O professor “subversivo” e seu controle: poder docente no cinema sob a óptica dos Estudos Culturais
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v26i2.6700Palavras-chave:
Poder docente, Cinema, A Onda, Sociedade dos Poetas Mortos.Resumo
O presente artigo analisa a representação docente nos seguintes filmes: A Onda e Sociedade dos Poetas Mortos. Assim, observamos a figura do professor e a forma como ele atua em sala de aula como subversivas, seja quando encoraja a transgressão ou, ainda, quando suas ações demandam certo disciplinamento da instituição escolar. Justifica-se tal temática devido aos debates que ocorrem na contemporaneidade com relação ao papel do professor e os intentos que buscam controlar a prática docente. Essa tarefa situa-se a partir dos Estudos Culturais e dos estudos foucaultianos das relações de poder.Downloads
Referências
A Onda. Produção de Christian Becker. Alemanha: Rat Pack Filmproduktion. 2008. Filme (101 minutos).
CAMOZZATO, Viviane Castro. Entre a pedagogia legisladora e as pedagogias intérpretes. Revista Brasileira de Educação, Campinas, São Paulo, v.21, n. 61, 2015. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v20n61/1413-2478-rbedu-20-61-0501.pdf
CIPRIANO, Jucelma Cardoso; UGGIONI, Giovana da Silva. Sociedade dos Poetas Mortos: Uma análise desmistificadora da imagem do professor herói. In: IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - IX ANPED SUL, 2012, Caxias do Sul. IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - IX ANPED SUL. Caxias do Sul: UCS, 2012.
COSTA, Marisa Vorraber; ANDRADE, Paula Deporte. Na produtiva confluência entre Educação e Comunicação, as pedagogias culturais contemporâneas. In: 36ª RN ANPED, Goiânia, out. 2013. GT 16 “Educação e Comunicação”. Disponível em http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_aprovados/gt16_trabalhos_pdfs/gt16_2912_texto.pdf
COSTA, Marisa Vorraber; SILVEIRA, Rosa Maria Hessel; SOMMER, Luis Henrique. Estudos culturais, educação e pedagogia. Revista Brasileira de Educação, Campinas, São Paulo, n. 23, p. 36-61, 2003. Disponível em http://www.redalyc.org/pdf/275/27502304.pdf
COSTA, Marisa Vorraber. Mídia, magistério e política cultural. In: COSTA, Marisa Vorraber (Org.). Estudos Culturais em Educação: mídia, arquitetura, brinquedo, biologia, literatura, cinema... Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 2000a. P. 73-91.
DA ROCHA, Demerval Florêncio. ANÁLISE DO FILME SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS. Disponível em: http://filosofiabarata.com.br/upload/artigos_arq/29_53.doc. Acesso em 24.03.2016.
ELLSWORT, Elizabeth. Modos de endereçamento: uma coisa de cinema; uma coisa de educação também. In: SILVA, Tomaz Tadeu da. Nunca fomos humanos – nos rastros do sujeito. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
FABRIS, Eli Henn. Cinema e educação: um caminho metodológico. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 33, n. 1, p. 117-134, jan./jun. 2008.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Organização e tradução: Roberto Machado. Rio de Janeiro: Edições Graal, v. 4, 1979.
FABRIS, Eli Henn. Hollywood e a produção de sentidos sobre o estudante. Estudos culturais em Educação. COSTA, Marisa Vorraber (org.). Estudos culturais em educação: mídia, arquitetura, brinquedo, biologia, literatura, cinema... Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2000.
FISCHER, Rosa Maria Bueno. Foucault e a Análise do discurso em educação. Cadernos de Pesquisa, n. 114, p.197-223, novembro/ 2001.
TELES, Paulo Roberto Alves. A Experiência Fascista na Ótica de A Onda (Die Welle, 2008). Cadernos do Tempo Presente, n. 01, 2010.
Sociedade dos Poetas Mortos. Produção de Peter Weir. EUA: Abril Vídeo, 1989. Filme (128 minutos).
VEIGA-NETO, Alfredo. Algumas raízes da Pedagogia moderna. Pedagogia em conexão. Canoas: Editora da ULBRA, p. 65-83, 2004.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À Revista Momento − Diálogos em Educação, ficam reservados os direitos autorais, de todos os artigos nela publicados.