O CURRÍCULO DE LÍNGUA GESTUAL PORTUGUESA

passado, presente e futuro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v31i02.14189

Palavras-chave:

Educação de surdos. Educação Bilingue. Língua Gestual Portuguesa. Políticas Educacionais. Programa Curricular.

Resumo

A Língua Gestual Portuguesa (doravante LGP) esteve durante décadas ligada à educação de surdos em Portugal. A sua gênese, encontra-se nos primeiros institutos fundados em Lisboa e Porto no século XIX, sendo nesses locais que se reuniram no mesmo espaço um número considerável de crianças e jovens surdos, que permitiu desenvolver sistemas de comunicação gestual. Durante o século XIX, as metodologias utilizadas na educação de surdos assentavam em sistemas de sinais e no alfabeto manual. Com o advento das metodologias oralistas introduzidas em Portugal, esses sistemas de comunicação gestual dentro da sala de aula foram banidos, mas os alunos surdos continuaram a desenvolver a sua comunicação gestual clandestinamente. A LGP apenas viria a ser resgatada na década de 80 e 90, do século XX, fruto das investigações levadas a cabo pela Universidade de Lisboa em parceria com a Associação Portuguesa de Surdos. Isso aconteceu em função das primeiras tentativas de implementação da educação bilíngue para alunos surdos, que teve como consequência a necessidade de ensinar a LGP como primeira língua aos alunos surdos e a construção de um programa curricular de LGP. Só com a publicação do Decreto-Lei 3/2008, que regula pela primeira vez educação bilingue para alunos surdos no seu artigo 23o, é publicado o primeiro programa curricular de LGP a nível nacional (DGIDC, 2008). Em 2018, foram publicados dois novos Decretos-Lei (54/2018 e 55/2018) que revogam o Decreto-Lei anterior e promovem a revisão curricular de todas as disciplinas escolares. Para compreender a eficácia do currículo do LGP 2008, realizamos um estudo exploratório. Entrevistamos quatro professores surdos da LGP, cujos resultados apontam para uma proposta de reformulação do currículo da LGP, respeitando a legislação publicada em 2018 e atendendo a realidade da população escolar surda atual.

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Biografia do Autor

Helena do Carmo, Universidade Católica Portuguesa

Mestre, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Católica Portuguesa, Portugal. 

Paulo Vaz de Carvalho, Universidade Católica Portuguesa

Doutor, Instituto de Ciências da Saúde: Linguística da Língua Gestual Portuguesa, Universidade Católica Portuguesa, Portugal. 

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Publicado

2022-07-28

Como Citar

Carmo, H. do, & Carvalho, P. V. de. (2022). O CURRÍCULO DE LÍNGUA GESTUAL PORTUGUESA: passado, presente e futuro. Momento - Diálogos Em Educação, 31(02), 46–68. https://doi.org/10.14295/momento.v31i02.14189

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