Os desafios estratégicos da alfabetização e letramento na formação de professores da/na Educação do Campo
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v26i1.5473Palavras-chave:
Pesquisa-ação, Alfabetização e Letramento, Formação de professoresResumo
A partir dos resultados de uma pesquisa-ação (THIOLLENT, 1986; BRANDÃO, 1982; MELLO, 2005) desenvolvida no âmbito do Projeto de Pesquisa Observatório da Educação do Campo/CAPES/INEP em seu núcleo no Estado do Rio Grande do Sul, o artigo analisa parte dos dados da pesquisa, a qual foi desenvolvida junto há duas escolas da rede pública municipal, localizadas na zona rural de Pelotas no período de 2011 a 2014. O trabalho possui como foco central de discussão os processos de alfabetização e letramento (SOARES, 2003-2010; TFOUNI, 1985; FREIRE, 1979-1980) na formação de professores da/na educação do campo (CALAZANS, 1993; CALDART, 2012). A coleta de dados contou com entrevistas semiestruturadas, observação participante, análise dos diários de campo. Considera-se, ao final, como principal resultado da pesquisa, está na contribuição de(re)colocar os professores como protagonistas de seu fazer pedagógico, e com isso ampliar suas condições de análise do processo de aprendizagem dos estudantes.Downloads
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