Sobre a Revista

Histórico da revista

A Revista Momento teve seu primeiro número publicado em 1983 pela Editora da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Até 2007, a revista estava vinculada ao Departamento de Educação e Ciências do Comportamento (DECC) da referida instituição. Nesse período, a publicação era anual e contava apenas com a versão impressa. Com a criação do Instituto de Educação em 2008, foi reestruturado e passou a se chamar Revista Momento - Diálogo em educação. Desde então, a versão online da revista foi criada, ampliando a democratização do acesso às produções. Em 2010, a periodicidade das publicações passou a ser semestral e, a partir de então, em 2012, a revista foi incorporada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da FURG (PPGEDu). Com o crescimento da comunidade acadêmica e, consequentemente, das demandas de publicação de artigos científicos na área de educação, a partir de 2018 passou a ser produzida em um fluxo de quatro meses. No esforço de recuperar a memória da revista, e para dar acesso às edições impressas, as edições anteriores a 2005 estão sendo digitalizadas, uma vez que, a partir desse período, os materias já estão disponíveis em formato digital.

Foco e Escopo

Revista A Momento - Diálogos em Educação, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGEDU, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), há mais de 30 anos contribui para a disseminação do conhecimento, no campo da educação, publicação de textos em formato digital e com periodicidade quadrimestral. As produções devem ser inéditas e podem ser redigidas em português, espanhol ou inglês. Admite-se a submissão de propostas resultantes de pesquisas empíricas, provas teóricas, revisões e entrevistas na área da educação. Dessa forma, a revista busca fortalecer as redes de pesquisa nacionais e internacionais, promovendo e qualificando o debate educacional. Além disso, o periódico conta com uma política de acesso gratuito ao seu conteúdo e licença Creative Commons dos artigos, seguindo o princípio de disponibilização, gratuitamente, de conhecimento científico e proporcionando maior democratização do conhecimento. Insere-se nas áreas de Educação e Ensino, sendo avaliada, no Qualis Periódicos 2016, como B2 (Educação) e B3 (Ensino).                                                 

Política da Seção

Artigo de demanda contínua
Dossiê temático
Resenha
Entrevista

Processo de revisão por avaliadores

Os artigos enviados pel@s colaborador@s para a Revista Momento
− Diálogos em Educação serão submetidos à avaliação por dois
pareceristas ad hoc, com título de doutor. O anonimato d@s autor@s e pareceristas será preservado durante todo o processo, configurando-se avaliação às cegas. O fluxo das informações entre autor@s e revisor@s é de responsabilidade d@s editor@s, cabendo a est@s a decisão final sobre a publicação do artigo, com base nas considerações emitidas pel@s pareceristas. Em caso de pareceres que expressem resultados divergentes, o artigo será encaminhado para um/a terceir@ avaliador/a.

Os resultados serão expressos, como: Aceitar; Revisões
requeridas; Rejeitar. Se o artigo for rejeitado, esse será devolvido com justificativa d@s editor@s para @s autor@s. Quando aceitos, os artigos passam pela revisão, editoração e publicação. Nesse caso, os textos, com solicitação de revisões, serão devolvidos @s autor@s com os pareceres d@s avaliador@s, indicando os ajustes necessários e o prazo limite para o reenvio do artigo. A versão revisada deve ser enviada, novamente, pelo sistema de submissão da revista, pel@s autor@s, com as alterações efetuadas e destacadas em vermelho. O não atendimento ao prazo de reenvio implica o arquivamento do artigo..

Os critérios observados na avaliação são:

  1. aderência ao escopo desta revista;
  2. relevância e contribuição do artigo para a área da educação;
  3. dialogar com o conhecimento já produzido e a originalidade do artigo;
  4. relevância e atualidade da bibliografia;
  5. clareza na apresentação do objeto de estudo e da justificativa;
  6. rigor, consistência teórica e metodológica;
  7. qualidade na escrita e cumprimento das normas da linguagem de culto;
  8. garantia do anonimato dos autores e afiliação institucional;
  9. conformidade com os padrões de formatação de periódicos.

Observações:

É de responsabilidade d@s autor @s quem ou texto:

  • Não foi publicado anteriormente, configurando uma plicatura ou uma autoplicação.
  • Não foi submetido, simultaneamente, a outra revista.
  • Manter ou manter em sigilo a autoria e não fazer referência a afiliações institucionais de grupos / ou redes de pesquisa.

Comentários:

É responsabilidade dos autores que o texto:

1) Cumprir os padrões éticos de pesquisa em Ciências Humanas, de acordo com as normas e legislações vigentes. Acesse o link de acesso: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf

2) Não foi publicado anteriormente, configurando plágio ou autoplágio.

3) Não foi enviado para outra revista ao mesmo tempo.

4) Manter a autoria em sigilo e não se referir a afiliações institucionais e / ou grupos / redes de pesquisa.