O ENSINO NA PANDEMIA DA COVID-19:

a realidade de universitários com deficiência visual numa universidade do nordeste brasileiro

Autores

  • Maria Quitéria da Silva Universidade Federal de Alagoas - UFAL https://orcid.org/0000-0002-8192-7996
  • Neiza de Lourdes Frederico Fumes Universidade Federal de Alagoas - UFAL

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v32i02.14576

Palavras-chave:

Ensino Remoto. Estudantes Universitários. Deficiência Visual. Exclusão Educacional.

Resumo

Este artigo tem como objetivo explicitar a dimensão subjetiva do ensino remoto no tocante à in/exclusão dos universitários com deficiência visual numa universidade federal do nordeste brasileiro. Com fundamento teórico-metodológico na Psicologia Sócio-Histórica, mais especificamente a produção de Vigotski, que tem por base o Materialismo Histórico Dialético. Participaram da pesquisa 6 universitários com deficiência visual, de diversos cursos de graduação. Para produção de dados, utilizamos a entrevista semiestruturada, registrada em áudio e vídeo de maneira virtual. Para a análise dos dados, utilizamos o procedimento dos núcleos de significação. Nos resultados, os dados apontaram aspectos como: a exclusão digital que implica diversas situações, uma delas é a falta de acessibilidade nos ambientes virtuais. Foi também apontado a falta de acessibilidade nas atividades acadêmicas, sobretudo nas aulas, o que implica na prática docente, e a falta de apoio pedagógico por parte da instituição. Assim, foi possível considerar que o ensino remoto ampliou situações de exclusão dos universitários com deficiência visual, potencializadas pela meritocracia, o capacitismo e pelo aumento das desigualdades sociais decorrentes da crise econômica e sanitária que o país está enfrentando que reverberam no processo acadêmico desses estudantes. E por fim, o contexto e as situações excludentes vivenciadas por esses universitários no ensino remoto, gerou a precarização do trabalho decente, baixa qualidade do ensino-aprendizagem e retrocesso no processo de inclusão educacional. Assim, consideramos que o devir será um caminho de muitos desafios, incertezas, enfrentamentos e resistências.

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Biografia do Autor

Maria Quitéria da Silva, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Alagoas. Possui Graduação em Educação Física Licenciatura pela Universidade Federal de Alagoas. Membro do Núcleo de Estudos em Educação e Diversidade da Universidade Federal de Alagoas.

 

Neiza de Lourdes Frederico Fumes, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Doutora em Ciência do Desporto e Educação Física pela Universidade do Porto.  Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professora Titular da Universidade Federal de Alagoas. Coordenadora do Núcleo de Estudos em Educação e Diversidade da Universidade Federal de Alagoas.

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Publicado

2023-09-22

Como Citar

da Silva, M. Q., & Frederico Fumes, N. de L. (2023). O ENSINO NA PANDEMIA DA COVID-19:: a realidade de universitários com deficiência visual numa universidade do nordeste brasileiro. Momento - Diálogos Em Educação, 32(02), 406–425. https://doi.org/10.14295/momento.v32i02.14576

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