BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E REFORMA DO ENSINO MÉDIO EM TEMPOS DE PANDEMIA
considerações a partir da Pedagogia Histórico-Crítica
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v30i01.13095Resumo
Este estudo tem como fundamentação a perspectiva dialética e materialista da Pedagogia Histórico-Crítica, delineando as concepções de homem, educação e currículo como bases teóricas para as análises desenvolvidas ao longo do texto. Nessa direção, os objetivos dessa proposta são: analisar os fundamentos teóricos da Base Nacional Comum Curricular da Educação Básica – BNCC (BRASIL, 2017 e 2018a) e, concomitantemente, compreender os interesses políticos que direcionam a Reforma do Ensino Médio aprovada em 2018 (BRASIL, 2018b). Na continuidade, este trabalho dedica-se a desvelar a ideologia e os interesses que perpassam a formulação de uma BNCC alicerçada na Pedagogia das Competências, a qual tem como principais patrocinadores diversos grupos do sistema privado. Para compreender essa articulação, foram analisados os documentos oficiais divulgados pelo governo federal, bem como a produção científica referente ao tema da reforma e BNCC apresentada em livros, artigos, dissertações e teses. Essas análises levaram à hipótese de que a formação proferida aos indivíduos a partir da atual reforma e BNCC mostra-se mais como adestramento de habilidades e esvaziamento de conteúdos, distante, portanto, de objetivar a formação integral dos indivíduos. Desse modo, destacamos durante este trabalho alguns elementos que estão sendo encaminhados para as escolas, enquanto políticas de implementação da nova BNCC e da Reforma do Ensino Médio em tempos de pandemia e ensino remoto. Com efeito, discutimos a definição da Pedagogia Histórico-Crítica sobre a formação de indivíduos, refletindo sobre a necessidade de uma organização curricular que caminhe em rumos completamente opostos ao proposto nos documentos oficiais.
Downloads
Referências
Referências
ANDES. A contrarreforma do Ensino Médio: o caráter excludente, pragmático e imediatista da Lei nº 13.415/2017. Cartilha produzida pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior - ANDES-SN Brasília, DF: 2017.
BRASIL, MEC. Base Nacional Comum Curricular. Versão Final. Brasília: DF, 2017.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf Acesso em: 10/06/2021.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.
BRASIL. Lei n° 13.415/2017. Altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/1996.
BRASIL. Guia de implementação do Novo Ensino Médio. Mec: 2018
DUARTE, N. As pedagogias do “aprender a aprender” e algumas ilusões da assim chamada sociedade do conhecimento. Revista Brasileira de Educação, nº 18, 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n18/n18a04.pdf Acesso em: 18/maio/2021.
DUARTE, N. Relações entre conhecimento escolar e liberdade. Cadernos de pesquisa, v.46, n.159, p. 78-102, jan./mar. 2016. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/cp/article/view/3508 Acesso em: 10/06/2021.
DUARTE, N. Vigotski e o “aprender a aprender”: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria visgotskiana. Campinas – São Paulo. Autores Associados, 5ª ed. 2011.
FERRETI, C. J.; SILVA, M. R. Reforma do Ensino Médio no contexto da medida provisória n° 746/2016: Estado, currículo e disputas por hegemonia. Educação & Sociedade, Campinas, v. 38, nº. 139, p. 385-404, abr.-jun., 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/LkC9k3GXWjMW37FTtfSsKTq/abstract/?lang=pt Acesso em: 10/06/2021.
GLOSSÁRIO DE TERMOS TÉCNICOS. Certificação de competências profissionais. Ministério do Trabalho e do Emprego. Brasília: OIT, 1. ed. 2002.
LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. São Paulo: Moraes, 1978.
MALANCHEN, J. Cultura, conhecimento e currículo: contribuições da pedagogia histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2016.
MALANCHEN, J. Oportunismo do capital e a precarização da educação pública via EAD: análise a partir da Pedagogia Histórico-Crítica. Revista educação e cotidiano ressignificado online. Edição v. 1 n. 04 (2020). Disponível em: https://rpcr.com.br/index.php/revista_rpcr/article/view/1 Acesso em 12/maio/2021.
MARKUS, G. Teoria do conhecimento no jovem Marx. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974.
ORSO, P. J. Os desafios do conhecimento e o método da pesquisa científica. Campinas: ETD – Educação Temática Digital, v.5, n.1, p.25-39, dez. 2003. Disponível em: https://www.ssoar.info/ssoar/bitstream/handle/document/10404/ssoar-etd-2003-1-orso-os_desafios_do_conhecimento_e.pdf?sequence=1&isAllowed=y&lnkname=ssoar-etd-2003-1-orso-os_desafios_do_conhecimento_e.pdf Acesso em: 18/maio/2021.
SANDRI, S. Reforma do Ensino Médio e tendências para a formação e/ou carreira docente. Revista Temas & Matizes, Cascavel, v. 11, n. 21, p. 127 – 147, jul./dez. 2017. Disponível em: http://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/18607 Acesso em: 10/06/2021.
SANTOS, S. A.; ORSO, P. J. Base Nacional Comum Curricular – uma base sem base: o ataque à escola pública. IN: MALANCHEN, J.; MATOS, N. S. D.; ORSO, P. J. (orgs.) A Pedagogia Histórico-Crítica, as Políticas Educacionais e a Base Nacional Comum Curricular. Campinas: Autores Associados, 2021.
SAVIANI, D. Educação socialista, Pedagogia Histórico-Crítica e os desafios da sociedade de classes. IN: LOMBARDI, José Claudinei; SAVIANI, Dermeval; SANFELICE, José Luís (Org.). Capitalismo, Trabalho e Educação. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.
SAVIANI, D. Pedagogia Histórico Crítica: primeiras aproximações. 8.ed.rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.
SAVIANI, D. Educação escolar, currículo e sociedade: o problema da Base Nacional Comum Curricular. Revista Movimento de Educação, ano 3, n. 4, 2016. Disponível em: https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32575 Acesso em: 10/06/2021.
SAVIANI, D. A lei da educação (LDB): trajetória, limites e perspectivas. 13.ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2016b.
SOARES, S. B. V. Coronavírus e a modernização conservadora da educação. In: SOARES, S. B. V. et al. Coronavírus, educação e luta de classes no Brasil. Editora Terras Sem Amos: Brasil, 2020.
PERONI, V. M. V.; CAETANO, M. R. O público e o privado na educação. Projetos em disputa? Revista Retratos da Escola, Brasília, v.9, nº17, p.337-352, jul./dez. 2015. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/viewFile/584/658 Acesso em: 18/maio/2021.
PERRENOUD, P. Construir competências desde a escola. Tradução: Bruno Charles Magne. Porto Alegre: Artmed, 1999.
RAMOS, M. N. A Pedagogia das Competências: autonomia ou adaptação? São Paulo: Cortez. 3. ed. 2006.
ZANK, D.C.T. Base Nacional Comum Curricular e o “novo” Ensino Médio: análise a partir dos pressupostos teóricos da Pedagogia Histórico-Crítica. Dissertação defendida no Programa de Pós-graduação em Ensino, Unioeste/Foz do Iguaçu: 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Momento - Diálogos em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
À Revista Momento − Diálogos em Educação, ficam reservados os direitos autorais, de todos os artigos nela publicados.