Dificuldades da docência no cenário digital:contornos e práticas de sala de aula

Erika Giacometti-Rocha Berribili, Daniel Mill, Maria Iolanda Monteiro, Rafaela Marchetti

Resumo


No cenário da cultura digital, surgem inovações técnicas constantes para os dispositivos digitais ao ponto de hoje ser muito mais úteis e funcionais. Escolas públicas são contempladas com programas de informática, cujo sistema um aluno por computador e todas as escolas particulares também têm os “laboratórios de informática”, mas há os celulares que, a despeito de alguns educadores, fazem parte da realidade dos alunos e professores. A questão é que esse contexto, segundo educadores, tem seguido com muitos percalços. Este artigo propõe abrir a reflexão para as práticas na sala de aula e, por isso, apresenta a educação brasileira do ponto de vista sócio-histórico, em uma tentativa de elucidar as dificuldades que o professor enfrenta nas escolas com a presença das TDIC. As disciplinas, consideradas sine qua non da interação professor-aluno em sala, sempre foi um problema no Brasil, muito antes de as TDIC fazerem parte da realidade da sala de aula, mas precisam ser repensadas em outros termos a partir de agora.

Palavras-chave


Cultura digital. Sala de aula. Docência.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, M. E. B. Narrativa sobre a própria formação e a formação de professores na integração entre currículo e TDIC. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, v.1 n. 1, 2013, p. 34-56.

BÉVORT, E.; BELLONI, M. L. Media education: concepts, history and perspectives. Educação & Sociedade, v. 30, n. 109, p. 1081-1102, 2009.

CASTELLS, M. A Era da Informação: economia, sociedade e cultura. Vol. I: Sociedade em Rede. 5ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001.

CASTELLS, M. O poder da identidade. São Paulo: Paz e Terra, p. 21-92, 1999.

CHARLOT, B. Da relação com o saber às práticas educativas. Cortez Editora, 2014. Versão Kindle.

FANTIN, M.; RIVOLTELLA, P. C. Cultura Digital e Escola: pesquisa e formação de professores. 1ª Ed, São Paulo: Papirus, 2012.

FIORENTINI, L. M. R. Introdução à educação digital: guia do formador. Brasília: MEC/SEED, 2008. Disponível em:. Acesso em: 30 set. 2013.

GONNET, J; BELLONI, M.L. Educação e mídia. São Paulo: Edições Loyola, 2004.

MENDES, M.; ALMEIDA, M. E. B. Utilização do laptop educacional em sala de aula. O computador portátil na escola: mudanças e desafios nos processos de ensino e aprendizagem. São Paulo: Avercamp, 2011.

MEYROWITZ, J. No sense of place: the impact of electronic media on social behavior. London: Oxford University Press, 1985.

MILL, D. Escritos sobre educação: desafios e possibilidades para ensinar e aprender com as tecnologias emergentes. 1ª. ed., p. 11-38, São Paulo: Paulus, 2013.

MILL, D.; JORGE, G. Sociedades grafocêntricas digitais e educação: sobre letramento, cognição e processos de inclusão na contemporaneidade. In: MILL, D. (org.). Escritos sobre educação: desafios e possibilidades para ensinar e aprender com as tecnologias emergentes. São Paulo: Paulus, 2013.

PORTO, T. M. E. As tecnologias estão nas escolas. E agora, o que fazer com elas? In: Cultura digital e escola: pesquisa e formação de professores. Papirus: São Paulo, 2012. p.167-194.

PRENSKY, M. R. Digital natives, digital immigrants part 1. On the horizon, v. 9, n. 5, p. 1-6, 2001.

SANTAELLA, L. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013. Versão Kindle.

SANTAELLA, Lucia. Revisitando o corpo na era da mobilidade. Comunicação e mobilidade, p. 123, 2010. Disponível em < http://www.repositorio.ufba.br:8080/ri/bitstream/ufba/166/1/Comunicacao%20e%20mobilidade.pdf#page=123> Acesso em: mai 2014.

SÃO PAULO. Lei nº 12.730, de 11 de outubro de 2007. Proíbe o uso de telefone celular nos estabelecimentos de ensino do Estado, durante o horário de aula. Diário Oficial do Estado de São Paulo, São Paulo, S.P, de 12 de out. 2007.

SOUSA, J. K. L. L. de. Segunda Geração da Teoria do Meio: a contribuição de Meyrowitz. In: IV Encontro dos Núcleos de Pesquisa da Intercom, 2004. Anais..., Belo Horizonte, 2004. p.1-14.

DESSEN, M. A.; POLONIA, A. A família e escola como contextos de desenvolvimento humano. Paidéia, v. 17, n. 36, p. 21-32, 2007.




DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v28i1.7073

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


MOMENTO - Diálogos em Educação, E-ISSN 2316-3100, Rio Grande/RS, Brasil

PROPESQ
PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