Dificuldades da docência no cenário digital:contornos e práticas de sala de aula

Autores

  • Erika Giacometti-Rocha Berribili UFSCAr
  • Daniel Mill Universidade Federal de São Carlos
  • Maria Iolanda Monteiro Universidade Federal de São Carlos
  • Rafaela Marchetti Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v28i1.7073

Palavras-chave:

Cultura digital. Sala de aula. Docência.

Resumo

No cenário da cultura digital, surgem inovações técnicas constantes para os dispositivos digitais ao ponto de hoje ser muito mais úteis e funcionais. Escolas públicas são contempladas com programas de informática, cujo sistema um aluno por computador e todas as escolas particulares também têm os “laboratórios de informática”, mas há os celulares que, a despeito de alguns educadores, fazem parte da realidade dos alunos e professores. A questão é que esse contexto, segundo educadores, tem seguido com muitos percalços. Este artigo propõe abrir a reflexão para as práticas na sala de aula e, por isso, apresenta a educação brasileira do ponto de vista sócio-histórico, em uma tentativa de elucidar as dificuldades que o professor enfrenta nas escolas com a presença das TDIC. As disciplinas, consideradas sine qua non da interação professor-aluno em sala, sempre foi um problema no Brasil, muito antes de as TDIC fazerem parte da realidade da sala de aula, mas precisam ser repensadas em outros termos a partir de agora.

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Biografia do Autor

Erika Giacometti-Rocha Berribili, UFSCAr

Doutoranda em Educação (PPGE) na Linha Educação, Cultura e Subjetividade pela UFSCar (2016). Mestrado em Ciência Tecnologia e Sociedade (PPGCTS) na Linha Linguagem, Comunicação e Ciência pela UFSCar (2013-2015). Pesquisa sobre o Impacto sociocultural e cognitivo das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação com fomento da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) concluído. Graduação em Letras-Francês pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1998-2002). Integrante do Grupo Horizonte (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens). Integrante do Grupo de Teoria Crítica e Educação da UFSCar. Tutora Virtual na SEaD- UFSCar e Professora no Curso de Especialização Edutec-SEaD/UFSCar.

Daniel Mill, Universidade Federal de São Carlos

Departamento de Educação / Coord. UAB / SEaD / UFSCar Lattes: http://lattes.cnpq.br/1515286597269486 Grupo Horizonte: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8247769850694740 Especialização em Educação e Tecnologias: http://edutec.ead.ufscar.br

Maria Iolanda Monteiro, Universidade Federal de São Carlos

Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993), mestrado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2006). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em métodos e técnicas de ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: práticas e saberes docentes, êxito e fracasso escolar, alfabetização, letramento, variação linguística, educação a distância, formação inicial e continuada de educadores da educação básica. Realizou pós-doutorado na Faculdade de Educação da Universidade de Campinas (2010). Professora Adjunta III da Universidade Federal de São Carlos, atuando no curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade presencial e a distância.

Rafaela Marchetti, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Licenciatura Em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP de Araraquara), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos/UFSCAR (2015) e doutoranda em Educação na linha de pesquisa Educação, Cultura e Subjetividade no PPGE da Universidade Federal de São Carlos/UFSCAR. Cursou três especializações: uma, em Educação Infantil pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR); outra em Alfabetização e letramento pela Faculdade São Luís/Jaboticabal; e a outra, em Educação Especial com ênfase em Deficiência Intelectual pela Faculdade São Luís/Jaboticabal. Participa do Grupo de Pesquisas GEPEPDH (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação: Participação Democrática e Direitos Humanos). Este grupo tem como um de seus objetivos centrais, compreender a como foi construída a trajetória de alunos protagonistas de violência, a partir do contexto escolar. Também participa de pesquisas relacionadas a Políticas Públicas e Gestão Escolar. É professora da Educação Infantil no município de São Carlos, e atuou como formadora do Curso de Extensão em Conselho Escolar ofertado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)

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Publicado

2019-04-25

Como Citar

Giacometti-Rocha Berribili, E., Mill, D., Monteiro, M. I., & Marchetti, R. (2019). Dificuldades da docência no cenário digital:contornos e práticas de sala de aula. Momento - Diálogos Em Educação, 28(1), 294–311. https://doi.org/10.14295/momento.v28i1.7073

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