INTERFACES ENTRE PESQUISA, EXTENSÃO E INOVAÇÃO NO TRABALHO DO REPOSITÓRIO DIGITAL TATU

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v33i1.16507

Palavras-chave:

Repositório Digital Tatu, Ensino, Pesquisa, Extensão, Alunos

Resumo

As constituições técnicas e teóricas dos repositórios digitais são essenciais para o seu desenvolvimento e sucesso, no entanto, o seu potencial para a promoção do ensino, pesquisa e extensão é fundamental para a concepção de espaços colaborativos e formativos tanto para quem se utiliza dos acervos dos repositórios como fonte e objeto de pesquisa, como para quem atua no seu processo de constituição e ampliação e que tem nos repositórios e, a partir da articulação entre grupos de pesquisa e universidades, uma oportunidade de aproximação com o trabalho de organização, identificação e tratamento de documentos e materiais com potencial de interpretação e campo de pesquisa. Considerando tal perspectiva, este artigo buscará demonstrar o trabalho realizado pelo Repositório Digital Tatu, vinculado à Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus Bagé, por meio do Grupo de Pesquisa em História da Educação, Repositórios Digitais e Acervos Históricos (PHERA), em sua dimensão da força humana e produtiva que planeja e constrói os materiais disponibilizados pelo repositório e que tem sua origem nos bancos acadêmicos dos cursos de licenciatura da Unipampa. O objetivo é explorar o potencial dos repositórios digitais em sua concepção e processo de organização de modo a demonstrar a sua capacidade de fomento a iniciativas de pesquisa, extensão e inovação entre alunos da graduação, incentivados por bolsas de iniciação científica, que passam a vivenciar experiências complementares a sua formação acadêmica-profissional. Espera-se, então, que este artigo seja capaz de destacar a idealização do repositório e o trabalho realizado, amadurecido nas potencialidades de seus alunos.

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Biografia do Autor

Alessandro Bica, Unipampa

Doutor em Educação pela Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Professor efetivo na Universidade Federal do Pampa. Líder do grupo de pesquisa em História da Educação, Repositórios Digitais e Acervos Históricos (PHERA). E-mail de contato: alessandrobica@unipampa.edu.br, https://orcid.org/0000-0003-2532-5007.

Simôni Costa Monteiro Gervasio, UNIPAMPA

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Mestre em Ensino pela Universidade Federal do Pampa. Professora substituta na Universidade Federal do Pampa. Membro do grupo de pesquisa em História da Educação, Repositórios Digitais e Acervos Históricos (PHERA) e do Centro de Estudos e Investigações em História da Educação (CEIHE)

Raissa Lamadril da Silva Silveira, UNIPAMPA

Mestranda em Ensino pela Universidade Federal do Pampa. Membro do grupo de pesquisa em História da Educação, Repositórios Digitais e Acervos Históricos (PHERA)

Referências

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Publicado

2024-04-16

Como Citar

Bica, A., Costa Monteiro Gervasio, S., & Lamadril da Silva Silveira, R. (2024). INTERFACES ENTRE PESQUISA, EXTENSÃO E INOVAÇÃO NO TRABALHO DO REPOSITÓRIO DIGITAL TATU. Momento - Diálogos Em Educação, 33(1), 131–149. https://doi.org/10.14295/momento.v33i1.16507

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