LITERATURA INFANTIL NO PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v33i1.15760Palavras-chave:
Alfabetização, Letramento, Imaginação, Construção de sentidosResumo
A literatura infantil promove a compreensão da realidade por meio da imaginação e contribui com a formação de sujeitos leitores. Este estudo objetiva analisar uma amostra de produções científicas que tratam das contribuições da literatura infantil para a apropriação da leitura e da escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfico, realizada por meio de mapeamento de produções na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. A organização dos dados segue os fundamentos da Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2022). O corpus da pesquisa foi constituído por 8 produções científicas, as quais foram analisadas e, deste processo, emergiram as categorias: a) literatura e imaginação; e b) literatura e construção de sentidos. As reflexões suscitadas das categorias dialogam com as concepções de Candido (2012), Smolka (2019), Soares (2008, 2010, 2016) e Vygotsky (2007, 2009). Observou-se que a literatura infantil desenvolve a imaginação e propicia a imersão na cultura escrita. Por meio da literatura infantil é possível desenvolver atividades que contemplam as facetas linguística, interativa e sociocultural. A literatura infantil contribui de forma decisiva com o desenvolvimento de aulas mais dinâmicas e interativas e favorece a construção de sentidos no processo de alfabetização e letramento.
Downloads
Referências
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: Gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 2001.
AQUINO; Kenia Adriana de; DOMINGUES, Isa Mara Colombo Scarlati. Alfabetização e literatura infantil nos programas PIBID e residência pedagógica da UFJ. Revista Brasileira de Alfabetização, n. 17, 2022, Disponível em: https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/view/616. Acesso em: 01 jul. 2023.
BRANDÃO, Claudia Leite; SOUZA, Renata Junqueira de. Reflexões sobre o PNLD - Alfabetização na Idade Certa (2013): literatura nas salas de alfabetização. Educação em Análise, Londrina, v.2, n.1, p.21-36, Jan/jun. 2017. Disponível em: https://www.fct.unesp.br/Home/Pesquisa/cellij/reflexoes-sobre-o-pnld_alfabetizacao-na-idade-certa-2013-brandao-e-souza--2017.pdf. Acesso em: 01 jul 2023. DOI: https://doi.org/10.5433/1984-7939.2017v2n1p21
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Base Nacional Curricular Comum. Secretaria da Educação Fundamental. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 03 set. 2021.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: LIMA, Aldo (org.). O direito à literatura. Recife, Ed. Universitária da UFPE, 2012.
CHAGAS, Lidiane Maria de Moura; DOMINGUES, Chirley. A literatura infantil na alfabetização: a formação da criança leitora. Perspectiva, 33(1), 2015. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.5007/perspectiva.v33i1.38037
https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2014v33n1p77. Acesso em: 2 jul. 2023.
DANIEL, Leticia Chauani Barbosa; LOPES, Évili dos Passos; FARAGO, Alessandra Corrêa. A importância da literatura infantil para o processo de alfabetização e letramento. Revista Educação, Batatais, v. 10, n. 1, p. 11-27, jan./jun. 2020. Disponível em: https://web-api-claretiano-edu-br.s3.amazonaws.com/cms/biblioteca/revistas/edicoes/6059fe20c0ce6055c496d14b/605b3a9083fe107cbc9758c3.pdf. Acesso em: 2 jul. 2023.
FRANCIOLI, Fatima Aparecida Souza; COPETTI, Lucia Militão Cabreira. Literatura infantil no processo de alfabetização: a experiência com os elementos do texto narrativo. Educação: Teoria e Prática, v. 31, n. 64, p. e40[2021], 10 jan. 2022. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/14281. Acesso em: 2 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.18675/1981-8106.v31.n.64.s14281
FREITAS, Andreza Gonçalves. A importância da literatura infantil no processo de alfabetização e letramento. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 8, n. 13, p. 233-251, 2012. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/715. Acesso em: 2 jul. 2023.
LIMA, Aldo. O ensino da literatura e a pedagogia do digesto. In: LIMA, Aldo (org.). O direito à literatura. Recife, Ed. Universitária da UFPE, 2012.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Mario do Carmo. Análise textual discursiva. 3. ed. Ijuí: Unijuí, 2022.
PAIVA, Aparecida; CORRÊA, Hércules Tolêdo. Literatura & Alfabetização: impasses e possibilidades. Via Atlântica, 16(2), 2015. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/98628. Acesso em: 01 jul 2023.
SANDINI, Sabrina Plá; PAZ, Ketlyn Dessordi. Ludicidade, alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental. Momento - Diálogos Em Educação, 32(01), 339–363. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/14404. Acesso em: 01 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i01.14404
SEGABINAZI, Daniela; BRITO, Rosa Suzana Alves de. Literatura infantil e alfabetização: uma experiência para ler e escrever. Educação em Análise, Londrina, v. 2, n. 1, p. 121–146, 2018. DOI: 10.5433/1984-7939.2017v2n1p121. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/30118. Acesso em: 2 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.5433/1984-7939.2017v2n1p121
SMOLKA, Ana Luiza Bustamante. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2019.
SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 6. ed. 5ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2010.
SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.
SOARES, Magda. Ler, verbo transitivo. In. PAIVA, Aparecida; MARTINS, Aracy; PAULINO, Graça; VERSIANI, Zélia (orgs.). Leituras literárias: discursos transitivos. Belo Horizonte: Ceale Autêntica, 2008.
VYGOTSKY, Lev Semionovitch. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
VYGOTSKY, Lev Semionovitch. Imaginação e criação na infância. São Paulo: Ática, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Momento - Diálogos em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
À Revista Momento − Diálogos em Educação, ficam reservados os direitos autorais, de todos os artigos nela publicados.