Sobre a Revista

A Revista  Momento - Diálogos em Educação, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGEDU, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), há mais de 30 anos contribui para a disseminação do conhecimento, no campo da educação, publicação de textos em formato digital e com periodicidade quadrimestral. As produções devem ser inéditas e podem ser redirecionadas em português, espanhol ou inglês. Admite-se a submissão de propostas resultantes de pesquisas empíricas, provas teóricas, revisões e entrevistas na área da educação. Dessa forma, a revista busca fortalecer as redes de pesquisa nacionais e internacionais, promovendo e qualificando o debate educacional. Além disso, o periódico conta com uma política de acesso gratuito ao seu conteúdo e licença Creative Commonsdois artigos, seguindo o princípio de disponibilização, gratuitamente, de conhecimento científico e proporcionando maior democratização do conhecimento. Está inserido nas áreas de Educação e Formação, sendo referendado, no Qualis Periódicos 2017-2020 como A4. 

 

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Resultado Final do Edital de Propostas de dossiês temáticos (2024-2025)-Revista Momento

2023-12-12

A Revista Momento-Diálogos em Educação agradece profundamente o envio das propostas de dossiês pela comunidade. Ao todo, recebemos 7 propostas de dossiês, das quais 6 foram aprovadas. Dada a qualidade das propostas enviadas, o Comitê Editorial decidiu por aceitar um número superior ao que estava previsto no edital uma vez que atenderam aos critérios previstos no Edital de chamada pública. 

O resultado pode ser consultado abaixo. 

Atenciosamente,

Editoras

Carol Braga Michel

Magda de Abreu Vicente

 

Saiba mais sobre Resultado Final do Edital de Propostas de dossiês temáticos (2024-2025)-Revista Momento

Edição Atual

v. 32 n. 03 (2023): Dossiê: Educação, migrações internacionais e o contexto brasileiro
					Visualizar v. 32 n. 03 (2023): Dossiê: Educação, migrações internacionais e o contexto brasileiro

A pesquisa em educação está em constante mudança. Novos campos de investigação surgem a partir de transformações sociais, econômicas e culturais que atravessam a escola. Uma mudança que tem impactado a educação brasileira é a presença crescente de crianças, adolescentes, jovens e adultos, migrantes e refugiados de diversos países, na educação básica e superior. É nesta conjuntura, e no desafio de pensar os processos educativos para os povos migrantes, que apresentamos o dossiê Educação, Migrações Internacionais e o contexto brasileiro. 

O dossiê foi organizado a partir de dois objetivos: o primeiro consiste em refletir, teórica e empiricamente, sobre a interlocução entre educação e migrações internacionais a partir de três esferas políticas: a nacional, a estadual e a municipal. Assim, os estudos se propõem a pensar o tema tanto de forma ampla como de forma localizada. O segundo objetivo consiste em possibilitar aos leitores e leitoras a compreensão sobre os desafios de se efetivar o direito à educação nos mais diferentes níveis e etapas de ensino, considerando: processos de matrícula, inclusão, formação docente, políticas educacionais, aprendizagem da língua portuguesa, relação escola-família, acesso à educação superior e práticas educativas. 

A partir destas dimensões, o leitor terá acesso a nove artigos e uma entrevista. Contemplamos no conjunto de textos uma diversidade de autores e de contextos geográficos. Tal diversidade aponta o que já é expresso no título deste dossiê: o tema da educação e migrações internacionais não é um tema local ou regional, mas um tema nacional, presente em diversas regiões de nosso país. Esperamos assim que o dossiê possibilite ao leitor uma visão ampla do tema, tendo em mente a complexidade e as particularidades de cada contexto a qual o estudo foi produzido.

Publicado: 2024-01-09

Edição completa

Apresentação

  • OS EFEITOS DAS MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

    16-20
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i03.16478

Dossiê temático

  • O DIREITO À EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS MIGRANTES incluir ou integrar?

