POLÍTICAS CURRICULARES NO CONTEXTO DA PRÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA

análise dos fazeres do complexo integrado de educação de Itamaraju-BA

Autores

  • Paulo de Tássio Borges da Silva UFSB
  • Ana Paula da Purificação de Moura Secretaria de Educação do Estado da Bahia – SEC/BA
  • Rafael Reis da Luz Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v30i02.13215

Palavras-chave:

Políticas Curriculares, Contexto da Prática, Pandemia, Ensino Remoto

Resumo

O ano letivo da rede estadual de ensino do estado da Bahia iniciou em 10 de fevereiro de 2020. E como todo início de ano letivo, começou com planejamento inicial, jornada pedagógica, calendário, proposta de trabalho, projetos e, para algumas escolas, tentativas de tradução e interpretação do Novo Ensino Médio e da Base Nacional Comum Curricular. Não havia, portanto, no âmbito do planejamento do ano letivo, previsão de que teríamos uma ruptura tão drástica com a chegada do vírus Sars-Cov-19 ao Brasil. Diante do cenário de pandemia pelo coronavírus (SARS-CoV-2), que provocou a necessidade de afastamento social e consequente fechamento das escolas, esse artigo objetiva identificar as políticas curriculares fomentadas no contexto da prática pelo Complexo Integrado de Educação de Itamaraju (CIEI) ao longo do período de pandemia. Na análise, estamos operando teórico e metodologicamente a partir do Ciclo de Políticas, especificamente com o contexto da prática. Também fazemos uso da netnografia, a etnoprintgrafia e questionários com professores(as) e estudantes na produção dos dados. A partir das atividades realizadas pelo CIEI, observamos que as escolas públicas têm construído políticas curriculares no contexto da prática, viabilizando processos pedagógicos com os(as) estudantes, estabelecendo diferentes canais de comunicação. Essas atividades, que vem sendo construídas pelo CIEI, mostram o compromisso das escolas públicas com o ensino e os(as) estudantes nesses tempos de pandemia. Compromisso realizado diante de desafios, como falta de equipamentos tecnológicos, formação continuada para o ensino remoto, entre outros. Há que se dizer ainda, que professoras(es) têm se reinventado constantemente na construção de propostas que produzam conhecimentos e políticas de acolhimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo de Tássio Borges da Silva, UFSB

Possui graduação em Pedagogia: Docência e Gestão dos Processos Educativos pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB, Especialização em Educação Infantil pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB, Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe-UFS, Mestrado em Linguística e Línguas Indígenas pelo Museu Nacional -UFRJ e Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro -ProPED/UERJ. Atualmente cursa o Pós-Doutorado no ProPED/UERJ com a orientação de Elizabeth Macedo. Compõe o grupo de pesquisa "Currículo, Cultura e Diferença" da Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ e é coordenador do grupo de estudos "Currículo, Diferença e Formação de Professores" da Universidade Federal do Sul da Bahia-UFSB. É professorno Instituto de Humanidades, Artes e Ciências-IHAC da UFSB, atuando na graduação e como professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-raciais, professor convidado na Licenciatura Intercultural Indígena -Prolind/UFES, tendo experiência docente nas áreas de Pedagogia e Licenciaturas, bem como na formação inicial e continuada de professores (as) indígenas, especificamente nas disciplinas: Currículo, Didática, Estágio Supervisionado, Conhecimento e Interculturalidade, Pesquisae Prática Pedagógica. Atua especificamente nos seguintes temas: Educação Escolar Indígena e Educação Indígena, interculturalidade, revitalização linguística, diferença, currículo, gênero, sexualidades, crianças e infâncias. É membro da Associação Nacionalde Pós-Graduação e Pesquisas em Educação (ANPEd) no GT de Currículo e da Associação Brasileira de Currículo (ABdC).

Ana Paula da Purificação de Moura, Secretaria de Educação do Estado da Bahia – SEC/BA

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Pitágoras (2013). Pós-graduada em Educação Infantil pela Universidade Candido Mendes-UCAM. Pós-graduanda em AEE-Atendimento Educacional Especializado pela Universidade São Gabriel da Palha. Especialização em formação de professores em letras/LIBRAS-UNEAD-UNEB. Curso livre em coordenação pedagógica pelo Instituto CENED. Atualmente é Coordenadora Pedagógica pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia –SEC/BA.

