UMA EDUCAÇÃO SENSÍVEL A PARTIR DA CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO

REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO COM O PRODUTO EDUCACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSONAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v33i3.17019

Palavras-chave:

Currículo, Diálogo, Práxis, Extensão transformadora

Resumo

A partir dos resultados finais de uma pesquisa de mestrado desenvolvida no ano de 2023, que investigou o processo de planejamento e implementação da curricularização da extensão no Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), este artigo apresenta anúncios de possíveis caminhos para um processo educacional mais humano, mediante uma concepção de extensão transformadora, construída por meio de diálogos com o autor Paulo Freire, em busca de uma aproximação entre o que se diz e o que se faz, potencializando as relações e o fazer pedagógico. O objetivo do artigo é apresentar reflexões acerca da relação da curricularização da extensão com os produtos educacionais dos programas de pós-graduação profissionais, tendo como perspectiva futura o foco específico sobre o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) do IFSul. Ao reconhecer a importância da curricularização da extensão em uma perspectiva transformadora, apresenta-se uma discussão sobre a criação e a produção de novos sentidos e significados das pesquisas a partir dos produtos educacionais. Destaca-se que a ampliação da política de curricularização da extensão para além da graduação, atingindo todos os níveis de ensino presentes no IFSul, foi um dos anúncios apresentados na pesquisa de mestrado. Compreende-se que, por meio da curricularização da extensão, em uma perspectiva transformadora, será promovido um processo educacional que estimula a formação de seres humanos mais sensíveis, contribuindo com pequenos movimentos que irão ao encontro da utopia coletiva de um mundo mais igualitário, alicerçada pela práxis anunciada por Paulo Freire.

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Biografia do Autor

Rafael Pereira, IFSul

Licenciatura em Educação Física pela Atlântico Sul. Mestre em Educação e Tecnologia pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense - Campus Pelotas. Técnico Administrativo no Instituto Federal Sul-rio-grandense. Membro do Utopia - grupo de pesquisa, estudos, reflexões e diálogos sobre educação.

Fabiana Celente Montiel, IFSUL

Licenciatura em Educação Física, Mestrado em Ciências e Doutorado em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas. Docente efetiva do Instituto Federal Sul-rio-grandense - Campus Pelotas. Líder do Utopia - grupo de pesquisa, estudos, reflexões e diálogos sobre educação.

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Publicado

2024-12-16

Como Citar

Pereira, R., & Montiel, F. C. (2024). UMA EDUCAÇÃO SENSÍVEL A PARTIR DA CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO: REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO COM O PRODUTO EDUCACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSONAIS. Momento - Diálogos Em Educação, 33(3), 68–83. https://doi.org/10.14295/momento.v33i3.17019