REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DOS PROFESSORES DE FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO ENSINO REMOTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v32i02.14154

Palavras-chave:

Educação Básica. Docência. Ensino de Filosofia. Ensino remoto. Pandemia.

Resumo

Este artigo tem por objetivo identificar os desafios de professores de filosofia da Educação Básica, no ensino remoto em tempos de pandemia, quanto à transposição didática de temas filosóficos para o ensinar. Foi uma pesquisa qualitativa e os participantes foram professores que atuam em escolas, localizadas na capital do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Como procedimento metodológico, realizamos a coleta de dados por meio de um questionário on-line, no Google Forms, com questões abertas para os professores expressarem suas opiniões, percepções e desafios com o ensino remoto. Para análise dos dados, utilizamos a análise de conteúdo e evidenciamos três categorias: os desafios docentes no contexto da pandemia; estratégias didáticas e o ensino de filosofia. Com a análise dos resultados evidenciamos que a comunicação, as condições materiais e sociais dos estudantes, bem como a necessidade da utilização das tecnologias digitais, foram os principais desafios enfrentados pelos professores no ensino remoto.

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Biografia do Autor

Oscar Pérez Portales, PUCRS / UO

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS),. Possui graduação em filosofia pela Universidade Santiago de Cuba, mestrado em Filosofia pela PUCRS e é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCRS. 

Andressa Wiebusch, Instituto Federal Catarinense (IFC)

É professora no Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus Concórdia. Tem graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especialização em Gestão Educacional (UFSM), mestrado em Educação (UFSM) e doutorado em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

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Publicado

2023-09-22

Como Citar

Pérez Portales, O., & Wiebusch, A. . (2023). REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DOS PROFESSORES DE FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO ENSINO REMOTO. Momento - Diálogos Em Educação, 32(02), 386–405. https://doi.org/10.14295/momento.v32i02.14154

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