O maquinário da Indústria Cultural por trás dos Jogos de Aposta Esportiva

considerações a partir de um Projeto de Educação Popular em Ciências

Autores

Palavras-chave:

Drogas digitais, Indústria Cultural, Jogos de aposta, Propaganda, Redução de Danos

Resumo

A regulamentação dos jogos de aposta esportiva no Brasil impulsionou a publicidade que utiliza estratégias visuais e emocionais para atrair consumidores, principalmente o público jovem. A Indústria Cultural, através de suas propagandas, promove uma ideologia de consumo das bets com uma falsa sensação de liberdade para o consumo. Este artigo apresenta um relato de experiência de uma oficina que analisou percepções e desenvolveu uma reflexão crítica sobre a Indústria Cultural e as propagandas de bets. Para coletar os dados, utilizamos um questionário e as observações das discussões sobre as propagandas. Os dados das observações da oficina foram analisados à luz do referencial metodológico de Mikhail Bakhtin. Constatamos que a maioria dos estudantes conhece os possíveis impactos das bets, como perdas financeiras e vícios, e que as propagandas incentivam o consumo através de diversos mecanismos, principalmente utilizando celebridades. Os estudantes identificaram várias motivações para o consumo de jogos de apostas, incluindo pagar dívidas, ganhar dinheiro, falta de emprego, diversão e influências das propagandas. Uma parcela dos participantes criticou as propagandas de apostas por serem enganosas e entediantes. Elas são vistas como desnecessárias e ativam gatilhos em indivíduos com histórico de dependência. A partir das observações deste relato de experiência, reconhecemos a pedagogia da Redução de Danos como uma forma eficaz de sensibilizar sobre o consumo de jogos de aposta, considerando os múltiplos fatores e contextos histórico-culturais que influenciam esse comportamento, promovendo um diálogo acolhedor e sem julgamentos.

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Biografia do Autor

João Paulo Cunha Parada, Instituto Oswaldo Cruz

Doutorando em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde  do Instituto Oswaldo Cruz (PPGEBS/IOC/Fiocruz). Mestre em Ciências (PPGEBS/IOC/Fiocruz). Especialista em Ensino de Ciências e Biologia (PROPGPEC/Colégio Pedro II). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Educação e Drogas (GPED/UERJ).

Francisco José Figueiredo Coelho, Instituto Oswaldo Cruz

Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Química (PEQui/UFRJ). Doutor em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (PPGEBS/IOC/Fiocruz). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Educação e Drogas (GPED/UERJ) e do PPGEBS/IOC/Fiocruz.

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Publicado

2025-07-11

Como Citar

Cunha Parada, J. P., & Figueiredo Coelho, F. J. (2025). O maquinário da Indústria Cultural por trás dos Jogos de Aposta Esportiva: considerações a partir de um Projeto de Educação Popular em Ciências. Momento - Diálogos Em Educação, 34(2). Recuperado de https://periodicos.furg.br/momento/article/view/18824

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