LIVROS PARADIDÁTICOS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA

lugar da identidade e do pertencimento étnico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v32i02.14391

Palavras-chave:

Educação Escolar Quilombola, Identidade Quilombola, Pertencimento étnico-cultural

Resumo

Este texto guiado pela questão de que forma a utilização dos livros paradidáticos contribui para a valorização da identidade e do pertencimento étnico das comunidades quilombolas?, busca refletir sobre a Educação Escolar Quilombola e a utilização de materiais de apoio pedagógico- o livro paradidático, nos espaços escolares. Pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório, acolhe estudos de Melo (2004), Campello e Silva (2018), Paulucio (2018), Silva (2016), Silva (2020) na discussão da educação escolar quilombola e de um material didático específico que atenda as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola.  A partir deste estudo, verifica-se que ainda é um grande desafio se ter em escolas quilombolas livros didáticos e paradidáticos que representem a cultura e dialogue com os saberes das comunidades quilombolas, aproximando-se da realidade dos educandos e gerando o sentimento de pertença e o reconhecimento das identidades de forma positiva.

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Biografia do Autor

Thays Emanuelly Alves de Araújo, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em Pedagogia pela UFPE-CAA e membro do Grupo de Estudo Pesquisa e Extensão em Educação do Campo e Quilombola (GEPECQ/UFPE/CNPQ). Professora da Escola de Educação Infantil Curumim (Panelas/PE).

Maria Fernanda dos Santos Alencar, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutorado em Ciências da Educação pela Universidad del Mar - Udelmar-Chile. Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Graduação em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora adjunto da Universidade Federal de Pernambuco, lotada no Centro Acadêmico do Agreste, Núcleo de Formação Docente - curso de Licenciatura em Pedagogia. Professora Colaboradora do Mestrado Profissional de Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste (CCSA/UFPE). Líder do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação do Campo e Quilombola (GEPECQ-CNPQ). Membro do Centro Paulo Freire:Estudos e Pesquisa. Tem experiência na área de Educação com ênfase nas politicas educacionais e formação de professores; atuando principalmente nas seguintes temáticas: Educação do Campo, Educação Escolar Quilombola, Educação de Jovens e Adultos, Prática educativa, Saberes docentes e organização escolar. 

Cinthya Torres Melo, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutora e mestre em linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora pesquisadora do LELIN- Laboratório de Estudos Linguísticos e Ensino de Línguas (UFPE/CAA) e do GEPECQ- Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação do Campo e Quilombola (UFPE/CAA).

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Publicado

2023-09-22

Como Citar

Araújo, T. E. A. de ., Alencar, M. F. dos S., & Melo, C. T. . (2023). LIVROS PARADIDÁTICOS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: lugar da identidade e do pertencimento étnico. Momento - Diálogos Em Educação, 32(02), 265–288. https://doi.org/10.14295/momento.v32i02.14391

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