VALORACIÓN DOCENTE EN EL TRABAJO ACADÉMICO

revisión de la literatura de 2000 a 2020

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v32i02.14322

Palabras clave:

Palabras clave: Valoración docente. Revisión de literatura. Valoración profesional.

Resumen

Este artículo presenta una revisión de la literatura sobre la apreciación de los profesores en Brasil en los trabajos académicos producidos en el período de 2000 a 2020, en tesis y disertaciones. Un punto común de los trabajos analizados se refiere a relacionar la valoración de los docentes con elementos objetivos indicativos como el salario, la carrera y la formación continua, además de condicionarla a mejorar la calidad de la educación y el desempeño de los estudiantes. Otro consenso fue la metodología utilizada, en la que los análisis fueron hechos a partir de textos legislativos, desde la Constitución Federal de 1988 y de las evaluaciones de políticas educativas para el aprecio de la docencia a nivel nacional, estatal o municipal. La apreciación docente también se identifica en los trabajos a través de elementos objetivos y subjetivos. Así, destacaremos tres perspectivas que fueron recurrentes en los trabajos, para comprender los mecanismos indicativos de valorización. Son: 1) políticas para la carrera docente; 2) formación docente, inicial y continua; y 3) la valorización de los docentes como condición para mejorar la enseñanza. Aunque los análisis apuntan a algún fragmento de apreciación del docente, los resultados son unánimes en reafirmar la necesidad de ampliar la apreciación del docente como profesional de la educación.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Danyela Medeiros, Universidade de Brasília

Doutoranda e Mestre em Educação pela Universidade de Brasília. Graduada em Pedagogia na Universidade do Distrito Federal. Professora da Educação Básica na Secretaria de Educação do Distrito Federal.

Shirleide Pereira da Silva Cruz, Universidade de Brasília

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Graduada em Pedagogia na Universidade Federal de Pernambuco. Membro do Grupos de Estudo e Pesquisa sobre atuação e formação do professor/Pedagogo- GEPFAPe. Vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Brasília.

Maira Vieira Amorim Franco, Universidade de Brasília

Doutoranda e Mestre em Educação pela Universidade de Brasília. Graduada em Pedagogia na Universidade de Brasília. Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Membro do Grupos de Estudo e Pesquisa sobre atuação e formação do Professor/Pedagogo – GEPFAPe e do Grupo de Estudos e Pesquisa Profissão Docente – GPPESP da Universidade de Brasília.

Citas

ALMEIDA JUNIOR, Dirceu Manoel de. Análise das contribuições do mestrado profissional em Educação, em termos de aprendizagem autoral discente, aos professores. 2020, Dissertação (Mestrado). Mestrado em Educação, Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2020.

BARBETO, Miriam Corrêa Diniz. A educação de jovens e adultos no município de Valinhos: uma análise das políticas de formação de professores no período de 2007 e 2008. 2010. Dissertação (Mestrado). Mestrado em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2010.

BRASIL. Lei federal 13.738, DE 16 DE JULHO DE 2008. Regulamenta a alínea “e” do inciso III do caput do art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica, 2008.

BRASIL. Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988.

BRASIL. Campanha Nacional pelo direito à educação. Nota Técnica PEC 26/2020. Por que é imprescindível constitucionalizar o CAQ? 2020. Disponível em: https://media.campanha.org.br/acervo/documentos/Fundeb2020_NotaTecnica_2020_08_12_CAQ-SenadoFederal_FINAL.pdf Acesso em 02 fev.2022

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 2014.

BRASIL. Lei nº 14.113 de 25 de Dezembro de 2020. Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), de que trata o art. 212-A da ConstituiçãoFederal; revoga dispositivos da Lei nº 11.494, de 20 de junho de2007; e dá outras providências.

BRESSAN, Douglas Figueiredo. A valorização do professor do ensino médio de Santa Catarina e Pernambuco: reflexões sobre a formação e condições de trabalho. Dissertação (Mestrado). Mestrado em Educação, Faculdade de Educação, Universidade do sul de santa Catariana – UNISUL, Santa Catarina, 2019.

BUDIN, Clayton José. Professores-formadores em grupos de formação continuada: possibilidades e limites da profissionalização do magistério. 2014. 187 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2014.

CABRAL, Enadir da Silva. O trabalho docente no ensino médio no estado de Santa Catarina: embates, desafios e possibilidades à valorização dos professores. 2016. Dissertação (Mestrado). Mestrado em Educação, Faculdade de Educação, Universidade do sul de Santa Catariana – UNISUL, Santa Catarina,2016.

