INTERFACES ENTRE PESQUISA, EXTENSÃO E INOVAÇÃO NO TRABALHO DO REPOSITÓRIO DIGITAL TATU
DOI :
https://doi.org/10.14295/momento.v33i1.16507Mots-clés :
Repositório Digital Tatu, Ensino, Pesquisa, Extensão, AlunosRésumé
As constituições técnicas e teóricas dos repositórios digitais são essenciais para o seu desenvolvimento e sucesso, no entanto, o seu potencial para a promoção do ensino, pesquisa e extensão é fundamental para a concepção de espaços colaborativos e formativos tanto para quem se utiliza dos acervos dos repositórios como fonte e objeto de pesquisa, como para quem atua no seu processo de constituição e ampliação e que tem nos repositórios e, a partir da articulação entre grupos de pesquisa e universidades, uma oportunidade de aproximação com o trabalho de organização, identificação e tratamento de documentos e materiais com potencial de interpretação e campo de pesquisa. Considerando tal perspectiva, este artigo buscará demonstrar o trabalho realizado pelo Repositório Digital Tatu, vinculado à Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus Bagé, por meio do Grupo de Pesquisa em História da Educação, Repositórios Digitais e Acervos Históricos (PHERA), em sua dimensão da força humana e produtiva que planeja e constrói os materiais disponibilizados pelo repositório e que tem sua origem nos bancos acadêmicos dos cursos de licenciatura da Unipampa. O objetivo é explorar o potencial dos repositórios digitais em sua concepção e processo de organização de modo a demonstrar a sua capacidade de fomento a iniciativas de pesquisa, extensão e inovação entre alunos da graduação, incentivados por bolsas de iniciação científica, que passam a vivenciar experiências complementares a sua formação acadêmica-profissional. Espera-se, então, que este artigo seja capaz de destacar a idealização do repositório e o trabalho realizado, amadurecido nas potencialidades de seus alunos.
Téléchargements
Références
AGUIAR, Lucia Cristina da Cunha. O perfil da iniciação científica no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho e no Departamento de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 1997. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) – Centro de Ciências da Saúde/Instituto de Ciências Biomédicas, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 1997. Disponível em https://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses/#!/ Acesso em 14 dez. 2023
BICA Alessandro Carvalho; RODRIGUES, Tobias de Medeiros; GERVASIO, Simôni Costa Monteiro. Tatu Maganize: Os modos de ser e fazer do Repositório Digital Tatu. História da Educação, 23, e88290. Epub March 28, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2236-3459/88290 . Acesso em: 24 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/2236-3459/88290
______. A materialidade dos acervos históricos e o trabalho de preservação digital: o caso do Repositório Digital Tatu. Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura, Campinas, SP, v. 31, n. 00, p. e023013, 2023. DOI: 10.20396/resgate.v31i00.8671148. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8671148. Acesso em: 27 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.20396/resgate.v31i00.8671148
FERNANDES, Marcelo Costa; SILVA, Lucilane Maria Sales da; MACHADO, Ana Larissa Gomes; MOREIRA, Thereza Maria Magalhães. Universidade e a Extensão Universitária: a visão dos moradores das cidades circunvizinhas. Educação em Revista, Belo Horizonte, ano 2012, n. 04, p. 169-194, dez. 2012 DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-46982012000400007
MARTINS, Lígia Márcia. Ensino-Pesquisa-extensão como fundamento metodológico da construção do conhecimento na universidade. [s.l], [s.d]. Disponível em: http://www.umcpos.com.br/centraldoaluno/arquivos/16_09_2011_134/Ensino_pesqui sa_extensao_como_fundamento_metodologico_da_construcao_do_conhecimento_n a_universidade.pdf Acesso em 15 dez 2023.
RODRIGUES, Tobias de Medeiros. As contribuições do Repositório Digital Tatu da UNIPAMPA para a pesquisa e pesquisadores em história da educação. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Federal do Pampa, Bagé, 2020. Disponível em https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5950 Acesso em: 15 dez. 2023 DOI: https://doi.org/10.31560/pimentacultural/2023.96429.5
SEVERINO, Antonio Joaquim. Competência técnica e sensibilidade ético - política: o desafio da formação dos professores. Formação de professores: subsídios ao debate do plano estadual de educação. Tradução . São Paulo: FEDEP - SP, 2002. Acesso em: 15 dez. 2023.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Momento - Diálogos em Educação 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
À Revista Momento − Diálogos em Educação, ficam reservados os direitos autorais, de todos os artigos nela publicados.