dos professores para lidar com o desenvolvimento de habilidades e competências, bem como incluí-los como eixo norteador do currículo escolar. Da mesma forma, estes conceitos vêm sendo colocados como princípios formativos na formação de professores e são interpretados por formulários de políticas como essenciais para gerir “ambientes de aprendizagem” e o desempenho profissional.
Assim sendo, este dossiê propõe como analise a formação proposta para um “professor do futuro”, considerando políticas públicas em movimento, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Brasil, observando os processos de apropriação, ressignificação e (re)interpretação gerados por professores envolvidos por esta política e outras igualmente significativas. Assim, este dossiê se inscreve na perspectiva de análises em respeito às concepções e perspectivas didático-pedagógicas presentes em políticas públicas educacionais, observando as representações docentes sobre estas propostas. Diferente de outros estudos, o dossiê privilegiará as análises sobre a criação de um paradigma formativo e seus possíveis impactos e desdobramentos sobre a docência e avaliação.

Publicado: 2025-03-25

Edição completa

Dossiê temático

Resenha

Ver Todas as Edições