CAMARGO, Vanda Francisco. O curso de pedagogia no plano nacional de formação de professores (PARFOR): análise de projetos pedagógicos do curso (2010-2013).2016. Dissertação (Mestrado). Mestrado em Educação, Faculdade de Educação, Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Giânia,2016.

CARNEIRO, Ana Paula da Silva. Os critérios de movimentação na carreira de professores da educação básica em estados da Região Norte do Brasil .2016. Dissertação (Mestrado). Mestrado em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Pará, 2016.

CARNEIRO, Flávio Henrique Rodrigues. O piso salarial nacional: a valorização do professor na Constituição de 1988. 2012. 230 f. Dissertação (Mestrado em Constituição e Garantias de Direitos) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.

Castro, Eliane Pereira dos Santos. As políticas de formação continuada do professor do ensino médio no Tocantins e seus desdobramentos na valorização docente. 2017. 165 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO, 2017.

CHIMENTÃO, Lilian Kemmer. O sentido da formação contínua para professores de língua inglesa. Dissertação (Mestrado). Mestrado em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Londrina, Paraná, 2010.

CORRÊA, Nayara Borges de Oliveira. Formação de professores: estudos avaliativos da prática docente como pressupostos para a elaboração de material didático. Orientador: Benite, Claudio Roberto Machado. 2019. Dissertação (Mestrado). Mestrado em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Goiás UEG, 2019.

COUTINHO, Viviane Divina Ferreira. Valorização do trabalho docente nas políticas públicas: um estudo dos servidores do magistério no município de Barro Alto/Goiás. 2020. Dissertação (Mestrado). Mestrado em Educação, Faculdade de Educação. Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO, 2020.

DAMIÃO, Adriana Silva. A concepção de formação continuada das professoras de creches de um município do sudeste goiano: uma avaliação a partir da teoria histórico-cultural. 2017. Dissertação (Mestrado). Mestrado em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, 2017.

DIAS, Lisete Funari. Formação continuada para professores da área de ciências da natureza no Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio/Unipampa: "o que se mostra" da valorização pela formação? Tese (Doutorado). Doutorado em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.

FARIAS, Sérgio André. Análise da formação continuada de professores de geografia no PDE: um estudo dos orientandos da UNIOESTE - Francisco Beltrão. 2013. Dissertação (Mestrado em Produção do Espaço e Meio Ambiente) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2013.

FRANCO, K. J. S. M. Valorização profissional docente da educação básica em Goiás (1990-2015). 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Jataí, 2016.

GELOCHA, Elizandra Aparecida Nascimento. Ações e impactos da formação continuada do PNAIC no município de Caxias do Sul-RS: um estudo de caso. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Santa Maria, 2016.

GERVÁSIO, Kelen Cristina da Cruz. Professores - mestres: contribuições do mestrado na formação pedagógica em uma escola privada no município de Bagé. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Pampa, Rio Grande do Sul, 2019.

GHIZZO, Edna Natoria Felisbino. Formação e condições de trabalho do professor do ensino médio nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Dissertação (Mestrado). Mestrado em Educação, Faculdade de Educação, Universidade do sul de Santa Catariana – UNISUL, Santa Catarina,2017.

GUASSELLI, Maristela Ferrari Ruy. Formação continuada na perspectiva da educação inclusiva : epistemologia e prática. 2014.Tese (Doutorado). Doutorado em Educação. Universidade do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

HOLANDA, Cecília Creuza Melo Lisboa. Identidade e subjetividade no processo de formação do professor-aluno do PARFOR no município de Tefé (AM). 2017. Dissertação (Mestrado). Mestrado em Educação, Faculdade de Educação. Universidade Federal do Amazonas, 2017.

JOSÉ, Gesilane de Oliveira Maciel. Entre os muros e grades da prisão: o trabalho do professor que atua nas 'celas' de aula. Tese (Doutorado). Doutorado em Educação. Universidade Estadual Paulista- UNESP, São Paulo, 2019.

LEHER. R. Valorização do magistério. In: OLIVEIRA, D.A.; DUARTE, A.M.C.; VIEIRA, L.M.F. DICIONÁRIO: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. CDROM

LIMA, Potiguara Mateus Porto de. Concepção e valorização do trabalho docente: políticas meritocráticas na educação pública. Dissertação (Mestrado). Mestrado em Educação, Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2015.

MANO, Júlia Miranda. Implementação do PSPN e suas relações com a qualidade da educação infantil: o caso de um município no interior paulista. Dissertação (Mestrado). Mestrado em Educação, Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo, 2018.

