v. 31 n. 02 (2022): Dossiê Temático: O CURRÍCULO DE LÍNGUA DE SINAIS NA ESCOLA: reflexões, proposições e desafios

					Visualizar v. 31 n. 02 (2022): Dossiê Temático: O CURRÍCULO DE LÍNGUA DE SINAIS NA ESCOLA: reflexões, proposições e desafios

Temos a satisfação de contar neste número com o dossiê que traz uma temática tão cara para a sociedade não só brasileira como mundial que é O currículo de língua de sinais na escola: reflexões, proposições e desafios, organizado por Maria Mertzani, que esteve desde 2018 na Universidade Federal do Rio Grande – FURG, como professora visitante em parceria com Felipe Venâncio Barbosa, professor da Universidade de São Paulo – USP e Cristiane Lima Terra Fernandes também da Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

A relevância deste dossiê para além da temática que urge ser discutida, destaca-se pela comunidade de autores internacionais que estão presentes nos dez artigos que o compõe, ampliando a discussão para além do Brasil. Contamos com a contribuição de pesquisadores reconhecidos internacionalmente que compartilham experiências de Portugal, Chile, Itália, Estados Unidos, Grécia, Austrália e Reino Unido. A fim de possibilitar uma maior amplitude de leitores, os textos do dossiê estão disponíveis em versões na Língua Portuguesa e na Língua Inglesa. 

Publicado: 2022-07-28

Edição completa

Editorial

  • EDITORIAL v. 31, nº 02, 2022 Português

    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i02.14487
    07 - 11
  • EDITORIAL v. 31, nº. 02, 2022 Inglês

    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i02.14488
    12 - 16
  • EDITORIAL v. 31, nº. 02, 2022 Espanhol

    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i02.14489
    17 - 21

Apresentação

  • O CURRÍCULO DE LÍNGUA DE SINAIS NA ESCOLA reflexões, proposições e desafios

    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i02.14490
    22 - 26

Dossiê temático

  • SINAL E ESCOLA uma jornada

    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i02.14259
    Jim Kyle
    27 - 45
  • O CURRÍCULO DE LÍNGUA GESTUAL PORTUGUESA passado, presente e futuro

    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i02.14189
    Helena do Carmo, Paulo Vaz de Carvalho
    46 - 68
  • POLÍTICAS PÚBLICAS, A BNCC E O CURRÍCULO NA ESCOLA BILÍNGUE DE SURDOS

    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i02.14307
    Adriane Melo de Castro Menezes, Vânia Elizabeth Chiella
    69 - 92
  • EXPERIÊNCIAS DE ENSINO DE LÍNGUA DE SINAIS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS CHILENOS um currículo não oficial

    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i02.14372
    Maribel González Moraga, Karina Muñoz Vilugrón
    93 - 113
  • USANDO O QUADRO EUROPEU COMUM DE REFERÊNCIA PARA O ENSINO DA LÍNGUA DE SINAIS ITALIANA lições de pesquisa e prática

    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i02.14186
    Maria Tagarelli De Monte
    114 - 137
  • SINAIS DE APRENDIZAGEM Desenvolvendo um currículo nacional para alunos da Auslan como primeira e segunda língua nas escolas australianas

    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i02.14187
    Breda Carty, Karen Bontempo, Louise de Beuzeville
    138 - 170
  • ALFABETIZAÇÃO NA LÍNGUA DE SINAIS NO CURRÍCULO DE LÍNGUA DE SINAIS

    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i02.14392
    Maria Mertzani
    171 - 198
  • HABILIDADES METALINGUÍSTICAS E USO DE LÍNGUA NAS PROPOSIÇÕES DE QUATRO CURRÍCULOS DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS

    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i02.14374
    Felipe Venâncio Barbosa
    199 - 224
  • MATERIAIS CURRICULARES BILÍNGUES QUE APOIAM A LÍNGUA DE SINAIS COMO PRIMEIRA LÍNGUA PARA ALUNOS SURDOS a integração da tecnologia, aprendizagem e ensino

    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i02.14306
    Robert J Hoffmeister, Spyridoula Karipi, Vassilis Kourbetis
    225 - 254
  • A LIBRAS NA LEI E NA PRÁTICA ESCOLAR o que temos e o que precisamos

    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i02.14382
    Cristiane Lima Terra Fernandes
    255 - 281

Entrevista

  • ENTREVISTA COM ROBERT HOFFMEISTER Uma discussão sobre o Currículo de Língua de Sinais