Rafael Reis da Luz, Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ

Graduado (2012), Mestre (2014) e Doutorando em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialista em Gênero e Sexualidade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CLAM/IMS/UERJ, 2016). Servidor público do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), atuando na 1ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. Realiza pesquisas em Psicologia Jurídica, com ênfase nos temas infâncias, famílias, violências e direitos humanos. Também realiza pesquisas no campo de Gênero e Sexualidade, com ênfase nos temas famílias, conjugalidades e parentalidades, na interface entre Psicologia e Direito. Também atua em pesquisas em Psicologia Social Comunitária, comênfase nos temas políticas públicas e assistência social. É autor do livro "Conjugalidades possíveis: um estudo sobre relacionamentos homossexuais". Faz parte do grupo de pesquisa "Psicologia e Direitos da Infância", vinculado ao Programa de Pós-Graduaçãoem Psicologia da UFRJ. É sócio da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO), Núcleo Rio de Janeiro. Também atua na formação continuada de profissionais do TJRJ nos temas gênero e sexualidade. Possui experiências acadêmicas e profissionais em Psicologias Jurídica e Social, com ênfase nos temas Gêneros, Sexualidades, Famílias, Infâncias, Conjugalidades, Grupos, Comunidades, Violências, Políticas Públicas e Direitos Humanos.

Referências

Referências

ANTUNES, Carolina. Entra em vigor estado de calamidade pública no Brasil. Gov.br. 2020. 20 mar. 2020. Disponível em: < https://www.gov.br/planalto/pt-br/acompanhe-o-planalto/noticias/2020/03/entra-em-vigor-estado-de-calamidade-publica-no-brasil>. Acesso em: 30 de Out. de 2020.

APPENZELLER, Simone; MENEZES, Fábio Husemann.; SANTOS, Gislaine Goulart dos; PADILHA, Roberto Ferreira; GRAÇA, Higor Sabino; BRAGANÇA, Joana Fróes. Novos Tempos, Novos Desafios: Estratégias para Equidade de Acesso ao Ensino Remoto Emergencial. Rev. bras. educ. med.. Brasília, v. 44, supl. 1, e. 155, 2020.

BAHIA. Decreto nº 19.529 de 16 de março de 2020. Regulamenta, no Estado da Bahia, as medidas temporárias para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus. Palácio do Governo do Estado da Bahia, em 16 de março de 2020. Disponível em: http://www.legislabahia.ba.gov.br/documentos/decreto-no-19529-de-16-de-marco-de-2020. Acesso em: 16 nov. 2020.

BAHIA. Decreto nº 16.718 de 11 de maio de 2016. Dispõe sobre a instituição e organização dos Complexos Integrados de Educação, no âmbito do sistema público de ensino, articulados com Instituições públicas de Ensino Superior, e altera o Decreto nº 16.385, de 26 de outubro de 2015. Salvador: Palácio do Governo do Estado Da Bahia, Em 11 de Maio de 2016. Disponível em: https://leisestaduais.com.br/ba/decreto-n-16718-2016-bahia. Acesso em 23 de dez. 2020

BALL, Stephen J. Diretrizes Políticas Globais e Relações Políticas Locais em Educação. In: Currículo sem Fronteiras, v. 1, n. 2, p. 99-116, Jul./Dez.,2001.

BALL, Stephen J.; MAGUIRE, Meg; BRAUN, Annete. Como as Escolas fazem as Políticas: atuação em escolas secundárias. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2016.

BORGES, Luzineide Miranda. #Soudoaxé: redes educativas e o ciberativismo da Juventude de Terreiro da nação Ijexá. Tese (Doutorado em Educação). ProPED, UERJ, 2019.

BUTLER, Judith. Quadros de Guerra: quando a vida é passível de luto? 1ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015 (Tradução de Sergio Tadeu de Niemeyer Lamarão e Arnaldo Marques da Cunha).

BRASIL. Ministério da Educação. BNCC – Ensino Médio. Brasília-DF: MEC. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/base-nacional-comum-curricular-bncc-etapa-ensino-medio. Acesso em 22 de dez. 2020.

