Sobre a Revista

Histórico da revista

A Revista Momento teve seu primeiro número publicado em 1983 pela Editorial da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Até 2007, a revista estava vinculada ao Departamento de Educação e Ciências do Comportamento (DECC) da referida instituição. Nesse período, a publicação era anual e contava apenas com a versão impressa. Com a criação do Instituto de Educação em 2008, foi reestruturado e passou a se chamar Revista Momento - Diálogo em educação.Desde então, a versão online da revista foi criada, ampliando a democratização do acesso às produções. Em 2010, a periodicidade das publicações passou a ser semestral e, a partir de então, em 2012, a revista foi incorporada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da FURG (PPGEDu). Com o crescimento da comunidade acadêmica e, consequentemente, das demandas de publicação de artigos científicos na área de educação, a partir de 2018 passou a ser produzida em um fluxo de quatro meses. No esforço de recuperar a memória da revista, e para dar acesso às edições impressas, as edições anteriores a 2005 estão sendo digitalizadas, uma vez que, a partir desse período, as matérias já estão disponíveis em formato digital.

Foco e Escopo

Revista A Momento - Diálogos em Educação, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGEDU, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), há mais de 30 anos contribuo para a disseminação do conhecimento, não campo da educação, publicação de textos em formato digital e com periodicidade quadrimestral. As produções devem ser inéditas e podem ser redirecionadas em português, espanhol ou inglês. Admite-se a submissão de propostas resultantes de pesquisas empíricas, provas teóricas, revisões e entrevistas na área da educação. Dessa forma, a revista busca fortalecer as redes de pesquisa nacionais e internacionais, promovendo e qualificando o debate educacional. Além disso, o jornal conta com uma política de acesso gratuito ao seu conteúdo e licença Creative Commonsdois artigos, seguindo o princípio de disponibilização, gratuitamente, de conhecimento científico e proporcionando maior democratização do conhecimento. Está inserido nas áreas de Educação e Formação, sendo referendado, não Qualis Perióticos 2016, como o B2 (Educação) e o B3 (Ensino).

Política da seção

Artigo de demanda contínua

Dossiê temático

Resenha

Entrevista                                                       

Política da Seção

Item de demanda contínua

Arquivo temático

Análise

Entrevista

Processo de revisão por avaliadores

Os artigos enviados pelos colaboradores à Revista Momento - Diálogos em Educação serão submetidos à avaliação de dois árbitros ad hoc , com doutorado. O anonimato dos autores e avaliadores será mantido durante todo o processo, configurando uma avaliação cega . O fluxo de informações entre autores e revisores é de responsabilidade dos editores, cabendo ao editor a decisão final sobre a publicação do artigo, com base nas considerações dos revisores. Em caso de opinião que expresse resultados divergentes, o artigo será enviado a um terceiro avaliador.

Os resultados serão expressos, tais como: Aceitar; Revisões necessárias; Recusar. Se o artigo for rejeitado, o (s) editor (es) o devolverão com justificativa ao (s) autor (es). Quando aceitos, os artigos passam por revisão, edição e publicação. Nesse caso, os textos, com pedidos de revisão, serão devolvidos aos autores com as opiniões do avaliador, indicando os ajustes necessários e o prazo para nova submissão do artigo. A versão revisada deve ser enviada, novamente, pelos autores, por meio do sistema de submissão da revista, com as alterações realizadas e destacadas em vermelho. O não cumprimento do prazo de submissão implica o arquivamento do artigo.

Os critérios observados na avaliação são:

  1. aderência ao escopo desta revista;
  2. relevância e contribuição do artigo para a área da educação;
  3. dialogar com o conhecimento já produzido e a originalidade do artigo;
  4. relevância e atualidade da bibliografia;
  5. clareza na apresentação do objeto de estudo e da justificativa;
  6. rigor, consistência teórica e metodológica;
  7. qualidade na escrita e cumprimento das normas da linguagem de culto;
  8. garantia do anonimato dos autores e afiliação institucional;
  9. conformidade com os padrões de formatação de periódicos.

Observações:

É de responsabilidade d @ s autor @ s quem ou texto:

  • Atender às normas de ética em pesquisa em Ciências Humanas, de acordo com a legislação e regulamentação em vigor. Siga ou acesse o link :

 http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf

  • Não foi publicado anteriormente, configurando uma plicatura ou uma autoplicação.
  • Não foi submetido, simultaneamente, a outra revista.
  • Manter ou manter em sigilo a autoria e não fazer referência a afiliações institucionais de grupos / ou redes de pesquisa.

Comentários:

É responsabilidade dos autores que o texto:

1) Cumprir os padrões éticos de pesquisa em Ciências Humanas, de acordo com as normas e legislações vigentes. Siga o link de acesso:

 http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf

2) Não foi publicado anteriormente, configurando plágio ou autoplágio.

3) Não foi enviado para outra revista ao mesmo tempo.

4) Manter a autoria em sigilo e não se referir a afiliações institucionais e / ou grupos / redes de pesquisa.