    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i02.14373
    Maria Mertzani, Felipe Venâncio Barbosa, Cristiane Lima Terra Fernandes
    282 - 302

Presentation

  • THE SIGN LANGUAGE CURRICULUM AT SCHOOL reflections, propositions and challenges

    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i02.14496
    303 - 307

Thematic Dossier (English version)

  • SIGN AND SCHOOL a journey

    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i02.14497
    Jim Kyle
    308 - 326
  • THE PORTUGUESE SIGN LANGUAGE CURRICULUM past, present and future

    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i02.14498
    Helena Carmo, Paulo Vaz de Carvalho
    327 - 349
  • PUBLIC POLICIES, THE BNCC AND THE CURRICULUM IN THE BILINGUAL SCHOOL FOR THE DEAF

    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i02.14500
    Adriane Menezes, Vânia Chiella
    350 - 373
  • SIGN LANGUAGE TEACHING EXPERIENCES IN CHILEAN DEAF EDUCATION An Unofficial Curriculum

    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i02.14501
    Maribel González Moraga, Karina Muñoz Vilugrón
    374 - 393
  • USING THE COMMON EUROPEAN FRAMEWORK OF REFERENCE FOR ITALIAN SIGN LANGUAGE EDUCATION lessons from research and practice

    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i02.14502
    Maria Tagarelli De Monte
    394 - 416
  • SIGNS OF LEARNING Developing a national curriculum for first and second language learners of Auslan in Australian schools

    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i02.14503
    Breda Carty, Karen Bontempo, Louise de Beuzeville
    417 - 448
  • SIGN LANGUAGE LITERACY IN THE SIGN LANGUAGE CURRICULUM

    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i02.14504
    Maria Mertzani
    449 - 474
  • METALINGUISTIC SKILLS AND LANGUAGE USE IN THE PROPOSITIONS OF FOUR BRAZILIAN SIGN LANGUAGE CURRICULA

    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i02.14505
    Felipe Venâncio Barbosa
    475 - 499
  • BILINGUAL CURRICULUM MATERIALS SUPPORTING SIGNED LANGUAGE AS A FIRST LANGUAGE FOR DEAF STUDENTS The integration of technology, learning and teaching

    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i02.14506
    Robert J Hoffmeister, Spyridoula Karipi, Vassilis Kourbetis
    500 - 527
  • LIBRAS IN LAW AND SCHOOL PRACTICE what we have and what we need

    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i02.14507
    Cristiane Lima Terra Fernandes
    528 - 553

Interview

  • INTERVIEW WITH ROBERT HOFFMEISTER A discussion about the Sign Language Curriculum

    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i02.14510
    Maria Mertzani, Felipe Venâncio Barbosa, Cristiane Lima Terra Fernandes
    554 - 573

Artigos de fluxo contínuo

  • AS CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA AS PESQUISAS EDUCACIONAIS

    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i02.13874
    Débora Araújo da Silva Ferraz, Maria Jucilene Lima Ferreira
    574 - 597
  • A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO, PRÁTICA PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO CONTINUADA NO CAMPO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i02.13639
    Paulo Roberto Dalla Valle, Ricardo Rezer
    598 - 623
  • O EFEITO TESOURA NO ENSINO FUNDAMENTAL

    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i02.13809
    Julyana Gomes Taques Villagran, Amanda do Rêgo Moura, Gustavo Isaac Killner
    624 - 645
  • EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA uma possível contribuição para a educação cooperativista

    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i02.13804
    Jian Carlos Frare, Jonas José Seminotti
    646 - 670
  • EDUCAÇÃO E PANDEMIA um estudo comparado entre a realidade educacional do Brasil e Uruguai

    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i02.13971
    Tauana Cherutti, Dinora Zucchetti
    671-692
  • METODOLOGIA CIENTÍFICA NO ENSINO SUPERIOR: um mapeamento da produção científica na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD); Catálogo da CAPES e Directory Of Open Access Journal (DOAJ)

    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i02.13928
    Simone Machado Firme, Angélica C. D. Miranda
    693 - 713
  • OS PRINCIPAIS FATORES DE EVASÃO NA GRADUAÇÃO EM OPTOMETRIA DA UNAM-FEZ IZTACALA NO MÉXICO

    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i02.14072
    Prof.ª Ma. Nadia Yael Morales Rodríguez, Prof.ª Dra. Esther Caldiño Mérida, Prof. Dr. Guilherme Mendes Tomaz dos Santos
    714 - 734