Indexadores
Sobre a Revista
Histórico da revista
A Revista Momento teve seu primeiro número publicado em 1983 pela Editora da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Até 2007, a revista estava vinculada ao Departamento de Educação e Ciências do Comportamento (DECC) da referida instituição. Nesse período, a publicação era anual e contava apenas com a versão impressa. Com a criação do Instituto de Educação em 2008, foi reestruturado e passou a se chamar Revista Momento - Diálogo em educação. Desde então, a versão online da revista foi criada, ampliando a democratização do acesso às produções. Em 2010, a periodicidade das publicações passou a ser semestral e, a partir de então, em 2012, a revista foi incorporada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da FURG (PPGEDu). Com o crescimento da comunidade acadêmica e, consequentemente, das demandas de publicação de artigos científicos na área de educação, a partir de 2018 passou a ser produzida em um fluxo de quatro meses. No esforço de recuperar a memória da revista, e para dar acesso às edições impressas, as edições anteriores a 2005 estão sendo digitalizadas, uma vez que, a partir desse período, os materias já estão disponíveis em formato digital.
Foco e Escopo
Revista A Momento - Diálogos em Educação, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGEDU, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), há mais de 30 anos contribui para a disseminação do conhecimento, no campo da educação, publicação de textos em formato digital e com periodicidade quadrimestral. As produções devem ser inéditas e podem ser redigidas em português, espanhol ou inglês. Admite-se a submissão de propostas resultantes de pesquisas empíricas, provas teóricas, revisões e entrevistas na área da educação. Dessa forma, a revista busca fortalecer as redes de pesquisa nacionais e internacionais, promovendo e qualificando o debate educacional. Além disso, o periódico conta com uma política de acesso gratuito ao seu conteúdo e licença Creative Commons dos artigos, seguindo o princípio de disponibilização, gratuitamente, de conhecimento científico e proporcionando maior democratização do conhecimento. Insere-se nas áreas de Educação e Ensino, sendo avaliada, no Qualis Periódicos 2016, como B2 (Educação) e B3 (Ensino).
Política da Seção
Artigo de demanda contínua
Dossiê temático
Resenha
Entrevista
Processo de revisão por avaliadores
Os artigos enviados pel@s colaborador@s para a Revista Momento
− Diálogos em Educação serão submetidos à avaliação por dois
pareceristas ad hoc, com título de doutor. O anonimato d@s autor@s e pareceristas será preservado durante todo o processo, configurando-se avaliação às cegas. O fluxo das informações entre autor@s e revisor@s é de responsabilidade d@s editor@s, cabendo a est@s a decisão final sobre a publicação do artigo, com base nas considerações emitidas pel@s pareceristas. Em caso de pareceres que expressem resultados divergentes, o artigo será encaminhado para um/a terceir@ avaliador/a.
Os resultados serão expressos, como: Aceitar; Revisões
requeridas; Rejeitar. Se o artigo for rejeitado, esse será devolvido com justificativa d@s editor@s para @s autor@s. Quando aceitos, os artigos passam pela revisão, editoração e publicação. Nesse caso, os textos, com solicitação de revisões, serão devolvidos @s autor@s com os pareceres d@s avaliador@s, indicando os ajustes necessários e o prazo limite para o reenvio do artigo. A versão revisada deve ser enviada, novamente, pelo sistema de submissão da revista, pel@s autor@s, com as alterações efetuadas e destacadas em vermelho. O não atendimento ao prazo de reenvio implica o arquivamento do artigo..
Os critérios observados na avaliação são:
- aderência ao escopo desta revista;
- relevância e contribuição do artigo para a área da educação;
- dialogar com o conhecimento já produzido e a originalidade do artigo;
- relevância e atualidade da bibliografia;
- clareza na apresentação do objeto de estudo e da justificativa;
- rigor, consistência teórica e metodológica;
- qualidade na escrita e cumprimento das normas da linguagem de culto;
- garantia do anonimato dos autores e afiliação institucional;
- conformidade com os padrões de formatação de periódicos.
Patrocinadores:
A revista é mantida com recursos financeiros da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.
Propriedade Intelectual e Licenciamento:
A revista permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado de acordo com a Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
Observações:
É de responsabilidade d@s autor @s quem ou texto:
- Atender às normas de ética em pesquisa em Ciências Humanas, de acordo com a legislação e regulamentação em vigor. Acesse o link: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf
- Não foi publicado anteriormente, configurando uma plicatura ou uma autoplicação.
- Não foi submetido, simultaneamente, a outra revista.
- Manter ou manter em sigilo a autoria e não fazer referência a afiliações institucionais de grupos / ou redes de pesquisa.
Comentários:
É responsabilidade dos autores que o texto:
1) Cumprir os padrões éticos de pesquisa em Ciências Humanas, de acordo com as normas e legislações vigentes. Acesse o link de acesso: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf
2) Não foi publicado anteriormente, configurando plágio ou autoplágio.
3) Não foi enviado para outra revista ao mesmo tempo.
4) Manter a autoria em sigilo e não se referir a afiliações institucionais e / ou grupos / redes de pesquisa.