BRASIL. Lei nº 14.040, de 18 de agosto de 2020. Estabelece normas educacionais excepcionais a serem adotadas durante o estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020; e altera a Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009. Diário oficial da União. Publicado em: 19/08/2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-14.040-de-18-de-agosto-de-2020-272981525. Acesso: 26 de Out. 2020.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília-DF: Presidência da República, [2020]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituição.htm. Acesso em: 26 de out. 2020.

BRASIL. Decreto Legislativo nº 6 de 20 de março de 2020. Reconhece, para os fins do art. 65 da Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, a ocorrência do estado de calamidade pública, nos termos da solicitação do Presidente da República encaminhada por meio da Mensagem nº 93, de 18 de março de 2020 . Brasília-DF. Disponível em: https://legislacao.presidencia.gov.br/atos/?tipo=DLG&numero=6&ano=2020&ato=b1fAzZU5EMZpWT794. Acesso em: 23 de dez. 2020

BRASIL. Lei Nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília-DF: Presidência da República, [2020]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 29 de nov. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. MEC: (EA) 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15548-d-c-n-educacao-basica-nova-pdf&Itemid=30192 Acesso: 08 de Nov. 2020.

BRASIL/CNE. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Nota de esclarecimento. Brasília-DF: Conselho Nacional de Educação, 18 mar. 2020. Disponível em: http://consed.org.br/media/download/5e78b3190caee.pdf. Acesso: 30 de Dez. 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. O que é COVID-19. Disponível em: https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca Acesso em: 09 de Out. 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Protocolo de Manejo Clínico para o Novo Coronavírus (2019-nCoV). 1ª edição. Brasília – DF, 2020. – publicação eletrônica. Disponível em:https://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2020/fevereiro/11/protocolo-manejo-coronavirus.pdf. Acesso em: 08 de Out. 2020.

CIEI – Complexo Integrado de Educação de Itamaraju. CIEI em Revista: ações de uma escola em tempos de pandemia, 2020, Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1rmcrR7K6p94Yr59r8eoxPgdXHJNhSbLd/ Acesso em: 18 de nov. 2020.

CIEI - Complexo Integrado de Educação de Itamaraju. Conteúdos educativo para alunos. Aula Remota CIEI. 2020. Disponível em: https://sites.google.com/view/cieiaularemota/in%C3%ADcio?authuser=0.

Acesso em: 15 nov. 2020.

COMPLEXO INTEGRADO DE EDUCAÇÃO BÁSICA, PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (Bahia). Plano Orientador Institucional e Político-Pedagógico Minuta 28/07/2020. Dispõe sobre a criação, implantação e orientação dos Complexos Integrado de educação. Salvador: Conselho Pedagógico, 12 de Abril de 2018.

FERREIRA, Daniel Paulo; BASÍLIO, Valéria Cristina. O papel do professor frente às novas tecnologias estamos preparados?. Transversal - Revista Anual do IEDA, v.4, n.4, 2006. Disponível em:http://uniesp.edu.br/sites/_biblioteca/revistas/20170411132603.pdf Acesso em: 22 de dez. 2020.

FRANCO, Claudio de Paiva. Compreender as experiências de aprendizagem dos nativos digitais. Rev. bras. linguista. apl. Belo Horizonte, v. 13, n. 2, pág. 643-658, junho de 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982013000200013&lng=en&nrm=iso. acesso em 30 de outubro de 2020. Epub 24 de janeiro de 2013.

FREIRE, Paulo. Ensinar, aprender: leitura do mundo, leitura da palavra. Carta de Paulo Freire aos professores. Editora Olho D’Água, 2001. Disponível em: https://petbio.icb.ufg.br/n/40382-carta-de-paulo-freire-aos-professores-ensinar-aprender-leitura-do-mundo-leitura-da-palavra. Acesso em: 14 de Dez. 2020.

HARAWAY, Donna. Ficar com o Problema. Pandemia crítica: n-1 Edições (137), 2020 (Tradução de Ana Luisa Braga, Caroline Betemps, Cristina Ribas, Damián Cabrera e Guilherme Altmayer).

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Rendimento mensal domiciliar per capita no Estado da Bahia em 2019. 2020. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/ba.html. Acesso em: 03 de jan. 2021

INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Nota Técnica Indicador de Nível Socioeconômico das Escolas de Educação Básica (Inse) 2020. Disponível em:

https://download.inep.gov.br/informacoes_estatisticas/indicadores_educacionais/2015/nota_tecnica/nota_tecnica_inep_inse_2015.pdf Acesso em 03 de Jan. 2021.