    Stéfani Rafaela Pintos da Rocha, Geovana Mendonça Lunardi Mendes
    21-39
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i03.16035
  • O PROCESSO DE INCLUSÃO NO AMBIENTE ESCOLAR estratégias de crianças e adolescentes migrantes no Rio de Janeiro

    Gabriela Azevedo de Aguiar, João Paulo Rossini, Adriana M. Assumpção
    40-62
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i03.16004
  • THE INCLUSION PROCESS IN THE SCHOOL ENVIRONMENT strategies of migrant children and adolescents in Rio de Janeiro

    Gabriela Azevedo de Aguiar, João Paulo Rossini Teixeira Coelho, Adriana Maria de Assumpção; Francisca Azevedo de Aguiar
    63-84
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i03.16544
  • VIOLAÇÃO AO DIREITO À EDUCAÇÃO inclusão escolar e demandas educacionais especializadas de crianças e adolescentes migrantes venezuelanos

    André Viana Custódio, Gladir da Silva Cabral, Johana Cabral
    85-109
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i03.15962
  • EDUCAÇÃO INFANTIL E MIGRAÇÃO análise das matrículas das crianças migrantes no Censo Escolar 2020 no Estado de São Paulo

    Sabrina Leite Santos, Deborah Piego, Anete Abramowicz
    110-128
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i03.15988
  • EQUIDADE NA EDUCAÇÃO E ESTUDANTES EM SITUAÇÃO DE REFÚGIO: reflexões sobre a educação pública universal

    Priscilla Franco Rocha, Erlando da Silva Rêses, Lara Andréia Sant’ana Cardoso
    129-148
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i03.16011
  • EDUCAÇÃO, MIGRAÇÃO E OS SENTIDOS DA ESCOLA PARA FAMÍLIAS HAITIANAS

    Cláudia Valente Cavalcante, Daniela Colella Zuniga Ludovico
    149-169
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i03.16034
  • UMA PESQUISA NARRATIVA SOBRE ENSINO DE LÍNGUAS E FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS POR ADOLESCENTES VENEZUELANOS EM REFÚGIO NO BRASIL

    Daianne Castilho Silva, Viviane Bengezen
    170-194
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i03.15866
  • ARE HUMAN RIGHTS THE RIGHTS WE HAVE? ENEM’s essay and Venezuelan students in Brazil

    Daniel Guillermo Gordillo Sánchez, Maria Eulina Pessoa de Carvalho
    195-219
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i03.16060
  • REFÚGIO E UNIVERSIDADE um estudo de casos sobre políticas de acesso à educação superior para pessoas refugiadas

    Jaqueline Bertoldo, Tatyana Scheila Friedrich
    220-243
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i03.15982
  • ENTREVISTA COM LINEU NORIO KOHATSU Desafios e perspectivas da pesquisa em Educação e Migrações Internacionais no Brasil

    Rômulo Sousa de Azevedo, Carolina de Campos Borges, Mariana Godoy Martins
    244-250
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i03.15979

Artigos de fluxo contínuo

  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL um estudo de caso sobre os cursos de licenciatura do Ifap /campus Macapá

    Adriana Valeria Barreto de Araujo, Liliane Barreira Sanchez
    251-271
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i03.14591
  • POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO SISTEMA ESTADUAL DO PARÁ

    Roberto Lima, Catia
    272-298
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i03.14588
  • METODOLOGIAS ATIVAS NOS CURSOS TÉCNICOS EM ENFERMAGEM o que dizem as pesquisas nos cursos de pós-graduação stricto sensu brasileiros

    Carla Daiane Silva Rodrigues, Roberta Pasqualli
    298-316
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i03.14959
  • PROJETO DE EXTENSÃO MOVIMENTA a Educação Física na Educação Infantil em Tempos de Pandemia

    Luciana Toaldo Gentilini Avila
    317-335
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i03.14326
  • O PROJETO ESPORTIVO SOCIAL JOGA AURORA NA PERSPECTIVA DAS CRIANÇAS EGRESSAS E FAMÍLIAS

    Lucas Ressler dos Santos, Diego Matheus Schaab, Denise Bolzan Berlese, Magale Konrath
    336-352
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i03.14396
  • O BULLYING COMO MOTIVAÇÃO PARA DEBATES SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA

    Thales Santos, Paulo Henrique de Queiroz Nogueira
    353-376
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i03.14858
  • BULLYING AS A MOTIVATION FOR DEBATES ABOUT GENDER AND SEXUALITY AT SCHOOL

    Thales Santos, Paulo Henrique de Queiroz Nogueira
    377-399
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i03.16546
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