APROXIMAÇÕES E TENSÕES DO CURRÍCULO ESCOLAR
das teorias tradicionais às teorias pós-críticas
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v33i2.16673Palavras-chave:
Currículo escolar, Epistemologia, Teorias do CurrículoResumo
O presente estudo tem como objetivo principal compreender a temática dos currículos escolares por meio de uma análise teórica, focalizando nas influências epistemológicas que consolidaram as Ciências da Educação. A metodologia adotada abrange uma abordagem teórica, uma análise comparativa das correntes de pensamento e suas implicações nos trabalhos dos autores, além de uma discussão crítica sobre tais influências. Adicionalmente, o estudo busca investigar e analisar como a construção dessas teorias influenciou diretamente a elaboração prática dos currículos escolares, desde suas raízes epistemológicas até sua manifestação na teoria educacional. Os resultados e discussões revelaram transformações significativas nas percepções entre a Teoria Tradicional de currículo e as Teorias Críticas e Pós-críticas. A Teoria Crítica emerge como uma contestação ideológica à Teoria Tradicional no que diz respeito ao currículo, enquanto a Teoria Pós-crítica concentra-se na questão do motivo de ensinar, destacando os sujeitos como protagonistas do currículo e ampliando a discussão sobre a teoria crítica. Conclui-se que não há uma definição absoluta de currículo, exigindo uma abordagem histórica devido à natureza temporal das teorias, que refletem a realidade e a cultura de cada época e proporcionam diversas definições de currículo em momentos históricos distintos.
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