v. 32 n. 02 (2023): Dossiê Temático: REDES FEMINISTAS EM ABYA YALA: educação, desafios e imaginações transformadoras

					Visualizar v. 32 n. 02 (2023): Dossiê Temático: REDES FEMINISTAS EM ABYA YALA: educação, desafios e imaginações transformadoras

Este dossiê é o resultado do diálogo de experiências em torno da formação de Redes de Ação Feministas em Abya Yala. O projeto de conectar duas redes feministas de pesquisa-ação (uma delas do Brasil e outra do México) por meio de uma proposta de estágio de pós-doutorado em 2022 derivou, entre resultados que incluem a amizade feminista, na importância de problematizar, estendendo-se a outras vozes que ecoam na América Latina.

Estão reunidos nove artigos, com 21 pesquisadoras de 4 países: Argentina, Brasil, Colômbia e México. Todas aqui são mulheres e feministas comprometidas com as lutas para um novo mundo. Salientamos que estão aqui representadas 3 das 5 regiões do Brasil, sendo estas: Sul, Sudeste e Nordeste. Também contamos com 17 instituições de Ensino e Pesquisa.
Sigamos em rede!

 

Publicado: 2023-09-22

Edição completa

Apresentação

  • Apresentação do Dossiê

    25-30
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i02.15993

Dossiê temático

  • REDES FEMINISTAS PARA UMA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA

    Amanda Motta Castro, Sara Amelia Espinosa Islas, Desirée Pires
    31-45
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i02.15705
  • SÃO CRISTÓVÃO DAS CASAS primeiro nó para tecer a rede "Feminismo(s), cultura e poder: Diálogos do Sul"

    Mónica Inés Cejas, María Teresa Garzón Martínez, Merarit Viera Alcazar
    46-70
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i02.15675
  • REDES DE MULHERES NEGRAS vozes negras plurais

    Lucineia Chrispim Pinho Micaela, Elisabete Figueroa dos Santos, Nima Imaculada Spigolon
    71-88
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i02.15677
  • PEDAGOGIA FEMINISTA OU FORMAÇÃO PARA A VIRTUDE

    Selen Arango
    89-105
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i02.15676
  • PRÁTICAS ARTÍSTICAS ENTRELAÇADAS estratégias, redes, afetos

    María Laura Ise, Minerva Ante Lezama
    106-132
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i02.15667
  • ENTRE NÓS, QUEBRAS E LIGAÇÕES Redes feministas entre o inesperado e o cálculo do poder instituído

    Gabriela Bard Wigdor
    133-151
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i02.15666
  • HISTÓRIA POLÍTICA, MULHERES E FEMINISMO NEGRO EM MOVIMENTO Grupo Lélia Gonzalez no Brasil

    Ana Lúcia Silva, Raylene Barbosa Moreira
    152-167
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i02.15653
  • GREVE DE MULHERES EM ABYA YALA desafios para a mobilização transformadora

    Cristiane Troina Ferreira, Livian Lino Netto, Aline Accorssi
    168-182
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i02.15652
  • PEDAGOGIAS FEMINISTAS CRÍTICAS NA UNIVERSIDADE redes para ações de mudanças

    Paola Bonavitta, María Eugenia Gastiazoro
    183-197
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i02.15519

Artigos de fluxo contínuo

  • A JUDICIALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DO RIO GRANDE E SEUS EFEITOS PARA A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS

    Raquel Lempek Trindade, Maria Renata Alonso Mota
    198-220
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i02.15660
  • VIVÊNCIAS DE UMA RESIDENTE NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA DO CAMPO uma análise crítico-reflexiva

    Márcia Gomes Anjos, Maricleide Pereira de Lima Mendes, Idalina Souza Mascarenhas Borghi
    221-243
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i02.14082
  • PERCEPÇÃO DA DISCIPLINA DE BIOLOGIA PELA COMUNIDADE DO CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

    Paulino Ferreira Filho, Rosilene Paula da Silva, Helena Amaral da Fontoura
    244-264
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i02.14334
  • LIVROS PARADIDÁTICOS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA lugar da identidade e do pertencimento étnico

    Thays Emanuelly Alves de Araújo, Maria Fernanda dos Santos Alencar, Cinthya Torres Melo
    265-288
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i02.14391
  • O IMAGINÁRIO NA APREENSÃO DA REALIDADE AMAZÔNICA NO CONTO “A FEITICEIRA” DE INGLÊS DE SOUSA

    Geovane Alves de Paiva, Raquel Aparecida Dal Cortivo, Pedro Manoel Monteiro
    289-306
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i02.14482
  • ROLE PLAYING GAME NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA uma revisão sistemática

    Pedro Henrique Matias Marques Gomes, Angelina Nunes de Vasconcelos, Marcel de Lima Correia
    307-334
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i02.14135
  • A VALORIZAÇÃO DOCENTE NOS TRABALHOS ACADÊMICOS revisão de literatura de 2000 a 2020

    Danyela Medeiros, Shirleide Pereira da Silva Cruz, Maira Vieira Amorim Franco
    335-357
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i02.14322
  • RODAS DE CONVERSA COMO UMA LENTE DA REALIDADE DOCENTE NO AMBIENTE ESCOLAR

    Josemar Moreira Campos Barbosa, Denise Rocha Corrêa Lannes
    358-385
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i02.14891
  • REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DOS PROFESSORES DE FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO ENSINO REMOTO

    Oscar Pérez Portales, Andressa Wiebusch
    386-405
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i02.14154
  • O ENSINO NA PANDEMIA DA COVID-19: a realidade de universitários com deficiência visual numa universidade do nordeste brasileiro

    Maria Quitéria da Silva, Neiza de Lourdes Frederico Fumes
    406-425
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i02.14576
  • A PANDEMIA DE COVID-19 NO BRASIL E AS RELAÇÕES COM DISTÚRBIOS COMPORTAMENTAIS EM EDUCADORES uma revisão integrativa da literatura

    Silvia Adriao, Denise De Micheli
    426-439
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i02.14763
  • PRÁTICA DE ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS EM ANÁLISE entre desafios e limites

    Eduardo Antonio de Pontes Costa, Daniela da Silva Gomes
    440-462
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i02.14689