IP - INSTITUTO PENÍNSULA. Pesquisa aponta que professores estão mais favoráveis à tecnologia e se sentindo valorizados, mas estão desconfortáveis com retorno à escola. 2020. Disponível em: https://institutopeninsula.org.br/pesquisa-aponta-que-professores-estao-mais-favoraveis-a-tecnologia-e-se-sentindo-valorizados-mas-estao-desconfortaveis-com-retorno-a-escola/ Acesso em: 03 de Jan. de 2021

OPAS - Organização Pan-Americana de Saúde no Brasil. OMS afirma que COVID-19 é agora caracterizada como pandemia. Brasília (DF); 2020. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6120:oms-afirma-que-covid-19-e-agora-caracterizada-como-pandemia&Itemid=812 .Acesso em: 27 de Out. de 2020.

LAVAL, Christian. A Pandemia de Covid-19 e a falência dos Imaginários Dominantes. Pandemia crítica: n-1 Edições (143), 2020 (Tradução de Elton Corbanezi).

LOPES, Alice Casimiro. Políticas Curriculares: continuidade ou mudanças de rumos? In.: Revista Brasileira de Educação, Maio/Jun/Jul/Ago, n. 26, 2004, p. 109-118.

MAINARDES, Jefferson. Abordagem do Ciclo de Políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. In.: Educ. Soc., Campinas, vol. 27, n. 94, jan./abr. 2006, p. 47-69.

PALÚ, Janete. A crise do capitalismo, a pandemia e a educação pública brasileira: reflexões e percepções, In: Org: PALÚ, Janete; SCHÜTZ, Jenerton Arlan; MAYER, Leandro. Desafios da educação em tempos de pandemia. - Editora Ilustração Cruz Alta – Brasil 2020 Cap. 6, p. 87-107.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A Gramática do Tempo: Para uma nova cultura política. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2008

SANTOS, Edméa. Pesquisa-formação na cibercultura. Teresina: EDUFPI, 2019.

SILVA, Paulo de Tássio Borges da. Políticas Linguísticas de Revitalização entre os Pataxó do Território Kaí-Pequi. Dissertação (Mestrado em Linguística e Línguas Indígenas). Museu Nacional/UFRJ, 2019.

SILVA, Paulo de Tássio Borges da; TEIXEIRA, Alessandra Sousa; SANTOS, João Paulo Lopes dos. Articulações Neoconservadoras em torno dos Gêneros e das Sexualidades no Plano Municipal de Educação (PME) de Teixeira de Freitas – BA. In: RBBA – Revista Binacional Brasil – Argentina, v. 9, n. 02, 2020.

SILVA, Luis Alessandro da; PETRY, Zaida Jeronimo Rabello; UGGIONI, Natalino. Desafios da educação em tempos de pandemia: como conectar professores desconectados, relato da prática do Estado de Santa Catarina, In: Org: PALÚ, Janete; SCHÜTZ, Jenerton Arlan; MAYER, Leandro. Desafios da educação em tempos de pandemia. - Editora Ilustração Cruz Alta – Brasil 2020.

TAVARES, Wellington; PAULA, Ana Paula Paes de. Netnografia como possibilidade metodológica para estudos no campo da EAD. In: XI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância Florianópolis/SC- ESUD, 05, 2014, Florianópolis/SC. UNIREDE: 08 de agost. de 2014, p. 1622-1636.

TEZANI, Thaís Cristina Rodrigues. Nativos digitais: considerações sobre os alunos contemporâneos e a possibilidade de se (re)pensar a prática pedagógica. Doxa: Rev. Bras. Psicol. Educ., Araraquara, v.19, n.2, jul./dez. 2017. p. 295-307.

Downloads

Publicado

2021-11-19

Como Citar

Silva, P. de T. B. da, Moura, A. P. da P. de, & Luz, R. R. da . (2021). POLÍTICAS CURRICULARES NO CONTEXTO DA PRÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA: análise dos fazeres do complexo integrado de educação de Itamaraju-BA . Momento - Diálogos Em Educação, 30(02), 154–182. https://doi.org/10.14295/momento.v30i02.13215

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.