v. 33 n. 3 (2024): Dossiê: A utopia de uma educação sensível para a formação mais humana

					Visualizar v. 33 n. 3 (2024): Dossiê: A utopia de uma educação sensível para a formação mais humana

O contexto de emergência climática, especialmente a crise socioambiental, convida a humanidade   a repensar seus modos de ser, fazer e conviver no âmbito das relações entre as pessoas e o meio onde habitam. Paulo Freire, patrono da educação brasileira, nos instiga a pensar, agir e esperançar rumo a utopia de nossa ontológica vocação de “ser mais”. Para tanto propõe uma educação potencializada pela amorosidade enquanto prática educacional e pelo compromisso com a transformação social. Já Pablo René Estévez, educador e escritor cubano, consciente da gravidade da crise socioambiental, há muito alerta para a necessidade da preservação e/ou regeneração do patrimônio estético, natural e social ameaçado pela perda da biodiversidade e da deterioração das condições materiais de existência de grande parte da humanidade. Ambos apontam para a necessidade de ruptura com a lógica capitalista, opressora e desumanizadora por meio de uma educação sensível, crítica e emancipatória.

Nesse sentido, propusemos o dossiê “A utopia de uma educação sensível para a formação mais humana”, com o objetivo de oferecer uma visão geral acerca da educação transformadora, humanizante e humanizada, a partir de uma educação sensível, abordando fundamentos, saberes e práticas pedagógicas desenvolvidas em contextos escolares e não escolares. Assim, damos visibilidade a estudos e pesquisas no campo das ciências humanas, da área da educação, que também têm como premissa a promoção de processos educativos criativos, sensíveis, éticos e estéticos, estimuladores de reflexões sobre o contexto vivido.

Publicado: 2024-12-16

Edição completa

Apresentação

  • “A UTOPIA DE UMA EDUCAÇÃO SENSÍVEL PARA A FORMAÇÃO MAIS HUMANA”

    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v33i3.18285
    20-25

Dossiê temático

  • ENTREVISTA COM PABLO RENÉ ESTÉVEZ: articulações entre a educação sensível e a Educação Estético-Ambiental

    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v33i3.17005
    Leontine Lima dos Santos, Marcia Maria dos Anjos Gomes Rodrigues , Alana do Amaral Pety
    26-39
  • ARTES VISUAIS NA PEDAGOGIA: reflexões sobre a Educação Estético-Ambiental para a formação sensível

    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v33i3.17016
    Edson Ponick, Diana Paula Salomão de Freitas
    40-62
  • UMA EDUCAÇÃO SENSÍVEL A PARTIR DA CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO COM O PRODUTO EDUCACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSONAIS

    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v33i3.17019
    Rafael Pereira, Fabiana Celente Montiel
    68-83
  • ANDARILHAGENS PELA EDUCAÇÃO ESTÉTICO-AMBIENTAL um percurso extensionista de formação integral

    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v33i3.17000
    Danielle Müller de Andrade, Patricia da Rosa Louzada da Silva; Nathalia Cardoso Velasques
    84-101
  • A SENSIBILIZAÇÃO ESTÉTICO-AMBIENTAL uma ferramenta educacional de mudança e sensibilização

    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v33i3.17002
    Lurima Estevez Alvarez
    102-122
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL E POVOS TRADICIONAIS uma abordagem crítico-transformadora

    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v33i3.17001
    Carlos Frederico B. Loureiro
    123-138
  • POR UMA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR CRÍTICA COMPROMETIDA COM A SENSIBILIDADE HUMANA

    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v33i3.16992
    Raphaell Martins, Lucas, Rodrigo
    139-162
  • NARRATIVAS PARA ALÉM DA PALAVRA derivas (auto)biográficas e poéticas na educação

    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v33i3.17702
    Lilian da Silva Ney, Aline Machado Dorneles
    163-183
  • POR OUTRAS FORMAS DE PENSARMOS E PRODUZIRMOS PESQUISA Formação estética e sensível para a pesquisa através da arte

    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v33i3.17719
    Mariana da Rocha Silva, Maristani Polidori Zamperetti
    184-197
  • EDUCAÇÃO FÍSICA E INCLUSÃO: CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE PARA UMA FORMAÇÃO HUMANIZADORA

    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v33i3.17728
    Flaviane Lopes Siqueira Salles, Fabiana Zanol Araújo, Maria das Graças Carvalho Silva de Sá
    198-212
  • REFLEXÕES SOBRE A DIMENSÃO ESTÉTICA DA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL A PARTIR DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL DE LEV VIGOTSKI

    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v33i3.17549
    Amaxwell Davi Barros de Souza, Cynara Teixeira Ribeiro
    213-230
  • SENSIBILIDADE E (TRANS)FORMAÇÃO DOCENTE fios entrelaçados em um só tecer

    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v33i3.17346
    Sandrelena da Silva Monteiro Monteiro, Sarah Rocha Menezes
    231-250
  • CORPOREIDADE E SENSIBILIZAÇÃO ECOLÓGICA: uma revisão sistemática no contexto da Educação Ambiental

    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v33i3.17490
    Marcos Vinícius Guimarães de Paula, Claudia Pato
    251-273
  • NARRATIVAS CINEMATOGRÁFICAS EM SALA DE AULA: O Preço do Amanhã e a Modernidade Líquida de Bauman

    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v33i3.17316
    Rafael Velasco, Rafael Montoito
    274-299
  • CARTA PEDAGÓGICA AOS GAÚCHOS E ÀS GAÚCHAS é preciso esperançar

    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v33i3.17744
    Cleiva Aguiar de LIma, Maria Elisabete Machado
    300-315

Artigos

  • O INÍCIO DE CARREIRA COMO DOCENTE DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA uma reflexão através do estado do conhecimento

    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v33i3.16916
    Marta Jussara Morais da Silva Maia, Maria Margarita Villegas
    316-333
  • CRIATIVIDADE COMO COMPETÊNCIA PRESENTE NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): uma análise nos diferentes níveis educacionais

    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v33i3.16911
    Tatiana Nakano
    334-356
  • PROJETO DE VIDA NO NOVO ENSINO MÉDIO: um estudo sobre critérios de avaliação

    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v33i3.17057
    Alessandra Paiva, Marco Wandercil, Paulo Sérgio Garcia
    357-380
  • CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM CONTEXTUALIZADO DE BOTÂNICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO

    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v33i3.17092
    Lisabel Maria Soares, Ivaneide Alves Soares da Costa, Juliana Espada Lichston
    381-402
  • A EDUCAÇÁO HOLÍSTICA E A INTEGRALIDADE DO INDIVÍDUO NO PROCESSO FORMATIVO ESCOLAR: um olhar de educadores participantes do Programa Fulbright Distiguished Awards in Teaching - DAI

    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v33i3.16353
    Mari Avelino Souza dos Santos, Rogério Neves
    403-421
  • AMEFRICANIDADES NO ENSINO por uma educação ambiental antirracista e feminista

    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v33i3.16628
    Quezia De Jesus Silva Marques, Maria Eduarda dos Santos de Sá da Silva, Alana da Neves Pedruzzi
    422-441
  • MEMÓRIAS TRAMANDAIENSES: Um estudo de História da Educação a partir de um perfil do Facebook

    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v33i3.17306
    Dandara Rodrigues, Keila Souza, Maria Augusta Martiarena
    442-463
  • DIREITO À EDUCAÇÃO NAS PRISÕES: uma análise das políticas educacionais na Amazônia Amapaense (2012-2022)

    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v33i3.16286
    Tiaga de Jesus Dias Chagas, Helena Cristina Guimarães Queiroz Simões
    464-482