v. 33 n. 1 (2024): Dossiê: História da Educação: acervos, repositórios e centros de memória

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O dossiê História da Educação: Acervos, Repositórios e Centros de Memória têm como propósito reunir textos produzidos por pesquisadores da área de história da educação que vêm se dedicando nos últimos anos a compor novas pesquisas historiográficas sobre quadros teóricos, técnicos e metodológicos a partir das áreas de Acervos Históricos, Repositórios Digitais e Centros de Memória.
Neste sentido os textos produzidos pelos autores tangenciam esses novos olhares matizados por um novo campo teórico e empírico surgido nos últimos anos, que se intensificou com a égide da pandemia de covid-19 e a imposição do fechamento gradual dos espaços e centros de pesquisas históricas.
Pensar as várias possibilidades e os distintos campos da pesquisa histórica nos possibilitou escrever este Dossiê, tendo em vista o surgimento de um novo campo semântico da pesquisa nos/dos Acervos, Repositórios e Centros de Memórias que nos a enfrentar o seguinte questionamento: O quê move a pesquisa? O quê move os pesquisadores? O quê move os fazeres empíricos da pesquisa e do pesquisador?
A partir desta proposta procuraremos pensar/propor olhares sistemáticos sobre a pesquisa da/sobre/na história da educação brasileira. Por óbvio, que não conseguiremos responder todas as perguntas desejadas, mas apresentamos aqui um dossiê com artigos importantes para começarmos a pensar e propor um debate sobre História da Educação: Acervos, Repositórios e Centros de Memória.

Publicado: 2024-04-16

Edição completa

Apresentação

  • HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: ACERVOS, REPOSITÓRIOS E CENTROS DE MEMÓRIA

    19-23
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v33i1.16823

Dossiê temático

Artigos de fluxo contínuo

  • A LEI Nº 5.692/1971 E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA REVISÃO DO ESTADO DO CONHECIMENTO

    Aleksandra Nogueira de Oliveira Fernandes, Stenio de Brito Fernandes, Marlúcia Menezes de Paiva
    185-209
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v33i1.15256
  • METODOLOGIA PROBLEMATIZADORA COM USO DO ARCO DE MAGUEREZ NO ENSINO DE GERÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PERÍODO DE PÓS-PANDEMIA

    Yasmin Saba de Almeida, Geilsa Soraia Cavalcanti Valente, Érica Brandão de Moraes
    210-230
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v33i1.15523
  • LITERATURA INFANTIL NO PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA

    Carla Maria Leidemer Bruxel, Vidica Bianchi
    231-246
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v33i1.15760
  • A ONTOLOGIA DO SER SOCIAL MARXIANA-LUKASCIANA: Contribuições para os estudos sobre o corpo na Educação Física

    Marcel Farias de Sousa
    247-272
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v33i1.15793
  • A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E SEU SUPORTE TEÓRICO DOCUMENTAL

    Elizabete Cristina Costa-Renders, Fernanda de Menezes Angelo
    273-295
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v33i1.15986

Entrevista

  • ENTREVISTA COM DANILO GANDIN: conversas com um velho educador

    Paulo Santos Lima Júnior, Luiz Felipe Alcantara Hecktheuer
    296-303
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v33i1.17048
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  DANILO GANDIN INTERVIEW