A VALORIZAÇÃO DOCENTE NOS TRABALHOS ACADÊMICOS

revisão de literatura de 2000 a 2020

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v32i02.14322

Palavras-chave:

Valorização docente. Revisão de literatura. Valorização profissional.

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão de literatura a respeito da valorização docente no Brasil, nos trabalhos acadêmicos produzidos no período de 2000 a 2020, em teses e dissertações. Um ponto em comum dos trabalhos analisados refere-se a relacionar a valorização de professores com elementos objetivos como: salário, carreira e formação continuada, além de condicioná-la à melhoria da qualidade da educação e do desempenho dos estudantes. Outro consenso foi a metodologia usada.  As análises foram feitas a partir dos textos legislativos, a partir da Constituição Federal de 1988 e de avaliações das políticas educacionais para valorização docente em nível nacional, estadual ou municipal. Assim, traremos em destaque três perspectivas que foram recorrentes nos trabalhos, para entender os mecanismos indicativos da valorização. São eles: 1) políticas para a carreira docente; 2) formação docente, inicial e continuada; e 3) a valorização docente como condicionante da melhoria de ensino. Ainda que as análises apontem para algum fragmento de valorização docente, os resultados são unânimes em reafirmar a necessidade de ampliar a valorização do professor enquanto profissional da educação.

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Biografia do Autor

Danyela Medeiros, Universidade de Brasília

Doutoranda e Mestre em Educação pela Universidade de Brasília. Graduada em Pedagogia na Universidade do Distrito Federal. Professora da Educação Básica na Secretaria de Educação do Distrito Federal.

Shirleide Pereira da Silva Cruz, Universidade de Brasília

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Graduada em Pedagogia na Universidade Federal de Pernambuco. Membro do Grupos de Estudo e Pesquisa sobre atuação e formação do professor/Pedagogo- GEPFAPe. Vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Brasília.

Maira Vieira Amorim Franco, Universidade de Brasília

Doutoranda e Mestre em Educação pela Universidade de Brasília. Graduada em Pedagogia na Universidade de Brasília. Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Membro do Grupos de Estudo e Pesquisa sobre atuação e formação do Professor/Pedagogo – GEPFAPe e do Grupo de Estudos e Pesquisa Profissão Docente – GPPESP da Universidade de Brasília.

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Publicado

2023-09-22

Como Citar

Medeiros, D., Pereira da Silva Cruz, S., & Vieira Amorim Franco, M. . (2023). A VALORIZAÇÃO DOCENTE NOS TRABALHOS ACADÊMICOS: revisão de literatura de 2000 a 2020. Momento - Diálogos Em Educação, 32(02), 335–357. https://doi.org/10.14295/momento.v32i02.14322

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