AS CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA AS PESQUISAS EDUCACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v31i02.13874Palavras-chave:
Práxis Pedagógica. Língua Portuguesa. Pesquisa em Educação.Resumo
Este texto é um recorte de uma pesquisa do MPED da UNEB – Campus XIV, e apresenta uma revisão sistêmica, a partir da pesquisa documental e estudos bibliográficos. Objetivamos mapear as contribuições de alguns estudos no campo do ensino de Língua Portuguesa (LP). Realizamos um levantamento de pesquisas do INEP e IBGE e dados do Censo Escolar e IDEB, bem como produções de artigos da SCIELO (entre 2005 e 2018) e de teses e dissertações disponíveis no site da CAPES (entre 2014 e 2018). O texto apresenta inicialmente uma discussão que destaca os fundamentos teóricos e as perspectivas de ensino para a LP, a partir do protagonismo e da práxis docente, importantes para a explicitação do posicionamento teórico-metodológico dos pesquisadores, a fim de promover o enriquecimento de sua análise para a educação. Posteriormente, descreve nos subcapítulos, os trabalhos encontrados nos referidos repositórios e suas principais categorias metodológicas. Na sequência, os artigos encontrados no Scielo e, por fim, destaca as contribuições das pesquisas da CAPES para esse campo de investigação. Uma das contribuições desses tipos de pesquisa é de discutir uma certa produção acadêmica em diferentes campos do conhecimento, verificando que aspectos vêm sendo destacados e estudados em diferentes épocas e lugares, de diversas produções como dissertações de mestrado, teses de doutorado e publicações em periódicos. As análises realizadas possibilitam captar o movimento dos estudos de LP numa totalidade, no sentido de estabelecer as máximas relações possíveis para a sua compreensão.
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