MEDEIROS, Renata Maria Pontes Cabral de. Plano Municipal de Educação: Formação e Valorização dos Professores de Educação Infantil. Dissertação (Mestrado). Mestrado em Educação, Faculdade de Educação. Universidade Estadual Paulista – UNESP, 2018;

MONLEVADE, João Antonio Cabral de. Valorização salarial dos professores: o papel do piso salarial profissional nacional como instrumento de valorização dos professores da educação básica pública. 2000. 315p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/253459. Acesso em: 27 jul. 2018.

NETO, Altamiro Gomes. Entre o formulado nos planos e a visão dos docentes: formação, profissão e valorização docente na rede pública municipal de educação em Bela Vista de Goiás. Dissertação (Mestrado). Mestrado em Educação, Faculdade de Educação. Universidade Federal de Goiás- UFG, 2018.

NOBRE, Expedito Mauricio Pereira. A avaliação de desempenho docente como instrumento de valorização dos professores e melhoria da qualidade da educação – 10ª CREDE/SEDUC/CE. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Juiz de Fora, 2014. Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública. Disponível em: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/634

OLIVEIRA, Claudinéia da Silva de . A valorização do professor do ensino médio nos estados de Santa Catarina e Paraná. Dissertação (Mestrado). Mestrado em Educação, Faculdade de Educação. Universidade do Sul de Santa Catarina, 2015.

OLIVEIRA A. P. Considerações acerca das políticas públicas de formação docente no Brasil e no Espírito Santo em perspectiva histórica. Dissertação (Mestrado). Mestrado em em Ensino na Educação Básica, Universidade Federal do Espírito Santo, 2017.

OLIVEIRA, Franciele Gonçalves de. Constituição da docência em um grupo de estudantes de física: um estudo de caso junto ao PIBID. Dissertação (Mestrado). Mestrado em Educação, Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2017.

PACITTI, Monie Fernandes. Mestrado Profissional em Educação - Formação de Formadores (PUC-SP): contribuições para coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.

PAULINO, Eliene de Souza. Formação de professores na rede pública: criação de atividades baseadas em corpora. Dissertação (Mestrado). Mestrado em Educação, Faculdade de Educação. Universidade Federal de Minas Gerais, 2016.

SILVA, Michelle Castro. A profissionalização docente no âmbito da formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: da valorização à precarização do trabalho de professores. Dissertação (Mestrado). Mestrado em Educação, Faculdade de Educação. Universidade Federal do Pará, 2017. Rosângela Maria de Oliveira

SILVA, Patrícia Alves da. A (des) valorização dos professores e a relação com a aplicação dos recursos em educação: um estudo do financiamento da educação básica em Goiás. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2019.

SILVA, Rosângela Maria de Oliveira. Promoção, vencimento e avaliação de desempenho do professor do ensino fundamental: o PCCR da rede municipal de ensino de Natal/RN (2004-2010). Tese (doutorado) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014.

SOUZA, Souza, Vania Batista de. Carvalho Déda e o jornal "A Semana" : visibilidade na educação (1946-1969). Dissertação (Mestrado). Mestrado em Educação, Faculdade de Educação. Universidade Federal de Sergipe, 2016.

TOMÉ, Marta Fresneda. Fala, professora!: um estudo de caso sobre as perspectivas de professoras de educação infantil acerca do projeto Pedagogia Cidadã. Dissertação (Mestrado). Mestrado em Educação, Faculdade de Educação. Universidade Estadual Paulista – UNESP, 2005.

VALORIZÇÃO. In: Dicionário de português da Google - Oxford Languages. Disponível em: https://languages.oup.com/google-dictionary-pt/. Acesso em 12 jan. 2022.

VIEIRA-SILVA, Claudiomiro. Produção de material didático como espaço de formação continuada e valorização dos professores: análise do Programa de Desenvolvimento Educacional do Estado do Paraná 2007/2008. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, 2012.

XAVIER, Raimundo Rainero. A instituição do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) por meio da Lei 11.738/2008 valoriza os professores do magistério da educação básica? Dissertação (Mestrado). Mestrado em Educação, Faculdade de Educação. Universidade de Brasília – UnB, 2015.

Publicado

2023-09-22

Cómo citar

Medeiros, D., Pereira da Silva Cruz, S., & Vieira Amorim Franco, M. . (2023). VALORACIÓN DOCENTE EN EL TRABAJO ACADÉMICO: revisión de la literatura de 2000 a 2020. Momento - Diálogos Em Educação, 32(02), 335–357. https://doi.org/10.14295/momento.v32i02.14322

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.