Os desafios estratégicos da alfabetização e letramento na formação de professores da/na Educação do Campo

Autores

  • Vanessa Gonçalves Dias Universidade Federal de Pelotas - UFPel
  • Andréa wahlbrink Padilha Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Conceição Paludo Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v26i1.5473

Palavras-chave:

Pesquisa-ação, Alfabetização e Letramento, Formação de professores

Resumo

A partir dos resultados de uma pesquisa-ação (THIOLLENT, 1986; BRANDÃO, 1982; MELLO, 2005) desenvolvida no âmbito do Projeto de Pesquisa Observatório da Educação do Campo/CAPES/INEP em seu núcleo no Estado do Rio Grande do Sul, o artigo analisa parte dos dados da pesquisa, a qual foi desenvolvida junto há duas escolas da rede pública municipal, localizadas na zona rural de Pelotas no período de 2011 a 2014. O trabalho possui como foco central de discussão os processos de alfabetização e letramento (SOARES, 2003-2010; TFOUNI, 1985; FREIRE, 1979-1980) na formação de professores da/na educação do campo (CALAZANS, 1993; CALDART, 2012). A coleta de dados contou com entrevistas semiestruturadas, observação participante, análise dos diários de campo. Considera-se, ao final, como principal resultado da pesquisa, está na contribuição de(re)colocar os professores como protagonistas de seu fazer pedagógico, e com isso ampliar suas condições de análise do processo de aprendizagem dos estudantes.

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Biografia do Autor

Vanessa Gonçalves Dias, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Doutoranda na Faculdade de Educação FACED/UFRGS na linha de pesquisa Trabalho, Movimentos Sociais e Educação (TRAMSE). Graduada em Pedagogia Licenciatura, na Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2010), mestre em Educação do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas PPGE-UFPEL (2014), na linha de Filosofia e História da Educação.

Andréa wahlbrink Padilha, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas – PPGE/UFPel, integrante do grupo de pesquisa MoVse – Movimentos Sociais, Escola Pública e Educação Popular

Conceição Paludo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutora em Educação, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, integra a Linha de pesquisa Trabalho, Movimentos Sociais e Educação – TRAMSE/UFRGS, e é integrante grupo de pesquisa MoVse – Movimentos Sociais, Escola Pública e Educação Popular/UFPel.

Referências

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Publicado

2017-07-15

Como Citar

Dias, V. G., Padilha, A. wahlbrink, & Paludo, C. (2017). Os desafios estratégicos da alfabetização e letramento na formação de professores da/na Educação do Campo. Momento - Diálogos Em Educação, 26(1), 96–117. https://doi.org/10.14295/momento.v26i1.5473

Edição

Seção

Artigos