LITERATURA INFANTIL NO PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.14295/momento.v33i1.15760

Mots-clés :

Alfabetização, Letramento, Imaginação, Construção de sentidos

Résumé

A literatura infantil promove a compreensão da realidade por meio da imaginação e contribui com a formação de sujeitos leitores. Este estudo objetiva analisar uma amostra de produções científicas que tratam das contribuições da literatura infantil para a apropriação da leitura e da escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfico, realizada por meio de mapeamento de produções na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. A organização dos dados segue os fundamentos da Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2022). O corpus da pesquisa foi constituído por 8 produções científicas, as quais foram analisadas e, deste processo, emergiram as categorias: a) literatura e imaginação; e b) literatura e construção de sentidos. As reflexões suscitadas das categorias dialogam com as concepções de Candido (2012), Smolka (2019), Soares (2008, 2010, 2016) e Vygotsky (2007, 2009). Observou-se que a literatura infantil desenvolve a imaginação e propicia a imersão na cultura escrita. Por meio da literatura infantil é possível desenvolver atividades que contemplam as facetas linguística, interativa e sociocultural. A literatura infantil contribui de forma decisiva com o desenvolvimento de aulas mais dinâmicas e interativas e favorece a construção de sentidos no processo de alfabetização e letramento.

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Carla Maria Leidemer Bruxel, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Federal do Rio Grande do Sul (2023). Professora da Rede Municipal de Ensino de São Martinho, RS.  

Vidica Bianchi, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutora em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Professora permanente do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências e do Programa de Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade (Unijuí).

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Publié-e

2024-04-16

Comment citer

Leidemer Bruxel, C. M., & Bianchi, V. (2024). LITERATURA INFANTIL NO PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA. Momento - Diálogos Em Educação, 33(1), 231–246. https://doi.org/10.14295/momento.v33i1.15760