O professor “subversivo” e seu controle: poder docente no cinema sob a óptica dos Estudos Culturais

Autores

  • Elvis Patrik Katz Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Keli Avila dos Santos Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Andresa Silva da Costa Mutz Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v26i2.6700

Palavras-chave:

Poder docente, Cinema, A Onda, Sociedade dos Poetas Mortos.

Resumo

O presente artigo analisa a representação docente nos seguintes filmes: A Onda e Sociedade dos Poetas Mortos. Assim, observamos a figura do professor e a forma como ele atua em sala de aula como subversivas, seja quando encoraja a transgressão ou, ainda, quando suas ações demandam certo disciplinamento da instituição escolar. Justifica-se tal temática devido aos debates que ocorrem na contemporaneidade com relação ao papel do professor e os intentos que buscam controlar a prática docente. Essa tarefa situa-se a partir dos Estudos Culturais e dos estudos foucaultianos das relações de poder.

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Biografia do Autor

Elvis Patrik Katz, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mestrando em Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, onde cursou Licenciatura em História. Na graduação, foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, Subprojeto História, em 2013, e do Subprojeto Interdisciplinar, em 2014. Também realizou pesquisa sobre o impacto da construção da Rodovia Presidente Kennedy (RS-13) nas populações da Serra do Botucaraí, com ênfase para os aspectos socioeconômicos, durante as décadas de 50 e 60. Atualmente desenvolve análise dos discursos proferidos pelo movimento "Escola Sem Partido". É membro do Grupo de Estudos em Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande - GEECAF/FURG.

Keli Avila dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Experiência em educação, com ênfase nas áreas de Ed. Infantil, Ens. Fundamental de 1° ao 5° ano, Ed de Jovens e Adultos 1° bloco 1° ao 4° ano, ( Gestão, Coordenação, Supervisão, Orientação) em escolas, Gestão da Educação em empresas, Ongs, Hospitais, atuando com mediação entre: Família, Trabalho, Saúde e Lazer. Experiência na área da pesquisa como bolsista do CNPq de iniciação científica atuando no projeto O patrimônio cultural e ambiental do Município do Rio Grande: fonte para a inserção da Educação Patrimonial no local. Participação como voluntária no projeto de extensão Mapeamento, análise e universalização de políticas afirmativas voltadas á inserção curricular da História e da cultura Afro-Brasileira no Município do Rio Grande. Experiência na área da pesquisa atuando como monitora da pesquisa " Ensino de História e Consciência histórica, trabalhando na realização de análises sobre as ideias históricas de alunos no Ensino Fundamental, realizada na Escola Estadual Barão de Cerro Largo. Bolsista de ensino na Unidade ICHI- Instituto de Ciências Humanas e da Informação, no projeto 0207/2013- Oficinas de escrita e metodologia da escrita da história. Bolsista de Extensão no projeto Interferência Cultural junto a Escola Cidade do Rio grande desenvolvendo práticas na Educação Infantil e em Pontos de Cultura. Bolsista do Projeto de Extensão Resgate e implementação dos direitos sócio assistenciais desenvolvendo atividades de monitória nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, colaborando na Escrita de um livro alusivo aos 20 anos da Escola Caic e ministrando Oficinas para os Anos Finais do Ensino Fundamental. Estagiária na Escola CAIC/FURG, ministrando aulas de História nos anos finais do ensino fundamental. Atualmente bolsista do projeto de extensão O Idoso na Universidade,aluna do mestrado em educação da FURG e membro do Grupo de Estudos em Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande - GEECAF/FURG.

Andresa Silva da Costa Mutz, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Licenciada em História. Mestre (2009) e Doutora (2013) em Educação na linha dos Estudos Culturais. Tem experiência como bolsista de iniciação científica CNPq/PIBIc durante a Graduação e CAPES na Pós-Graduação. As pesquisas estão concentradas na área da Educação com foco nas questões relativas à relação entre Cultura, Consumo e Meio ambiente. Docente no ensino fundamental e médio por 10 anos. No Ensino Superior na FURG atua como professora da Graduação e do Mestrado em Educação. Pesquisadora no grupo de pesquisa do Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - NECCSO/UFRGS e no Grupo de Estudos em Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande - GEECAF/FURG

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Publicado

2017-12-19

Como Citar

Katz, E. P., Santos, K. A. dos, & Mutz, A. S. da C. (2017). O professor “subversivo” e seu controle: poder docente no cinema sob a óptica dos Estudos Culturais. Momento - Diálogos Em Educação, 26(2), 108–128. https://doi.org/10.14295/momento.v26i2.6700

Edição

Seção

Dossiê temático

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